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Você conhece a melhor versão do seu produto ou serviço?

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Entenda como você pode avaliar e promover a melhor versão do seu produto ou serviço.

Você desenvolveu um novo produto ou serviço e está animado com as perspectivas de vendê-lo. Mas como você sabe se já alcançou a melhor versão do seu produto ou serviço? Quanto melhor for a qualidade entregue ao consumidor, maiores são as chances de alcançar bons resultados de vendas. E certamente você está mirando em uma boa lucratividade.

O objetivo no lançamento de qualquer produto ou serviço é alcançar o maior faturamento possível. Porém, esse é um processo que requer planejamento. A última coisa que você quer é colocar o seu produto ou serviço no mercado sem que ele esteja pronto. Antes disso, é preciso buscar a melhor versão do seu produto ou serviço, avaliar o mercado e pensar na sua divulgação.

Para dar à sua nova ideia a melhor chance de ter sucesso, você precisa testar com precisão o mercado e planejar seu lançamento de acordo. Confira neste artigo como você pode encontrar a melhor versão do seu produto ou serviço.

Como avaliar o seu produto ou serviço?

Para conhecer a melhor versão do seu produto ou serviço será necessário fazer uma boa avaliação. Porém, você não pode confiar apenas na sua impressão sobre a solução desenvolvida. Busque a opinião de outras pessoas e teste a recepção do mercado – mesmo que você ainda não faça o lançamento definitivo.

Veja como você pode realizar uma avaliação do seu produto ou serviço:

Comece com amigos e familiares

A grande maioria das pesquisas de mercado começa com a discussão da ideia de seu produto ou serviço com as pessoas em sua vida. Essa conversa pode ser feita informalmente, durante uma refeição ou no carro, ou pode consistir em uma sessão de brainstorming mais direcionada, tentando explorar as melhores ideias para melhorar sua criação.

Em geral, você só quer ter uma ideia se sua ideia tem ou não adesão. Outras pessoas acham que seu produto ou serviço é necessário? Eles gastariam dinheiro com isso? O produto ou serviço é algo que você poderia entregar? Teoricamente, as pessoas em sua vida serão as mais positivas em relação ao seu novo empreendimento. Assim, se as respostas a essas perguntas geralmente não forem “sim”, você poderá ter um problema imediato.

Teste de pequena escala

Assim que decidir que quer avançar com a sua ideia, comece os testes de mercado em pequena escala. Se você estiver criando um produto físico, crie protótipos para que as pessoas possam testá-lo e dar feedback sobre o design e a funcionalidade dele. Como alternativa, se você estiver criando um serviço, um negócio online ou um aplicativo para dispositivos móveis, crie uma versão simples e simplificada e faça as pessoas começarem a fazer testes beta, fornecendo ideias sobre a interface, facilidade de uso e satisfação geral.

Use todo esse feedback para sua vantagem. Não ignore as críticas sem considerá-las e lembre-se de que, se vários testadores tiverem a mesma reclamação, provavelmente é um problema que vale a pena resolver.

Nesta fase, você também quer sair da esfera de seus amigos e familiares. Você quer começar a receber as opiniões de pessoas com quem você não tem um relacionamento pessoal. Para este estágio, você pode fazer com que as pessoas de sua vida alistem seus amigos e familiares para fornecer feedback, ou você pode usar as mídias sociais para recrutar uma lista de voluntários. Ao obter essas opiniões não elaboradas, você pode começar a refinar sua criação de modo que seja adequada para ser revelada ao público em geral.

Explore o mercado online

A Internet é um recurso praticamente ilimitado para testar a viabilidade de sua ideia, e essa pesquisa pode ser feita de várias maneiras diferentes. Um dos melhores lugares para começar é com fóruns online que lidam com tópicos relacionados ao seu produto ou serviço. Confira os fóruns mais populares sobre o tema, prestando muita atenção ao número de membros e à frequência das postagens. Essas métricas dirão o quão ativo é o fórum, o que lhe dará uma ideia de quanto interesse público existe em seu produto.

Além disso, ferramentas online como o Google Insights, o Google Trends e o Google Keyword Planner mostram quantas vezes as pessoas pesquisam termos específicos, onde esses clientes estão localizados e se os tópicos estão crescendo em popularidade. Com certeza, os dados fornecidos por essas ferramentas não preveem perfeitamente o sucesso de seu produto ou serviço, mas podem ser incrivelmente úteis à medida que você começa a criar estratégias para identificar e comercializar sua criação.

Como alcançar a melhor versão do seu produto ou serviço?

Após fazer uma avaliação do seu produto ou serviço, você já possui uma ideia mais clara sobre a melhor versão do seu produto ou serviço, não é? Com base na percepção de seus amigos, familiares e do público externo, é possível começar a trabalhar na otimização da sua solução.

Veja algumas dicas para alcançar a melhor versão do seu produto ou serviço:

Melhore os recursos existentes

Você pode melhorar um recurso existente de três maneiras diferentes: pode fazer melhorias deliberadas, pode alterá-lo para que os clientes o usem com mais frequência ou você pode alterá-lo para que mais pessoas o usem. Entenda como essas melhorias funcionam:

  1. Melhorias deliberadas. Trata-se da melhoria de um recurso que todos os seus clientes usam e gostam. Se você vê a oportunidade de agregar ainda mais valor, pode chegar à melhor versão do seu produto ou serviço.
  2. Melhorias na frequência. Existe um recurso que a maioria de seus clientes usa com pouca frequência e você acredita que eles se beneficiariam mais com o uso? Essas melhorias contribuem para que sua solução seja explorada de forma integral.
  3. Melhorias na adoção. Essas melhorias têm como missão aumentar a probabilidade de que os usuários que ainda não são consumidores optem pela compra do seu produto ou serviço. Em muitos casos, é uma questão de mostrar os recursos do seu produto ou serviço de uma maneira diferente.

Transforme os recursos do produto em benefícios

Os consumidores não estão tão interessados nos recursos do seu produto. Eles desejam obter benefícios. Por isso, você pode trabalhar para transformar todos os recursos de seus produtos em vantagens para seus clientes.

Para praticar essa habilidade, liste os recursos do seu produto e considere como você pode comunicar os benefícios potenciais. Em vez de explicar como funciona o processo de delivery, você pode simplesmente ressaltar que o cliente não precisa se preocupar com a entrega – mostrando como sua empresa organiza isso para o consumidor.

Reúna os especialistas da sua empresa

Outra prática que contribui para chegar na melhor versão do seu produto ou serviço é reunir os especialistas da sua empresa para corrigir falhas e sugerir melhorias. Todo o expertise desses profissionais contribui para chegar a insights valiosos.

Uma boa forma de colocar isso em prática é com o design sprint. Essa metodologia é organizada de forma que uma equipe de trabalho seja montada para encontrar uma solução prática em apenas cinco dias. Ou seja, é uma forma rápida e prática de encontrar pontos de melhoria na sua solução.

Você gostou das dicas para alcançar a melhor versão do seu produto ou serviço? Entenda neste infográfico como utilizar o design sprint na sua empresa.

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