Criado pelo Designer Jake Knapp dentro das paredes do Google, é um método utilizado desde o aperfeiçoamento dos mecanismos de um site ao protótipo de um robô com inteligência artificial.
O método é focado em desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias, contando com uma equipe reduzida e focada em entregar o projeto prototipado e testado.
Já imaginou se você pudesse construir e testar um protótipo em apenas cinco dias? É essa a ideia do Design Sprint: trata-se de uma metodologia que opera com uma equipe focada nesse objetivo durante uma semana – progredindo rapidamente de um problema para outro com o uso de um checklist.
Essa é uma ótima forma de acelerar o processo de validação de uma ideia para que você consiga prever como os clientes vão reagir antes de investir seu tempo e dinheiro em um novo produto. Entenda como!
A metodologia é dividida em cinco dias de trabalho. Na segunda-feira, é feito um mapa do problema. Na terça-feira, cada indivíduo esboça soluções. Na quarta-feira, é decidido quais esboços são mais fortes. Na quinta-feira, um protótipo realista é construído. E na sexta-feira, você testa esse protótipo com cinco clientes-alvo.
Para que seja possível aplicar o Design Sprint, é preciso começar com um trabalho de preparação. Primeiramente, você deve recrutar uma equipe com habilidades diversas – incluindo, no máximo, sete profissionais com competências complementares. Após isso, também é necessário encontrar um ambiente propício para uma semana inteira de trabalho e obter os materiais necessários (quadro branco, folhas, post-its, notebooks, cadernos, entre outros).
O primeiro dia do Design Sprint inicia com uma série de conversas estruturadas para construir uma base para a semana de trabalho. O objetivo é que a equipe inicie com o máximo de informações e o mais rápido possível.
De manhã, você define as principais perguntas e um objetivo de longo prazo. Em seguida, cria um mapa simples do seu produto ou serviço. Já de tarde, você pede aos especialistas da sua equipe que compartilhem o que sabem. Por fim, é escolhido um alvo: o ponto no mapa que representa o maior risco e/ou oportunidade.
Na terça-feira é dia de resolver o problema. Isso é feito com um método otimizado para o pensamento profundo. Em vez de um típico brainstorming em grupo, cada indivíduo esboça suas próprias soluções detalhadas e opinativas, seguindo um processo que enfatiza o pensamento crítico da equipe.
Na manhã de quarta-feira, você e sua equipe vão ter uma pilha de soluções que foram elaboradas na terça-feira. O desafio deste dia é decidir quais desses esboços devem ser prototipados e testados.
Em vez de um debate interminável, essa decisão pode ser tomada com base em cinco passos:
Depois de feita a votação, você combina os esboços escolhidos em um storyboard: um plano passo a passo para o seu protótipo.
Na quinta-feira, é feito um protótipo realista das soluções em seu storyboard para simular um produto acabado para seus clientes. Idealmente, a qualidade deve ser boa o suficiente para que pareça real para os usuários. Com um protótipo realista, você obterá os melhores dados possíveis do teste de sexta-feira e descobrirá se está no caminho certo.
É hora de colocar esse protótipo em teste! Na sexta-feira, é o momento de mostrar o seu protótipo para cinco clientes em entrevistas separadas. As perguntas e tarefas que você pedir aos usuários devem simular um ambiente do mundo real enquanto a equipe de sprint assiste à gravação em uma sala separada. Em vez de esperar por um lançamento para obter dados perfeitos, você terá respostas rápidas às suas perguntas mais urgentes.
E você, já conhecia o funcionamento do Design Sprint? Ficou interessado em aplicar essa metodologia na sua empresa? A equipe da Opportunity Maker pode ajudá-lo a alcançar os melhores resultados!
Isso é o que vale a pena dentro de todo processo do Design Sprint:
Termos em nossas mãos diversas ideias de como pode ser seu projeto dos sonhos. Tirá-las do papel e trazer para a realidade, testando com consumidores reais e corrigindo possíveis melhorias e possibilidades de implantá-las no mercado.