fbpx

Como os investimentos nas áreas da empresa impactam a gestão do negócio?

Share on facebook
Share on linkedin
Entenda como os investimentos nas áreas da empresa geram um impacto na gestão do negócio e nos resultados conquistados.

Levar uma empresa ao sucesso é uma tarefa complicada. São inúmeros os empresários que se aventuram no mundo dos negócios mas não conseguem obter bons resultados – mesmo quando possuem produtos de qualidade em mãos. E o diferencial para conquistar o sucesso está na gestão do negócio.

Duas empresas que atuam no mesmo segmento e possuem resultados de vendas semelhantes podem viver realidades muito diferentes. Enquanto uma dessas empresas está sempre com problemas para pagar as despesas, a outra pode ter o fluxo de caixa organizado e fazer investimentos no seu desenvolvimento. Em longo prazo, certamente a segunda dessas empresas tende a ser mais bem-sucedida.

E uma das chaves para uma boa gestão do negócio está no investimento correto nas áreas da empresa. É preciso saber como alocar o orçamento nos diferentes setores: marketing, vendas, gestão de pessoas, finanças, estoque, contabilidade, logística, entre outros. Quanto melhor for a tomada de decisão para a realização dos investimentos, mais viável se torna um crescimento sustentável.

Logo a seguir entenderemos melhor como os investimentos nas áreas da empresa impactam a gestão do negócio. Acompanhe.

O papel da gestão do negócio

A gestão do negócio envolve uma série de tarefas simultâneas. O empresário precisa ter o controle e a coordenação de processos, pessoas, tempo, recursos, fornecedores, orçamentos e várias outras atividades espalhadas por toda a estrutura organizacional.

Ou seja, a gestão do negócio toca todos os pontos da organização. A forma como cada um dos setores se comporta deve ser definido pela gestão. Por esse motivo, existem várias atividades que merecem a atenção do empresário:

Gerenciamento de tempo

A alocação eficaz de tempo nas iniciativas corretas é uma tarefa complicada. E esse é um problema válido para praticamente todos os setores. Independentemente de você administrar uma empresa de táxi, uma agência de software, uma consultoria de gerenciamento de eventos ou um escritório de advocacia.

O gerenciamento produtivo do tempo maximiza o potencial de cada funcionário. Dentro de uma equipe, a lei de energia entra em ação: duas partes lentas arrastarão exponencialmente uma tarefa ainda mais e incorrerão em despesas. Isso implica o tempo dos sócios, da alta administração, dos supervisores e de todas peças que participam do negócio.

Evolução do trabalho interno

Quando uma empresa surge, são os sócios que possuem todo o poder decisório. Porém, esses papéis podem ir se modificando conforme a empresa cresce e surgem mais profissionais que exercem cargos de liderança – influenciando nas estratégicas do negócio.

No início, os proprietários devem administrar o dia a dia da empresa. Eles definem o tom e criam os processos iniciais. O objetivo é gerar valor real para os negócios entregando resultados. 

Mas como escalar uma empresa e contratar pessoas? A delegação e a liberação de tempo na estratégia e no crescimento são fundamentais. É aqui que a construção de parcerias e a terceirização se tornam úteis. Uma empresa pode enfrentar problemas para se desenvolver quando os empresários sentem dificuldade em delegar tarefas e expandir o modelo de negócio.

Comunicação

Os problemas de comunicação podem gerar vários efeitos negativos no dia a dia de uma empresa. Isso vale para uma ação de marketing desalinhada com as ações de venda, problemas no recolhimento de tributos por falta de comunicação entre contabilidade e finanças, indecisão dos gerentes pela falta de auxílio dos seus superiores, entre várias outras situações.

E ainda há muitos fatores que contribuem para essas falhas na comunicação: falta de experiência suficiente, requisitos vagos, medo de desapontar a gerência (ou perder o emprego), ego, processos ruins, entre outros. Por isso, estabelecer um protocolo de comunicação simplificado e processos diretos é essencial para uma gestão do negócio eficiente.

Motivação dos funcionários

Manter os funcionários motivados é um desafio para todas as empresas. Desde startups que estão dando os seus primeiros passos até grandes organizações com décadas de operação.

Um funcionário ineficiente e desmotivado gera uma queda na produtividade e aumenta os custos para a empresa. E isso pode ser um fator que influencia diretamente no fracasso de um negócio. 

Se vários departamentos se desconectarem do objetivo geral dos negócios, isso poderá resultar em centenas de funcionários investindo o mínimo necessário para permanecerem empregados. E as despesas combinadas para a corporação são impressionantes – sem falar nas oportunidades perdidas de fechar novos negócios.

Liderança estratégica

O papel da liderança estratégica é definir o roteiro certo para a empresa (ou um departamento), dividi-lo em itens acionáveis, delegar os objetivos às partes responsáveis, unir a equipe, motivar cada membro e executar as tarefas necessárias em curto prazo. 

A liderança estratégica toca em outros aspectos importantes da gestão do negócio. Ela cobre as necessidades do negócio por meio de ideação e execução, visualizando tendências e buscando oportunidades. Além disso, respeita cada membro da equipe, reconhecendo habilidades valiosas e desenvolvendo novas oportunidades de crescimento.

Como os investimentos internos impactam na gestão?

Acabamos de ver como a gestão do negócio possui influência sobre tudo o que acontece dentro de uma organização. E a divisão dos investimentos entre as áreas da empresa também fazem parte desse pacote.

Todas as empresas possuem um orçamento limitado, certo? Por esse motivo, os investimentos devem passar por uma decisão baseada em prioridades. Será que é mais vantajoso investir em ações de marketing para elevar o resultado de vendas ou implementar softwares mais modernos para reduzir custos e aumentar a produtividade?

Um empresário precisa lidar com várias decisões como essa a todo instante. E cada uma dessas decisões influencia nos resultados conquistados por essa empresa em longo prazo. Enquanto uma empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento pode oferecer produtos de maior qualidade, outra empresa que preza pelo atendimento ao cliente pode ser mais bem-sucedida na fidelização do público – mesmo que comercialize produtos menos atrativos.

O grande ponto é que exista um alinhamento entre a gestão do negócio e os investimentos nas áreas da empresa. Você não pode pregar a inovação e o desenvolvimento tecnológico mas continuar investindo em equipamentos ou processos defasados. Esse seria um caminho para comprometer todos os pontos-chave da gestão do negócio que acabamos de ver: gerenciamento de tempo, evolução do trabalho interno, comunicação, motivação dos funcionários e liderança estratégica.

Você já sabia como os investimentos nas áreas da empresa impactam a gestão do negócio? Descubra também como dividir o orçamento nas áreas da empresa.

Deixe um comentário.

Assine nossa Newsletter