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Como definir a melhor estratégia de captação de clientes?

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Descubra como você pode definir a melhor estratégia de captação de clientes para potencializar as vendas da sua empresa.

A captação de clientes é uma das atividades fundamentais para o sucesso empresarial. Por melhores que sejam os produtos ou serviços oferecidos ao público, é necessário que exista uma estratégia para atrair esses consumidores. Quando isso não acontece, torna-se muito difícil alcançar bons resultados de vendas.

Imagine duas empresas que atuam no mesmo segmento e trabalham com um mix de produtos semelhantes. Se uma delas conta com uma estratégia completa de marketing digital para ser encontrada facilmente no Google e nas mídias sociais, vai atrair um número maior de clientes do que a outra empresa que não investe na captação de clientes.

Você já se perguntou como algumas empresas que não demonstram diferencial algum conseguem sobreviver por muitos anos no mercado? Ou, então, como a sua loja favorita fechou as portas enquanto existem várias outras inferiores em atividade? Essas são algumas das situações que podem estar relacionadas a falhas na captação de clientes.

Ao longo deste artigo, descubra como você pode definir a melhor estratégia de captação de clientes. Acompanhe.

O que representa a captação de clientes?

A captação de clientes representa uma busca ativa por pessoas que comprem da sua empresa. Ou seja, são todas as ações desenvolvidas com o objetivo de atrair um público disposto a conhecer melhor os seus produtos ou serviços.

Isso pode ser colocado em prática de maneiras diferentes, e tudo depende da forma de atuação da sua empresa e das características dos seus clientes. Afinal, é preciso considerar os interesses do público para encontrar as melhores estratégias de captação de clientes.

Como definir a melhor estratégia de captação de clientes?

Primeiramente, é preciso compreender que não existe uma estratégia de captação de clientes que funcione perfeitamente em todas as empresas. Enquanto uma loja de joias pode atrair clientes somente utilizando o Instagram, uma consultoria empresarial pode precisar de um site bem completo para expor a sua solução para o público.

Por essa razão, a definição das suas estratégias de captação de clientes deve passar por uma boa análise. Existem diversos fatores que podem ser considerados para encontrar as ações mais eficientes. Veja os principais deles:

Estudo do mercado

A definição da melhor estratégia de captação de clientes inicia com um bom estudo do mercado. Como os seus concorrentes articulam ações para atrair o público? Como a sua empresa está posicionada no mercado? Existem oportunidades que podem ser exploradas pela sua empresa?

Toda essa observação permite que você entenda quais são as estratégias que funcionam melhor. Mas além disso, possibilita que você fique atento às oportunidades que ainda não são aproveitadas.

Avaliação do seu produto ou serviço

Você consegue perceber a diferença que existe na captação de clientes de acordo com o produto vendido? Uma empresa que vende sorvete no centro da cidade tem um processo muito mais simples do que uma concessionária que trabalha com a venda de carros. Todo esse contexto precisa ser levado em conta para otimizar a captação de clientes.

A decisão de compra de produtos ou serviços de baixo valor aquisitivo pode acontecer em poucos segundos, certo? Já a aquisição de um carro pode se estender por meses até a decisão final. Isso significa que as estratégias adotadas pelas empresas têm muitas diferenças para que sejam eficientes.

Comportamento do consumidor

O seu cliente costuma acessar informações por quais canais de comunicação? Ele se conecta à internet diariamente? Está presente nas mídias sociais? Como costuma buscar pelos produtos ou serviços que a sua empresa vende? Todas essas são informações que contribuem no momento de definir a melhor estratégia de captação de clientes.

Monitoramento das métricas

Todas as informações registradas pela sua organização têm um grande valor para definir uma estratégia de captação de clientes. Como os visitantes encontram o site da sua empresa? Quais canais de comunicação geram mais engajamento? Quais são as páginas mais acessadas?

Em posse dessas informações, fica mais fácil entender como otimizar a captação de clientes. Se grande parte dos seus clientes encontra a sua empresa pelas mídias sociais, então, é preciso investir fortemente nas ações de marketing digital para potencializar os resultados.

Análise de todas as possibilidades

Os clientes podem surgir de locais diferentes, e, em muitos casos, as pessoas têm contato com a sua marca de formas que você nem conhece. Por esse motivo é fundamental analisar todas as possibilidades para atrais novos clientes – combinando ações para potencializar os resultados.

Mesmo que a principal origem dos clientes seja as mídias sociais, você também pode combinar essas ações com outras – como campanhas offline, parcerias com outras empresas, mídias paga, programa de indicação, entre outras. Todas ações associadas à sua marca podem contribuir nesse momento.

5 dicas para otimizar a captação de clientes

Acabamos de entender como definir a melhor estratégia de captação de clientes, certo? Para que você consiga otimizar os resultados conquistados, preparamos algumas dicas que podem ser incorporadas às suas estratégias. Confira:

1. Foque nas necessidades do cliente

Planeje todas as suas ações pensando nas necessidades que o seu cliente possui. Quando você ressalta os problemas vividos pelo público, aumenta a percepção de valor pela sua solução.

2. Segmente a comunicação

Você tem clientes com vários perfis diferentes? Ou, então, consegue diferenciar usuários que ainda estão no primeiro contato com a sua empresa de pessoas preparadas para a compra? Use essas diferenças para segmentar a comunicação – alcançando o público de forma certeira.

3. Explore as promoções

As promoções sempre são ações efetivas na captação de clientes. Não deixe de planejar campanhas promocionais para chamar a atenção do público para o seu negócio.

4. Busque por indicações

Um programa de indicações pode fazer toda a diferença na captação de clientes. Se cada um dos seus clientes indicar um amigo, é possível conquistar um número muito maior de consumidores, não é?

5. Faça parcerias

As parcerias com outras empresas também são muito úteis para aumentar a visibilidade sobre o seu negócio. Trata-se da chance de se comunicar com um novo público – que pode incluir potenciais clientes.

E então, gostou das dicas para definir a melhor estratégia de captação de clientes? Como você costuma colocar isso em prática no seu negócio? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

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