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As parcerias são fundamentais para o crescimento da empresa?

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Entenda como as parcerias podem ser importantes para o crescimento da empresa.

Se você busca o crescimento da empresa, então, precisa considerar fechar boas parcerias com outros negócios. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter bons parceiros pode ser um grande diferencial para ter acesso a novos mercados, otimizar processos internos, melhorar a sua imagem no mercado, entre outros benefícios.

Existe uma frase muito popular no meio empresarial e que ilustra bem essa situação: se você quer ir rápido, vá sozinho; mas se deseja ir longe, vá acompanhado. As parcerias com outras empresas permitem que você tenha aliados preocupados com o crescimento da empresa, prestando um grande auxílio para maximizar os resultados.

A seguir, saiba mais sobre esse papel importante das parcerias para o crescimento da empresa. Acompanhe.

Como funcionam as parcerias?

As parcerias funcionam como um laço de cooperação mútua, criando situação em que ambas empresas envolvidas na parceria podem sair ganhando. Trata-se de uma relação que pode ocorrer em diversos contextos – incluindo empresas que atuam em segmentos complementares, organizações de nichos diferentes ou, mesmo, as concorrentes.

Para que as parcerias funcionem e realmente permitam o crescimento da empresa, é necessário que os termos estejam bem estabelecidos e exista uma transparência no relacionamento. Cumprindo esses requisitos, a parceria pode tomar formas diferentes. Veja alguns exemplos:

  • Uma academia de ginástica e uma loja de alimentos naturais podem ter uma parceria para oferecer descontos para clientes. Dessa forma, as duas empresas saem ganhando com recomendações da sua parceira.
  • Duas empresas concorrentes que atuam no mesmo segmento podem dividir os custos de uma máquina de alto valor que beneficia o processo produtivo de ambas.
  • Várias empresas de comércio da mesma cidade podem organizar um evento semestral para expor os seus produtos em um local central – contando, ainda, com parcerias com empresas de alimentação ou entretenimento.
  • Uma empresa que tem um software de gestão pode fechar parcerias com seus clientes para fomentar a troca de serviços entre eles – ganhando mais visibilidade através dessas empresas.

Como as parcerias podem contribuir com o crescimento da empresa?

Nos exemplos que vimos, as parcerias podem contribuir para o crescimento da empresa – mesmo que de forma indireta. O objetivo é sempre estabelecer termos para que todas as organizações sejam beneficiadas.

Quando boas parcerias são colocadas em prática, são vários os benefícios que as empresas podem aproveitar. Veja os principais deles:

Ampliação da visibilidade

Um dos benefícios mais buscados nas parcerias é a ampliação da visibilidade sobre a sua marca. Ser citado por outras empresas ou ter a sua marca associada a referências em outros segmentos ajuda a consolidar a sua empresa em meio ao público.

Para uma empresa que atua localmente, ganhar notoriedade dentro da cidade é muito importante – afinal, trata-se de um mercado consumidor bastante restrito. Porém, mesmo empresas que atuam através da internet e possuem um amplo público podem se beneficiar desse aumento da visibilidade online.

Acesso a novos mercados

A sua empresa tem vários consumidores recorrentes e consegue alcançar uma parcela de potenciais clientes, certo? Porém, existe um volume imenso de potenciais clientes que ainda não tem contato com a sua marca. As parcerias permitem que você seja visto pelo público de outras empresas – diversificando as pessoas com quem você dialoga.

Redução da burocracia

A redução da burocracia pode ser notada de duas formas diferentes: internamente ou no contato com o cliente.

  • Redução da burocracia interna: uma parceria pode facilitar o acesso a produtos ou serviços importantes no desenvolvimento das suas atividades – diminuindo a burocracia. Um ótimo exemplo é uma parceria com uma gráfica para fazer todas as impressões necessárias e acertar o pagamento apenas no final do mês.
  • Redução da burocracia para o cliente: na entrega do produto ou serviço, é possível contar bom boas parcerias. Imagine se o cliente tivesse que contratar pessoalmente uma empresa para fazer o transporte da sua mercadoria. A parceria entre a loja virtual e uma transportadora facilita esse processo, não é?

Otimização de processos internos

O crescimento da empresa tem relação direta com a otimização dos processos internos para o desenvolvimento das suas operações. Uma boa parceria pode permitir que alguns dos processos sejam feitos com auxílio de empresas parceiras – aumentando a produtividade e diminuindo custos operacionais.

Expansão das atividades

Imagine uma academia de ginástica que oferece musculação e treino funcional. Pensando em expandir o leque de serviços disponíveis para atrair um público maior, seria possível fazer algumas parcerias – como contar com atendimentos de uma nutricionista ou adicionar outras modalidades em parcerias com demais empresas.

Dessa forma, seria possível expandir as atividades sem a necessidade de contratar novos funcionários e modificar toda a sua estrutura. A parceria com um nutricionista poderia incluir atendimentos duas vezes por semana nas dependências da empresa, por exemplo – permitindo que os alunos dessa academia pudessem ter um acompanhamento alimentar para obter resultados ainda melhores.

Aumento da competitividade

Todos esses benefícios contribuem para que o crescimento da empresa faça com que ela seja mais competitiva no mercado – crescendo de maneiras diferentes. Cada parceria pode agregar muito valor na sua jornada rumo ao sucesso.

Crescimento em conjunto

Ressaltamos todo o crescimento que a sua empresa pode ter com boas parcerias. Porém, o grande barato das parcerias é que as empresas podem crescer em conjunto. Dessa forma, o sucesso de uma pode representar o das suas parceiras – gerando uma corrente positiva.

Se uma das suas empresas parceiras conseguir o reconhecimento no seu mercado de atuação e ganhar uma grande mídia, o seu negócio pode estar associado a esse sucesso. Da mesma forma, o crescimento da sua empresa pode refletir positivamente nos seus parceiros – melhorando ainda mais a percepção em relação à sua organização.

E então, como você enxerga a importância das parcerias para o crescimento da empresa? Ficou com alguma dúvida sobre essa relação ganha-ganha? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

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