fbpx

Quando fazer e refazer a análise de performance do negócio?

Share on facebook
Share on linkedin
Entenda de quanto em quanto tempo é necessário fazer uma análise de performance na sua empresa.
análise de performance

A análise de performance é uma rotina essencial para garantir que o seu negócio esteja indo na direção correta. Em meio a tantas atividades desenvolvidas diariamente, pode ser difícil mensurar o desempenho da empresa com clareza, não é? É exatamente por essa razão que existem processos de análise que estimulam uma visão integral sobre a organização.

Você sabe qual foi a lucratividade da sua empresa nos últimos períodos? Quais foram as principais receitas e despesas desse período? Como você pode melhorar as operações internas para maximizar o lucro? Essas são algumas das perguntas que podem ser respondidas com mais tranquilidade após uma análise de performance – que inclui uma avaliação profunda de toda a estrutura do negócio.

Mas você sabe como funciona uma análise de performance e de quanto em quanto tempo deveria promovê-la? Acompanhe!

A importância de uma análise de performance

Por que fazer uma análise de performance? Porque, se você não fizer, todos os seus esforços de análise e gerenciamento de processos serão uma perda de tempo. Somente fazendo uma análise completa é possível ter controle sobre as coisas que realmente importam. É dessa forma que você consegue melhorar o desempenho da organização de maneira significativa.

Na prática, a análise de performance demonstra a sua importância por entregar os seguintes resultados:

Definir benchmarks para melhorar o desempenho

Um dos benefícios imediatos da análise de performance em um negócio é o estabelecimento de benchmarks para que a organização consiga basear seus resultados de desempenho. O benchmarking incentiva uma empresa a estar aberta a novos ideais e métodos que melhorem a eficácia e a eficiência, aumentando a satisfação do cliente.

Através de relatórios de desempenho, uma empresa é capaz de coletar dados essenciais que ajudam a estimular discussões instigantes e identificar novas oportunidades, que devem ser exploradas para melhorar a otimização do processo. Com um benchmarking, é possível identificar problemas específicos e eliminar adivinhações, além de priorizar suas oportunidades de melhoria.

Medir, controlar e monitorar a força de trabalho

As empresas precisam usar os principais indicadores de desempenho (KPIs) para controlar as suas atividades. Isso ajuda a acompanhar o comportamento dos trabalhadores e suas ações – permitindo uma mensuração do desempenho. A equipe de gerenciamento é capaz de definir metas e objetivos e, em seguida, acessar objetivamente a conquista dessas metas.

Se houver variações, um feedback é fornecido, o que ajuda a melhorar a conformidade e elimina a variação no desempenho. Os funcionários também são capazes de saber onde estão falhando e como podem corrigir seus erros. Isso não apenas melhora o desempenho e aumenta o processo de negócios, mas também fortalece a coesão entre os subordinados, a gerência e o empregador.

Relatórios internos e externos

Dentro de uma empresa, é fundamental a criação de relatórios. Esses podem ser obrigatórios, como demonstrações financeiras e contas anuais, ou voluntários, quando a empresa produz relatórios para ajudar a fortalecer sua responsabilidade social corporativa.

Se as empresas não produzirem seus relatórios obrigatórios, conforme exigido por lei, isso pode resultar em multas e processos legais. No entanto, quando usam ferramentas de relatórios de desempenho, elas podem obter essas informações de forma mais prática – usando, também, para fins gerenciais. 

Aprender e melhorar o desempenho

No dia-a-dia do gerenciamento de processos de negócios, há necessidade de um fluxo de aprendizado contínuo, que ajuda a equipar os funcionários com informações importantes para tomar decisões embasadas. Uma análise de performance fornece informações sobre o desempenho de todo o negócio.

Os relatórios são usados ​​para informar a gerência sobre as principais decisões e, também, desafiar as suposições estratégicas feitas. Isso ajuda a definir metas realistas e promove ainda mais a motivação dos funcionários, levando ao aumento da produtividade e da lucratividade.

Melhorar a comunicação entre investidores, gerentes, subordinados e clientes

A análise de performance também contribui no aprimoramento das percepções dos clientes, concentrando-se nas melhores oportunidades de vendas. Além disso, desenvolve uma visibilidade das atividades do parceiro de negócios e do comportamento de compra. Com esses relatórios, os funcionários entendem as necessidades dos consumidores. Por outro lado, os gerentes seniores podem entender as demandas dos funcionários, reduzindo, assim, os conflitos no local de trabalho. Já os investidores podem entender o status atual do desempenho dos negócios e para onde estão indo.

O que considerar em uma análise de performance?

Uma análise de performance eficiente precisa considerar toda a estrutura de uma organização. Na prática, trata-se de uma rotina que engloba as seguintes atividades:

  • Avaliação das atividades básicas desenvolvidas pela sua empresa
  • Análise da eficiência empresarial
  • Reavaliação da situação financeira
  • Análise dos concorrentes
  • Análise dos clientes e do mercado
  • Avaliação do modelo de negócio atual
  • Definição de planos estratégicos visando o desenvolvimento futuro

De quanto em quanto tempo é indicado fazer uma análise de performance?

Mas, afinal de contas, de quanto em quanto tempo você deve fazer uma análise de performance? A resposta para essa pergunta depende de diversos fatores – incluindo a situação atual da empresa e os objetivos traçados. Cada negócio precisa encontrar o melhor timing para suprir as suas necessidades.

Uma empresa que possui longos ciclos operacionais não tem a necessidade de reavaliar a sua performance com tanta frequência. Já um outro negócio que conta com ciclos muito curtos e sofre várias mudanças ao longo dos meses precisa estar sempre alerta para colocar em prática uma análise capaz de guiar as decisões.

De forma geral, o indicado é que essa análise de performance seja feita no mínimo uma vez por ano. Porém, em muitos casos, é preciso fazer várias outras análises ao longo desse período – principalmente em momentos de queda no desempenho ou na iminência de acontecimentos que podem gerar mudanças impactantes na estrutura do negócio.

Você já sabia de quanto em quanto tempo é indicada uma análise de performance do negócio? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima!

Acompanhe a Opportunity Maker de pertinho nas redes sociais!
Facebook   Instagram   LinkedIn  YouTube

Deixe um comentário.

Assine nossa Newsletter