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5 indicadores de que o mercado está pronto para sua ideia de negócio

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Conheça quais são os principais indicadores que mostram que o mercado está preparado para receber a sua ideia de negócio.

Você tem uma ideia de negócio e deseja inseri-la com sucesso no mercado? A ideia inicial para abrir uma empresa é um momento muito especial. Trata-se da semente que pode florescer para se tornar uma organização bem-sucedida. Porém, para isso é essencial que o mercado esteja receptível e compre a sua proposta.

Por melhor que seja a sua semente, é preciso que existam as condições ideais para que ela floresça. Ou seja, uma ótima ideia de negócio pode não dar certo quando não existem clientes interessados ou outras condições do mercado não estão favoráveis. A grande questão para os empresários é conseguir analisar quando o mercado realmente está preparado.

Para ajudá-lo nessa missão, vamos analisar 5 indicadores que mostram que o mercado está pronto para sua ideia de negócio. Acompanhe.

Como avaliar se o mercado está preparado para sua ideia de negócio?

1. Você consegue identificar o seu consumidor

Imagine que você tenha uma ideia de negócio inovadora: óculos equipados com limpadores semelhantes aos limpadores de para-brisa para carros. Trata-se de uma solução que as pessoas poderiam usar para evitar que seus óculos ficassem molhados – atrapalhando a sua visão. Além disso, é um produto que ainda não existe no mercado e poderia atingir um grande número de pessoas.

Mas será que as pessoas realmente estariam dispostas a pagar por esse produto? Secar os óculos realmente é um problema tão grande para fazer com que as pessoas investissem nesse limpador? Quanto os consumidores pagariam por esse produto? Todas essas são questões que você deve se fazer antes de colocar o seu produto no mercado. 

A ideia de óculos com limpadores dificilmente daria certo. Porém, existem algumas outras ideias inovadoras que fazem sucesso entre o público. Qualquer que seja a sua ideia de negócio, o primeiro passo deve ser encontrar o seu público-alvo. Se existem pessoas dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço. você tem um ótimo indicador de que pode fazer sucesso.

2. Existem outras empresas explorando esse mercado

Muitos empresários possuem a ideia de que concorrentes são terríveis e preferem manter distância deles. Porém, a verdade é que os concorrentes são um ótimo termômetro e podem ajudá-lo muito – principalmente de colocar a sua ideia de negócio em prática.

Se existem outras empresas explorando o mercado em que você deseja entrar, quer dizer que realmente existem boas oportunidades de negócios. Por outro lado, uma ideia que ainda não foi explorada por nenhuma outra empresa deve ser avaliada com mais atenção. Afinal, talvez exista algum problema que você ainda não notou.

Além disso, analisar os seus concorrentes permite que você obtenha ótimos insights. É possível analisar o mix de produtos ou serviços, descobrir seus fornecedores, avaliar o relacionamento com o cliente, analisar suas ações de marketing, entre várias outras informações úteis. Quanto mais você estudar seus concorrentes, mais pode descobrir sobre o mercado.

3. Não existe um excesso de concorrentes

Acabamos de ver que os concorrentes podem ajudá-lo na implementação da sua ideia de negócio. Porém, é preciso fazer uma ressalva: concorrentes demais podem atrapalhar os seus planos. Afinal, quanto mais empresas existem no mercado, maior é a disputa pela atenção dos clientes.

Se você deseja entrar em um nicho que já possui diversas empresas consagradas e muitas outras empresas surgindo, talvez seja mais difícil alcançar o sucesso. Além disso, procure identificar se as novas empresas que surgem conseguem sobreviver por mais de um ano. Se a taxa de fechamento das empresas for muito alta, esse pode ser um indicativo negativo.

4. O público possui maturidade

Imagine que a sua ideia de negócio seja um aplicativo para facilitar a realização de pagamentos pela internet voltado para o público da terceira idade. Aplicativos semelhantes a esse já são populares entre uma boa parte da população, certo? Porém, talvez as pessoas mais velhas tenham resistência em utilizar meios digitais para lidar com o dinheiro – o que seria um grande impeditivo para o seu negócio.

Mesmo ótimas ideias podem falhar quando o público não possui maturidade para entender os seus benefícios. Talvez esse aplicativo voltado para a terceira idade ainda não faça sucesso atualmente – e possa ser muito popular em alguns anos. Ter essa noção sobre a adesão do seu público-alvo é essencial para entender se o mercado realmente está pronto para sua ideia de negócio.

5. Você resolve um problema

Mais do que ter uma boa ideia de negócio, você precisa garantir que é capaz de resolver um problema do seu cliente. Solucionar um problema significa oferecer uma solução que facilita a vida das pessoas de alguma forma. E esse problema não precisa ser um problema que ninguém mais esteja enfrentando, mas também pode ser um problema que ninguém lidou com eficácia. 

Pegue como exemplo o Uber, o serviço de transporte baseado em aplicativo que revolucionou a maneira como pensamos em ir de A a B. Você teria encontrado carruagens puxadas a cavalo para aluguel particular nas ruas de Londres e Paris no século XVII. Já no século XX era possível chamar um táxi para fazer a locomoção dentro da cidade.

O que os criadores do Uber encontraram foi uma maneira mais fácil de colocar isso em prática. Eles viram uma oportunidade de aproveitar as novas tecnologias (smartphones) para fornecer uma solução nova e muito eficaz para um problema existente. Fundamentalmente para o seu modelo de negócios, é um problema enfrentado pelas pessoas todos os dias, repetidas vezes, em todo o mundo. 

Se você puder garantir que é capaz de resolver um problema do seu público, a aceitação da sua ideia de negócio tende a ser muito maior. Afinal, todas as pessoas estão dispostas a investir em soluções capazes de solucionar os seus problemas do dia a dia – seja por necessidade ou comodidade.

Você já conhecia esses indicadores que mostram que o mercado está pronto para sua ideia de negócio?

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