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O que é preciso para promover o design sprint?

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Descubra como você deve se preparar para promover o design sprint na sua empresa.

O design sprint é uma metodologia utilizada no ambiente empresarial para projetar produtos e serviços, desenvolver novos projetos ou então solucionar problemas. Porém, mesmo reconhecendo o potencial desse processo, muitos empresários não sabem exatamente como podem promover o design sprint em seus negócios.

O objetivo do design sprint é responder a questões críticas de negócios em apenas cinco dias. Através de design, prototipagem e teste de ideias com os clientes, é possível acelerar drasticamente o desenvolvimento de projetos. Porém, para que realmente seja possível executar esse processo em cinco dias, é necessária uma boa preparação.

Quer descobrir o que é preciso para promover o design sprint na sua empresa? Então confira logo a seguir.

Como promover o design sprint na sua empresa?

1. Decida se o problema realmente precisa de um sprint

O primeiro passo para promover o design sprint é garantir que você possui um problema que realmente pode ser resolvido através dessa metodologia. Ou seja, deve ser um problema que vale a pena resolver. Caso contrário, pode ocorrer um desperdício de tempo e de recursos.

O problema em consideração pode ser um problema amplo, como:

  • Criação de um produto
  • Uma grande reformulação de site / aplicativo
  • Validação de um novo recurso do produto ou serviço
  • Validação de novos mercados

Além disso, ainda pode ser um problema específico que você está encarando. 

  • Baixas taxas de conversão durante um período de tempo
  • Alta rejeição do produto ou serviço vendido

Um design sprint é perfeito para qualquer problema que esteja causando impacto em seu negócio e para resolver questão que podem ajudá-lo a progredir. Também não há problema em planejar um design sprint para desenvolver um recurso que requer agilidade.

2. Construa uma equipe qualificada

Para promover o design sprint você precisa de uma equipe de profissionais. São essas pessoas que ficarão responsáveis por conduzir todo o processo – chegando a insights e criando o seu protótipo. Idealmente, essa equipe consiste em:

  • Tomador de decisão (que pode ser o CEO)
  • Um facilitador, que é alguém que tenha experiência em conduzir um design sprint
  • Um especialista em marketing
  • Um especialista financeiro (se houver a necessidade de lidar com aprovação orçamentária)
  • Especialistas e desenvolvedores de TI
  • Designers 
  • Gerente de produto 
  • Um UX designer

3. Tenha uma persona criada

O design sprint tem a proposta de ser rápido e eficiente. Por isso, não é possível perder tempo com questões que podem ser resolvidas com antecedência. A construção da persona da sua empresa é um ótimo exemplo disso.

A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. É com base nessa persona que seus produtos são desenvolvidos e todas as ações de marketing são articuladas. Se uma equipe não considera o contexto da persona, corre o risco de criar uma experiência de produto desarticulada, quebrada ou incompleta.

As personas podem ser criadas de várias maneiras. Veja uma forma de colocar isso em prática:

  • Entreviste e / ou observe um número adequado de pessoas sobre sua solução
  • Encontre padrões nas respostas e ações dos entrevistados e use-os para agrupar pessoas semelhantes
  • Crie modelos arquetípicos desses grupos, com base nos padrões encontrados

4. Prepare a estrutura adequada

Para promover o design sprint você precisará de um local adequado. Será necessário reservar uma sala com capacidade de acomodar todos os participantes durante uma semana inteira. Preferencialmente, esse ambiente deve estar equipado com mesas, cadeiras e quadros brancos.

Além disso, a estrutura também precisa incluir a alimentação dos participantes. Será preciso contratar uma empresa para fornecer lanches e garantir acesso à água e café. Quanto menor for a preocupação com o bem-estar durante o design sprint, maior é o foco dos participantes no que realmente importa.

5. Recrute usuários e agende o teste

O teste do protótipo é realizado apenas no dia 5, mas é preciso planejar essa rotina com antecedência. Idealmente, você precisa ter uma lista de usuários que podem participar do teste antes mesmo de começar o processo de design sprint. Afinal, o tempo de design sprint torna difícil recrutar uma grande amostra de usuários de mídias sociais e campanhas de e-mail em um dia.

Possuir esse compromisso agendado com dias de antecedência é sempre melhor do que sair à procura de pessoas disponíveis apenas um dia antes do teste. Realizar o convite uma semana antes e enviar um lembrete no dia anterior é uma tática que aumenta a taxa de usuários participantes.

6. Prepare uma breve documentação e circule entre os membros da equipe

Mais do que um requisito, é uma boa prática. Preparar um breve documento com as principais informações sobre o processo ajuda a criar uma ótima introdução ao desafio. Esse resumo inclui um pequeno parágrafo que especifica o desafio atual, quais produtos finais você deseja obter até o final do processo, a visão de como será um resultado de sucesso e os marcos iniciais do processo de produção.

Antes mesmo da data do design sprint você pode enviar o documento por e-mail para todos os membros da equipe participante. Com isso, todos já chegam minimamente preparados para a missão que deve ser encarada.

7. Prepare os suprimentos para o design sprint

Um dia antes do sprint você precisa coletar muitos itens de papelaria para preparar o ambiente em que você vai promover o design sprint. Aqui está uma lista que você pode consultar:

  • Muitas notas post-it
  • Canetas de desenho
  • Pelo menos 2–3 quadros brancos
  • Canetões de quadro branco apagáveis
  • Muitas folhas A4 ou notebooks
  • Relógio temporizador 
  • Uma fita dupla face ou algum material pegajoso similar para colar papel / paredes
  • Um monte de papéis coloridos

Você já sabia de tudo o que é preciso para promover o design sprint? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então confira nosso infográfico “Como Funciona o Design Sprint”.

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