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Qual investimento mais certeiro para captação de clientes?

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Saiba como descobrir as melhores alternativas de investimentos para otimizar a captação de clientes no seu negócio.

A captação de clientes está entre os principais objetivos de qualquer organização. Afinal de contas, atrair novos consumidores é fundamental para promover o aumento da receita e criar as condições para o desenvolvimento do negócio. Porém, otimizar os investimentos para captação de clientes pode ser um desafio.

Nunca existiram tantas possibilidades de investimentos para captação de clientes. Com a conectividade do mundo digital, existem inúmeras alternativas: redes sociais, mídias pagas, e-mail marketing, site, parceiras, anúncios locais, panfletos, cartazes, ligações, entre outras. Mas qual dessas alternativas produz resultados mais eficientes?

Ao longo deste artigo, confira como você pode identificar o investimento mais certeiro para captação de clientes. Acompanhe.

Os principais investimentos para captação de clientes

Para chegar a uma conclusão sobre o melhor investimento para captar clientes, é preciso entender melhor as suas principais alternativas. Por isso, listamos os investimentos mais comuns para a captação de clientes:

1. Blog

Um blog é uma das estratégias mais conhecidas, e é usado por aqueles que querem atrair clientes de maneira orgânica, fornecendo conteúdo educacional de qualidade. Quando você tem um blog, pode escrever posts que respondem a perguntas diferentes (do mais básico ao mais técnico) e que mostram soluções específicas para o seu público.

2. SEO

Não adianta ter um blog com muito conteúdo interessante para seu público-alvo se suas postagens não forem acessadas. É por isso que você precisa aplicar técnicas SEO (Search Engine Optimization) nas suas postagens, para que sua página apareça nas principais posições dos mecanismos de busca, como o Google. Trabalhe bem as palavras-chave em seus textos, teste títulos que chamem a atenção dos usuários, escreva conteúdos completos e que realmente ensinem seu público.

3. E-mail marketing

Muitas pessoas ainda têm a ideia de que o e-mail não é mais uma boa estratégia de marketing. Afinal, grande parte dos usuários nem se dá ao trabalho de ler qualquer mensagem encaminhada. Mas não é isso que acontece, especialmente se seus e-mails tiverem conteúdo interessante para as pessoas – e não apenas publicidade para seus produtos ou serviços.

4. Redes Sociais

A mídia social, em geral, é um ótimo canal para se comunicar com o público, principalmente porque, hoje, é difícil encontrar alguém que não use alguma dessas formas de socialização. Como estratégia de marketing, o que você precisa fazer é entender onde está o seu cliente: Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter?

É provável que você tenha que realizar ações de marketing em mais de uma rede social. Mas tenha cuidado para não se esforçar demais em lugares onde sua audiência não está. E lembre-se: suas redes sociais também precisam fornecer conteúdo que agregue valor aos usuários. Por isso, não divulgue sua marca o tempo todo.

5. Canal de Vídeo

É cada vez maior o número de pessoas que prefere consumir conteúdo em formato de vídeo. É por isso que plataformas como o YouTube estão se tornando mais populares e sendo usadas por muitas empresas, estejam elas online ou não.

A verdade é que, quando você cria vídeos, pode transmitir informações valiosas para o público. Então, por que não usar vídeos para divulgar seus produtos e serviços e aumentar a captação de clientes? Além do YouTube, há outras formas de gerar receita com vídeos – incluindo as próprias redes sociais, que acabamos de abordar.

6. Links patrocinados

Links patrocinados são anúncios vinculados a outras páginas, geralmente um relacionado à sua empresa, pelo qual você paga para ser promovido. O objetivo desses links é que outras pessoas que pesquisam tópicos semelhantes aos seus, mas ainda não conhecem seu produto ou serviço, possam encontrá-lo em blogs, redes sociais e sites em geral que elas seguem.

7. Painéis e outdoors

Recentemente, tornou-se comum encontrar painéis de LED ou telas em elevadores e ônibus, por exemplo, com vários anúncios. Se o objetivo é promover a expansão dos seus negócios na sua região geográfica, essa é outra maneira de promover a marca ainda mais. Mas, novamente, você precisa sempre pensar onde está o seu público e se essa estratégia é interessante para o seu negócio.

8. Rádio, TV, revistas e jornais

Assim como os painéis e outdoors, a publicidade em mídias de massa e impressa depende muito do seu tipo de negócio e dos canais de comunicação que seu público mais usa. Além disso, você também precisa planejar as despesas que terá. Afinal, esse tipo de estratégia de marketing, geralmente, requer um investimento maior.

9. Eventos

Independentemente de sua empresa ser física ou online, criar eventos para interagir com seu mercado também é uma ótima maneira de aumentar a captação de clientes. Esses eventos podem ser pequenos em conjunto com uma empresa com a qual você deseja criar uma parceria, ou até maiores e abertos para o público, a fim de atrair novos clientes e instruir seu público-alvo pessoalmente.

10. Parcerias

Iniciar parcerias, especialmente no mercado digital, é uma maneira eficiente de aumentar o alcance de seus negócios. No entanto, encontrar bons parceiros alinhados ao seu modelo de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Para isso, existem vários tipos de parcerias que você pode seguir – como trocar guest posts com outros blogs, participar de outros canais de Youtube ou explorar um influenciador digital. 

11. Promoções

Por fim, crie promoções que incentivem os usuários a comprarem mais ou trazer novos clientes para sua página. Você já viu alguns perfis do Instagram criando sorteios de presentes, e o regulamento é que você deve marcar seus amigos? Esta é uma estratégia de marketing que certos perfis usam para se tornar mais conhecidos e ganhar mais seguidores.

Como definir o investimento mais certeiro para captar clientes?

Mas afinal de contas, qual é o melhor investimento para captar clientes? A verdade é que não existe uma resposta correta para essa pergunta.

Para chegarmos o mais próximo possível de uma resposta, é preciso considerar três fatores:

  1. As características do seu produto ou serviço
  2. O perfil do seu cliente
  3. O investimento disponível para as ações de captação de clientes

Geralmente, é feita uma combinação entre várias das estratégias que acabamos de analisar. Manter um perfil ativo nas redes sociais tem um custo muito baixo, então, grande parte das empresas aposta nessa estratégia. Porém, é possível integrar essa estratégia com um blog empresarial, envio de e-mails marketing ou, então, com a divulgação de promoções.

Uma empresa do comércio local pode se beneficiar de promoções frequentes dos seus produtos e de divulgação em mídias locais. Já uma organização de SaaS que atende outras empresas em todo o Brasil precisa focar suas ações no marketing digital e criar campanhas para fortalecer a sua autoridade na internet.

Ou seja, a sua decisão deve considerar vários fatores que estão interligados. E se você ainda não tem certeza das melhores alternativas para impactar o seu público, é sempre recomendável executar testes. É dessa forma que você descobre como otimizar a captação de clientes.

E então, gostou das informações sobre o investimento mais certeiro para captação de clientes? Confira também o infográfico com passos decisivos para captar clientes e até a próxima. 

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