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O que é Design Sprint?

Criado pelo Designer Jake Knapp dentro das paredes do Google, é um método utilizado desde o aperfeiçoamento dos mecanismos de um site ao protótipo de um robô com inteligência artificial.

O método é focado em desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias, contando com uma equipe reduzida e focada em entregar o projeto prototipado e testado.

Caso você este utilizando um smartphone para ver este infográfico, recomendamos a leitura transcrita em texto.

Abaixo segue uma transcrição em formato de texto

Já imaginou se você pudesse construir e testar um protótipo em apenas cinco dias? É essa a ideia do Design Sprint: trata-se de uma metodologia que opera com uma equipe focada nesse objetivo durante uma semana – progredindo rapidamente de um problema para outro com o uso de um checklist.

Essa é uma ótima forma de acelerar o processo de validação de uma ideia para que você consiga prever como os clientes vão reagir antes de investir seu tempo e dinheiro em um novo produto. Entenda como!  

O funcionamento do Design Sprint 

A metodologia é dividida em cinco dias de trabalho. Na segunda-feira, é feito um mapa do problema. Na terça-feira, cada indivíduo esboça soluções. Na quarta-feira, é decidido quais esboços são mais fortes. Na quinta-feira, um protótipo realista é construído. E na sexta-feira, você testa esse protótipo com cinco clientes-alvo.

Para que seja possível aplicar o Design Sprint, é preciso começar com um trabalho de preparação. Primeiramente, você deve recrutar uma equipe com habilidades diversas – incluindo, no máximo, sete profissionais com competências complementares. Após isso, também é necessário encontrar um ambiente propício para uma semana inteira de trabalho e obter os materiais necessários (quadro branco, folhas, post-its, notebooks, cadernos, entre outros).

Passo a passo do Design Sprint

Segunda-feira: Mapeamento

O primeiro dia do Design Sprint inicia com uma série de conversas estruturadas para construir uma base para a semana de trabalho. O objetivo é que a equipe inicie com o máximo de informações e o mais rápido possível.

De manhã, você define as principais perguntas e um objetivo de longo prazo. Em seguida, cria um mapa simples do seu produto ou serviço. Já de tarde, você pede aos especialistas da sua equipe que compartilhem o que sabem. Por fim, é escolhido um alvo: o ponto no mapa que representa o maior risco e/ou oportunidade.

Terça-feira: Esboços

Na terça-feira é dia de resolver o problema. Isso é feito com um método otimizado para o pensamento profundo. Em vez de um típico brainstorming em grupo, cada indivíduo esboça suas próprias soluções detalhadas e opinativas, seguindo um processo que enfatiza o pensamento crítico da equipe.

Quarta-feira: Decisão

Na manhã de quarta-feira, você e sua equipe vão ter uma pilha de soluções que foram elaboradas na terça-feira. O desafio deste dia é decidir quais desses esboços devem ser prototipados e testados.

Em vez de um debate interminável, essa decisão pode ser tomada com base em cinco passos:

  • Coloque todos os esboços em uma parede – como se fossem quadros expostos em uma galeria de arte
  • Cada membro da equipe recebe três adesivos de pontos para atribuir aos esboços ou partes que eles acham interessantes
  • Cada um seleciona um desenho que não é seu, e percorre rapidamente a solução, usando notas adesivas para capturar as grandes ideias
  • Cada membro da equipe recebe um voto (um adesivo de pontos) para escolher a melhor solução e justificar sua decisão
  • O decisor faz a chamada final com três votos (três autocolantes de pontos)

Depois de feita a votação, você combina os esboços escolhidos em um storyboard: um plano passo a passo para o seu protótipo.

Quinta-feira: Protótipo

Na quinta-feira, é feito um protótipo realista das soluções em seu storyboard para simular um produto acabado para seus clientes. Idealmente, a qualidade deve ser boa o suficiente para que pareça real para os usuários. Com um protótipo realista, você obterá os melhores dados possíveis do teste de sexta-feira e descobrirá se está no caminho certo.

Sexta-feira: Testes

É hora de colocar esse protótipo em teste! Na sexta-feira, é o momento de mostrar o seu protótipo para cinco clientes em entrevistas separadas. As perguntas e tarefas que você pedir aos usuários devem simular um ambiente do mundo real enquanto a equipe de sprint assiste à gravação em uma sala separada. Em vez de esperar por um lançamento para obter dados perfeitos, você terá respostas rápidas às suas perguntas mais urgentes.

E você, já conhecia o funcionamento do Design Sprint? Ficou interessado em aplicar essa metodologia na sua empresa? A equipe da Opportunity Maker pode ajudá-lo a alcançar os melhores resultados!

Tire suas ideias do papel

Isso é o que vale a pena dentro de todo processo do Design Sprint: 

Termos em nossas mãos diversas ideias de como pode ser seu projeto dos sonhos. Tirá-las do papel e trazer para a realidade, testando com consumidores reais e corrigindo possíveis melhorias e possibilidades de implantá-las no mercado. 

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