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Viabilizar o negócio: ponto-chave para a sua empresa

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Entenda porque viabilizar o negócio é um ponto-chave para os resultados da sua empresa.

É muito comum vermos empresários com ótimas ideias para empreender, mas sem sucesso no momento de viabilizar o negócio. Mesmo com toda a estrutura necessária para empreender, é de grande importância compreender toda a complexidade da gestão de uma organização. Somente dessa forma os resultados realmente aparecem.

Imagine um empreendedor que desenvolve um novo produto que atrai a atenção de um grande público consumidor. Apenas esse movimento inicial já é muito promissor para o futuro desse negócio, certo? Porém, mesmo com ótimos resultados de vendas, essa empresa não apresenta uma lucratividade consistente e enfrenta dificuldades para se manter no mercado.

A explicação para isso pode ter diversas origens diferentes. Um preço de venda inferior ao ideal, problemas de logística, dificuldade no controle financeiro, extravio de produtos em estoque, altos custos de produção, complicações para fidelizar clientes, entre inúmeras outras. Ou seja, um produto atrativo e bons resultados de vendas não garantem o sucesso de uma empresa.

Conseguir viabilizar o negócio é um ponto-chave para os resultados da sua empresa. Descubra ao longo deste artigo como colocar isso em prática.

O que significa viabilizar o negócio?

Imagine que você compre todos os equipamentos necessários para fazer musculação e comece a praticar diariamente na sua casa. Mesmo com toda a motivação para praticar exercícios, você dificilmente conseguirá resultados efetivos sem a orientação de um profissional que conhece os melhores exercícios para o seu corpo, não é?

Um empresário que possui uma boa ideia de negócio e monta toda a estrutura para colocá-la em prática passa por uma situação muito semelhante. Sem saber como gerenciar adequadamente essa empresa, será muito difícil alcançar resultados positivos.

Viabilizar o negócio significa justamente garantir que a empresa alcance os resultados buscados. Mais do que ser uma eterna promessa, você precisa que a sua empresa gere lucro. É somente dessa forma que você consolida a sua ideia de negócio e pode promover o seu crescimento com o passar dos anos.

Como viabilizar o negócio?

Viabilizar o negócio pode ser encarado como uma grande equação: são muitas variáveis que precisam estar em harmonia. Identificar uma boa oportunidade no mercado é importante, mas somente isso não garante o sucesso. Da mesma forma, um produto de qualidade é essencial para fazer sucesso entre o público – mas também não garante o sucesso de uma empresa.

É fundamental considerar toda a complexidade existente na gestão de uma empresa. A seguir vamos abordar diversos pontos fundamentais para que você consiga viabilizar o negócio:

Singularidade

Antes de se preocupar com financiamento, marketing ou localização comercial, você deve começar com uma ideia. Não apenas uma ideia, mas uma ideia única. O que faz seu negócio se destacar do resto?

Singularidade não significa necessariamente que você tem que inventar algo. Significa apenas que você tem que se diferenciar da concorrência. Se você está abrindo um restaurante, o que tornará seu serviço de buffet diferente do resto? Essas são questões difíceis, mas importantes. As empresas mais bem-sucedidas têm um conceito forte e único e uma identidade clara. Aproveite o tempo para definir o seu.

Investimentos iniciais

Qual será o custo inicial? Toda empresa tem algumas despesas no início, seja para pagar equipamentos, alugar ou apenas materiais básicos de marketing. Faça uma estimativa realista. Você precisará desses números para obter um empréstimo ou simplesmente fazer um orçamento se estiver pagando essas despesas do seu bolso.

Cliente

Quem é seu cliente? Saber quem vai comprar seu produto ou serviço é vital para o sucesso do seu negócio. De que outra forma você encontrará seus clientes se não souber quem são? Você está atendendo a profissionais ocupados, mães que ficam em casa, estudantes universitários, aposentados? Defina seu cliente, mesmo que você tenha que ser amplo no início. Se você for alugar um espaço, verifique se o grupo demográfico local se encaixa nesse perfil.

Concorrência

Por mais diferente que pareça a sua ideia de negócio, certamente a sua empresa terá concorrentes. É muito importante que você descubra quem eles são, porque seus futuros clientes certamente farão esse exercício.

No momento de viabilizar o negócio, os seus concorrentes podem ser uma ótima fonte de informações. Através de uma boa análise você pode descobrir quanto eles cobram, qual estratégia de marketing eles usam e o local que escolheram. Depois disso, basta perguntar-se: como posso fazer melhor que a concorrência? Use sua singularidade identificada na primeira etapa para encontrar maneiras de superar seus concorrentes.

Humor econômico

O sucesso de sua empresa pode depender muito do clima econômico. Imagine como seria começar um negócio imobiliário de luxo no início da crise imobiliária, por exemplo. Analise a situação da economia e pense em como isso se relaciona com o seu negócio. Onde está a mente dos consumidores agora? Eles estão cortando gastos, passando mais tempo em casa ou preocupados com o meio ambiente?

Mesmo uma crise econômica pode ser uma oportunidade se você puder reconhecer as necessidades do seu consumidor. Se a sua ideia de negócio não se encaixa nas tendências atuais de consumo, pense em maneiras de ajustá-la de acordo com as necessidades atuais.

Sazonalidade

O tempo é outro fator crucial para viabilizar o negócio. Afinal, abrir uma sorveteria no início do inverno pode não ser a melhor das ideias.  Você espera que seu negócio seja sazonal? Se assim for, reserve sua abertura para o período de maior demanda consumidor. Dessa forma, você garante um início de atividades com vários novos clientes – que podem indicar a sua empresa para amigos e voltar para consumir novamente.

Marketing

Depois de identificar quem é o seu cliente, você precisa desenvolver uma estratégia de marketing para garantir que esses compradores em potencial conheçam seu novo negócio. Com a capacidade atual da internet, o marketing pode ser relativamente barato. Basta explorar a sua criatividade e buscar inspiração nas ações desenvolvidas pelos seus concorrentes.

Fluxo de Caixa Contínuo

Imagine isso: os negócios estão crescendo, você está em alta e recebendo mais pedidos do que imaginava. Mas você precisa de uma grande quantia de dinheiro para a compra de mais suprimentos e outros custos – e você está sem dinheiro. Assim, seu negócio tropeça porque você não pode atender à demanda. Esse é um problema clássico de fluxo de caixa que muitos novos negócios enfrentam e que pode ser evitado com um planejamento financeiro adequado.

Para viabilizar o negócio é essencial buscar uma situação financeira sempre favorável. Caso contrário, mesmo momentos de muito otimismo podem se transformar em prejuízo para a sua empresa.

Você já conhecia a importância de viabilizar o negócio? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

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