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Como captar clientes de forma inteligente?

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Confira ótimas dicas para que você consiga captar clientes de forma inteligente.

Após todo o planejamento inicial para lançar um novo negócio, chega o momento de captar clientes no mercado. Mesmo com produtos incríveis e inovadores, esse pode ser um grande desafio para as empresas iniciantes no mercado. Afinal de contas, a sua marca ainda não conta com uma reputação entre o público.

Entretanto, expandir os seus negócios passa diretamente pela efetividade na captação de clientes. Todos os seus planos para daqui 1, 3 ou 5 anos dependem diretamente de resultados positivos nas vendas. Mas como você pode atrair potenciais clientes e conquistar resultados cada vez melhores com o passar dos meses? 

A seguir, preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo a captar clientes de forma inteligente. Acompanhe.

Como captar clientes de forma inteligente?

Identifique seu cliente ideal

É mais fácil procurar clientes se você souber o tipo de consumidor que procura. Sem uma composição do seu cliente ideal, você, provavelmente, não saberia por onde começar a procurar. Portanto, esse deve ser o seu passo inicial antes de colocar em prática qualquer outra ação para captar clientes.

Pense no que faz com que os seus clientes fiquem felizes, tristes, assustados, aliviados, e em como você pode facilitar um pouco a vida deles. A partir disso, foque nos gostos pessoais, necessidades e objeções desse público – sem precisar recorrer a públicos muito amplos, como todas as mulheres, todos os homens ou todos os idosos.

Descubra onde seu cliente está

Com os seus clientes-alvo em mente, identifique os locais em que eles provavelmente serão encontrados (mídia, online, offline, correio, etc.), e, então, crie mensagens para eles. Acertar no canal de comunicação faz toda a diferença para otimizar o uso dos seus recursos e aumentar a eficiência de todas as ações desenvolvidas. 

Conheça seu negócio por dentro e por fora

Entender completamente o seu setor e ter um conhecimento firme de seu produto ou serviço é fundamental para atrair clientes interessados. Quando você masteriza os conhecimentos sobre o seu produto, as coisas fluem com muita facilidade. As pessoas que têm interesse em suas ofertas podem ver o quanto você é conhecedor, e vão buscar a sua ajuda de forma natural.

Construa boas parcerias

Juntar-se a empresas que oferecem serviços complementares cria a oportunidade de aproveitar a sinergia, que pode ser muito eficaz na construção de um negócio. Por exemplo, se você tem uma empresa especializada em produtos saudáveis, considere se unir a uma academia de ginástica ou a um profissional da nutrição.

Cultivar relacionamentos, seja com outros donos de empresas ou clientes, ajuda a captar público com mais facilidade. Concentre-se em construir relacionamentos humanos. Quanto mais fortes forem seus relacionamentos, maior será a probabilidade de seus clientes contarem a seus amigos sobre você – e, o mais provável é que eles voltem.

Saia da sua zona de conforto

Se você está com dificuldades para captar clientes, o problema pode estar na falta de ousadia. Apenar repetir as ações que são executadas pelos seus concorrentes é muito comum para as empresas iniciantes, mas pode ser um grande tiro no pé. A falta de inovação faz com que a sua empresa não se diferencie – e, nessa situação, os clientes costumam optar pelas empresas que já têm tradição no mercado.

Por isso, a grande dica é ir contra a corrente e desafiar as expectativas. Elabore ações capazes de atrair a atenção do seu público e conquiste a sua confiança. Depois disso, você ganha a possibilidade de educá-los sobre o reconhecimento do valor superior de seu produto.

Fale em um evento ou organize reuniões do seu setor

Você tem muita experiência em seu campo de atuação. Por que não se envolver na comunidade? Ao compartilhar sua experiência e envolver-se em nível local, você terá a oportunidade de aumentar seus contatos, bem como sua reputação de líder em seu segmento.

É perfeitamente possível captar clientes através de palestras gratuitas ou promovendo outros eventos de negócios. Basta que você consiga estimular a presença de pessoas com o perfil dos seus clientes ideais. Além disso, você pode iniciar essa prática em um nível local e conquistar oportunidades para se apresentar em frente de mais pessoas – trata-se de uma forma muito inteligente de captar clientes. 

Estimule ações do público

Existem muitas estratégias para adotar em seu marketing para captar clientes – especialmente na internet. Porém, é muito importante estimular a execução de ações do público. Adicione uma frase de chamariz para cada peça de marketing que enviar – seja uma postagem no Instagram, uma newsletter semanal ou uma de suas estratégias de marketing off-line.

As chamadas para ação não precisam ser elaboradas ou exigir muito de seus clientes. Muitas vezes, o objetivo é tão simples quanto aumentar o engajamento. Pergunte a eles suas opiniões, sugira que marquem você com uma determinada hashtag ou forneça um link para que possam se inscrever em suas atualizações por e-mail. Essas ações fazem toda a diferença para conduzir o público ao momento da compra.

Ofereça testes gratuitos para novos clientes

Outra tática prática para captar clientes é oferecer uma avaliação gratuita do seu produto. Esses testes são uma ótima maneira de comercializar, já que atraem novos clientes e permitem que você tenha acesso a boas críticas e depoimentos. Com base nos feedbacks recebidos, você também pode trabalhar para fazer melhorias onde for necessário.
Como por exemplo, nós da Opportunity Maker oferecemos uma assessoria gratuita para identificar seus problemas e a partir daí oferecer um serviço adequado para a situação

Um usuário que realiza um teste gratuito e fica encantado com o seu produto tem grandes chances de se tornar um cliente. O segredo está em mostrar todo o potencial das suas soluções e atender esses usuários com muita qualidade. Certamente, esse será um ótimo passo para captar clientes com mais eficiência. 

Faça um acompanhamento de todas ações

Depois de seus esforços para captar clientes, lembre-se sempre de fechar o ciclo. Defina tarefas de acompanhamento para que você consiga mensurar o sucesso de cada uma das ações executadas. Certamente existem ótimas oportunidades de vendas que são desperdiçadas porque você esquece de fazer o acompanhamento.

E então, gostou das dicas para captar clientes de forma inteligente? Quais são as ações que você costuma explorar na sua empresa? Deixe o seu comentário e até a próxima!

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