fbpx

Como é possível validar uma ideia de produto antes do seu lançamento?

Share on facebook
Share on linkedin
Validar uma ideia de produto é um passo muito importante para evitar o desperdício de tempo e dinheiro criando um produto que ninguém deseja. Parece uma coisa óbvia a fazer, mas muitas vezes é um passo que é deixado de lado.

Validar uma ideia de produto é um passo muito importante para evitar o desperdício de tempo e dinheiro criando um produto que ninguém deseja. Parece uma coisa óbvia a fazer, mas muitas vezes é um passo que é deixado de lado.

Geralmente, essa desatenção pode ser causada por esses motivos:

  • Achamos que já sabemos o que nosso público quer e pagará;
  • Estamos ansiosos para realmente começar a criar algo e apressar a fase de pesquisa;
  • Nós não sabemos como validar;
  • Uma combinação de todos os itens acima.

Entretanto, a etapa de validação do produto pode ser um diferencial para o sucesso desse projeto. Trata-se de uma forma de investir seu tempo e recursos de forma inteligente – garantindo que você está projetando algo que as pessoas querem e estão dispostas a pagar.

Se você descobrir que o produto não é tão bom quanto o esperado, você terá evitado perder tempo e dinheiro com o seu desenvolvimento. Por outro lado, uma boa aceitação é o sinal verde que você precisa para investir no lançamento do produto.

Neste artigo veremos X maneiras de validar uma ideia de produto antes do seu lançamento. Confira.

5 maneiras de validar uma ideia de produto antes do lançamento

1. Avalie seu conceito de produto

O simples ato de escrever sobre o seu produto vai obrigá-lo a considerar coisas que você pode ter anteriormente encoberto. Para fazer uma avaliação completa, você pode se basear nas seguintes perguntas: 

  • Quem é seu cliente? Certifique-se de ser específico ao avaliar o seu público-alvo. Por exemplo, se seu cliente for uma empresa, responda: Que tipo de empresa? Quão grande ou pequeno é o negócio típico? Em um mercado particular? Qual é o cargo ocupado pelo comprador?
  • Quais problemas você está resolvendo? Muitos empreendedores pensam primeiro no produto e depois na sua utilidade prática. Porém, o ideal é começar pelo problema primeiro. Ou seja, procure ser explícito sobre os problemas que seu produto resolve.
  • Como o seu produto resolve esses problemas? Depois de anotar o problema, você passa para o produto. A partir daqui, você vincula o valor do seu produto diretamente aos problemas do cliente. Como resolver seus problemas torna sua vida melhor? Isso lhes dá mais dinheiro? Gera conforto? Trata-se de uma necessidade básica?
  • Quais são as principais características do produto? Os recursos precisam ser mais do que legais – eles precisam resolver problemas específicos. Quanto mais quantitativo (por exemplo, tempo economizado, dinheiro ganho), melhor.

2. Compartilhe sua ideia

O maior erro que as pessoas cometem ao criar um produto de qualquer tipo é manter a ideia para si. Você deve compartilhar sua ideia com os outros. Ao compartilhar essa ideia, ela começa a se tornar refinada. Com base nos comentários recebidos você conseguirá avaliar quais recursos são realmente importantes e quais podem ser descartados – lapidando sua ideia.

3. Encontre produtos que já existem

A maioria das pessoas acha que a competição é ruim. Especialmente se outra pessoa tiver “vencido” e construído e comercializado seu produto antes de você. Porém você pode analisar essa questão por outro ponto de vista: alguém já gastou tempo e dinheiro para validar essa ideia para você!

Além disso, você pode obter outras vantagens a partir disso. Você pode desenvolver sua ideia de produto sabendo que há um mercado para esse produto – mas também identificando o que pode ser feito melhor do que seus concorrentes.

4. Entreviste seu público-alvo

Nada melhor do que entrevistar os potenciais consumidores para validar uma ideia de produto. Comece com uma lista de perguntas, mas desvie das perguntas conforme você aprende mais informações. Aproxime-se da conversa com um senso de curiosidade sobre o problema e as necessidades do cliente, e você terá uma visão realmente valiosa.

“Por que?” é de longe a pergunta mais importante que você pode fazer. Com isso, você pode se aproximar da verdade dos clientes. Trata-se de uma forma de entender a motivação por trás das opiniões e validar como seria o comportamento desse público em uma situação real de compra.

Além disso, também é importante compreender que gostar da sua ideia não é o mesmo que comprar o seu produto. Como as pessoas geralmente são legais e querem agradá-lo, você precisa ter cuidado ao aceitar as respostas na sua entrevista. Quando alguém lhe diz com entusiasmo que “parece ótimo” ou “é uma ideia interessante”, sua primeira reação deve ser questionar “por que”. Seu desafio durante o processo de validação do mercado é eliminar o máximo possível desses “falsos positivos”.

5. Desenvolva um processo de design sprint

Se você busca por um método completo e eficiente para valiar sua ideia de produto, o design sprint é a solução ideal. Essa metodologia foi criada justamente para acelerar o processo de validação de projetos e novas ideias. Em apenas cinco dias é possível ter uma ótima noção da aceitação do seu produto com o público.

O funcionamento do design sprint é bem simples de ser entendido: você deve reunir uma equipe de profissionais competentes para trabalhar exclusivamente na sua ideia de produto durante a semana inteira. Ao final desse processo, você terá em mãos um protótipo testado com usuários que possuem o perfil dos seus clientes.

Veja quais são as etapas percorridas durante o design sprint:

  1. Mapeamento. Nesta etapa é feita a construção de uma base para a semana de trabalho. O objetivo é que a equipe inicie com o máximo de informações sobre o produto em desenvolvimento.
  2. Esboços. Neste momento, cada indivíduo esboçará suas próprias soluções detalhadas e opinativas, seguindo um processo de quatro etapas que enfatiza o pensamento crítico da equipe.

Quarta-feira: Decisão

Na manhã de quarta-feira, você e sua equipe terão uma pilha de soluções que foram elaboradas na terça-feira. O desafio deste dia é decidir quais desses esboços devem ser prototipados e testados.

Em vez de um debate interminável, essa decisão pode ser tomada com base nesses cinco passos:

  • Coloque todos os esboços em uma parede – como se fossem quadros expostos em uma galeria de arte
  • Cada membro da equipe recebe três adesivos de pontos para atribuir aos esboços ou partes dos esboços que eles acham interessantes
  • Cada membro seleciona um desenho que não é seu e percorre rapidamente a solução, usando notas adesivas para capturar as grandes ideias
  • Cada membro da equipe recebe um voto (um adesivo de pontos) para escolher a melhor solução e justificar sua decisão
  • O decisor faz a chamada final com três votos (três autocolantes de pontos)

Depois de feita a votação, você combinará os esboços escolhidos em um storyboard: um plano passo a passo para o seu protótipo.

Quinta-feira: Protótipo

Na quinta-feira, você criará um protótipo realista das soluções em seu storyboard para simular um produto acabado para seus clientes. Idealmente, a qualidade deve ser boa o suficiente para que pareça real para os usuários, mas tão boa para que você não perca muito tempo aperfeiçoando-o. Com um protótipo realista, você obterá os melhores dados possíveis do teste de sexta-feira e descobrirá se está no caminho certo.

Sexta-feira: Testes

É hora de colocar esse protótipo em teste! Na sexta-feira, você mostrará seu protótipo para cinco clientes em cinco entrevistas separadas. As perguntas e tarefas que você pede aos usuários devem simular um ambiente do mundo real enquanto a equipe de sprint assiste a gravação em uma sala separada. Em vez de esperar por um lançamento para obter dados perfeitos, você terá respostas rápidas às suas perguntas mais urgentes.

Entenda neste infográfico como utilizar o design sprint na sua empresa.

Deixe um comentário.

Assine nossa Newsletter