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8 aspectos a serem analisados na viabilidade de negócio

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Verificar a viabilidade de negócio é uma etapa essencial para colocar um projeto em prática. Descubra quais são os aspectos que devem pesar nessa análise.

O momento de verificar a viabilidade de negócio é sempre delicado. Ideias brilhantes podem se tornar inviáveis por conta das condições do mercado, enquanto outras que não parecem ter um bom potencial podem ser desenvolvidas para gerar empresas de sucesso. 

Para que isso seja verificado, entretanto, o empresário precisa se dedicar a uma análise da viabilidade de negócio. É esse exercício que permite uma avaliação sobre concorrentes, potenciais clientes, fornecedores, modelos de negócio, entre outras condições que influenciam no sucesso de uma organização.

Quando essa etapa é pulada, as consequências podem ser terríveis. Após feito o investimento inicial do negócio, é tarde demais para voltar atrás, certo? E a pior forma de enxergar que um negócio não é viável é o fracasso no mercado. Por isso, analisar a viabilidade de negócio é considerado uma maneira de minimizar os riscos corridos.

Mas quais são os aspectos que devem ser analisados quando falamos de viabilidade de negócio? Vamos abordar os principais deles a seguir.

Aspectos que influenciam na viabilidade de negócio

Muitos empresários se deparam com oportunidades de negócios regularmente. Decidir o que vale a pena abraçar, no entanto, pode ser difícil. Seja um empresário que deseja começar um novo negócio ou um empreendedor que busca expandir o seu atual com uma nova oportunidade, é vital saber como avaliá-lo de forma adequada.

Aqui estão alguns dos principais fatores a considerar ao decidir se vale a pena abraçar uma oportunidade de negócio:

1. Tamanho do mercado

Um dos fatores mais importantes ao avaliar uma oportunidade de negócio é o tamanho do mercado. Faça uma pequena pesquisa: se você procura fechar boas vendas, precisa descobrir se há um mercado para a oportunidade – e quão grande é ele. 

Antes de seguir em frente, você quer ter certeza de que a demanda está lá. Você não precisa apelar para um mercado gigantesco, mas ajuda se entender o mercado. Além disso, saber como o mercado está comprometido e a probabilidade de pagar pelo que está sendo vendido pode ser útil.

Você pode recorrer a pesquisas na internet, conversas com potenciais clientes e visitas aos concorrentes para compreender melhor como o mercado está estruturado. Além disso, a mídia é um ótimo termômetro na sua avaliação. Procure por blogs, revistas especializadas, jornais e outras mídias voltadas para sua base de clientes em potencial.

2. Aceitação do seu cliente

Para ter um negócio de sucesso, você precisará, sem dúvida, resolver um problema para um cliente em particular. Mas antes de escolher uma ideia, identifique quem são seus clientes ideais, qual é sua renda, quais são seus hábitos de compra e como tomam decisões de compra. Depois de compilar os resultados, você terá uma imagem mais clara de quem realmente é o seu cliente.

Essa avaliação impede cair em armadilhas comuns quando se analisa a viabilidade de negócio. Você pode identificar que existe um grande público interessado em adquirir soluções para gestão financeira empresarial. Porém, talvez esse público não esteja disposto a investir em uma solução com as características do produto que você está desenvolvendo.

3. Feedback honesto

Compartilhe a sua ideia de negócio com sua família, amigos e colegas para obter conselhos objetivos e reais. Converse com possíveis clientes, lojistas locais e até mesmo com sua concorrência (tomando cuidado para não divulgar sua ideia) para obter uma visão justa de preços para seus serviços e o que eles pagam ou cobram atualmente. Teste algumas variações de preço e, se o produto for tangível, permita que os clientes em potencial o examinem e usem. Pergunte se há recursos que eles gostariam de ver oferecidos e que estão indisponíveis no momento.

Todo esse exercício permite receber algumas críticas construtivas interessantes que você pode implementar. Com base nessas informações, você cria uma visão mais clara sobre a viabilidade de negócio e sobre quais pontos ainda podem ser aprimorados.

4. Relacionamentos

Você tem bons relacionamentos que podem ajudar no desenvolvimento do seu negócio? Isso pode incluir um contato muito qualificado no desenvolvimento do produto, um potencial grande cliente, relacionamento com fornecedores, potenciais investidores, profissionais inseridos no nicho de mercado, entre outros.

5. Capacidade de gerenciar o fluxo de caixa

Você precisa analisar a capacidade de gerenciar o fluxo de caixa. Existe financiamento inicial para o negócio? Você sabe qual é o capital necessário para manter o negócio em funcionamento? Mais do que colocar o negócio em operação, você deve se certificar de que conseguirá mantê-lo operando tranquilamente.

Para ter uma ideia de quantas vendas devem ser geradas para cobrir suas despesas e, eventualmente, gerar algum dinheiro, você pode fazer uma avaliação sobre os principais custos mensais. Veja alguns dos custos que podem ser considerados nessa análise: composição do estoque, aluguel, funcionários, telefone, eletricidade, aluguel, seguro, água, contabilidade, jurídico, suporte administrativo e marketing, entre outros.

6. Habilidades de gestão

Quais são as qualificações dos envolvidos no seu projeto? Se você está avaliando sua própria oportunidade de negócio, precisa ser honesto sobre as suas próprias competências e deficiências. Na análise de viabilidade de negócio, não deixe de considerar as habilidades necessárias para conduzir a empresa ao sucesso – fazendo uma avaliação sua e dos seus sócios.

7. Estratégia de marketing

Como você provavelmente tem tempo e recursos limitados, certifique-se de avaliar como poderia colocar em prática ações de marketing para dar o pontapé inicial. Felizmente, muitas táticas de marketing nos dias de hoje são razoavelmente baratas – como a exploração das mídias sociais e estratégias de marketing digital que funcionam através da internet.

8. Paixão e persistência

Colocar um novo negócio em prática não costuma ser uma tarefa simples. Vários imprevistos podem ocorrer no meio do caminho e será preciso superar os obstáculos que surgirem. Você sente paixão pelo projeto em que pretende investir? Está trabalhando com pessoas que compartilham do mesmo sentimento? Esse pode ser um diferencial para garantir a viabilidade de um negócio.

O que você achou dos aspectos que devem ser analisados para verificar a viabilidade de negócio? Confira, também, como fazer a validação de uma ideia de negócio e até a próxima!

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