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Como você divide os investimentos nas áreas da empresa?

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Entenda como você pode otimizar a divisão dos investimentos nas áreas da empresa para maximizar os resultados conquistados.

Como você costuma dividir os investimentos nas áreas da empresa? Esse é um dos maiores desafios enfrentados pelos empresários. Geralmente o foco está no desenvolvimento dos produtos e nas vendas. Porém, existem várias outras atividades determinantes para o sucesso de qualquer empresa.

Uma empresa que foca seus esforços em marketing e vendas pode conseguir atrair mais clientes, certo? Porém, um descuido no controle do estoque pode colocar tudo a perder. Ao enfrentar problemas com falta de mercadorias ou lotes extraviados, os resultados financeiros desse negócio podem ficar comprometidos.

Portanto, é essencial saber como dividir corretamente os investimentos nas áreas da empresa. Neste artigo veremos algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo.

Como criar um orçamento para dividir os investimentos nas áreas da empresa?

A sua empresa possui um orçamento limitado, certo? Portanto, é preciso que exista um bom planejamento de como esse orçamento é dividido para acertar nos investimentos nas áreas da empresa.

Veja como você pode colocar isso em prática:

1. Envolva seus funcionários

Só porque você é o proprietário da empresa, não significa que toda a pressão está sobre você. Seu orçamento envolve todos na sua empresa. Portanto, todos podem contribuir para mostrá-lo como dividir os investimentos nas áreas da empresa.

Um orçamento adequado é importante demais e há muitas variáveis que devem ser consideradas. Uma equipe de funcionários com um conjunto diversificado de habilidades pode ajudá-lo a enxergar as reais necessidades do seu negócio. Contando com uma equipe coordenada, você pode abordar seu orçamento de diferentes perspectivas para planejar adequadamente.

Se você falar somente com o gerente comercial, ele certamente terá planos para otimizar as atividades do seu departamento. E o mesmo vale para todas as outras áreas da empresa. Portanto, é importante envolver todas essas pessoas e estimular um debate saudável sobre as melhores direções a serem tomadas.

2. Defina e entenda seus riscos

Todo empreendimento comercial possui riscos envolvidos e cada um deles pode impactar financeiramente sua empresa. É fundamental considerar seus riscos de longo e curto prazo para planejar com precisão seu futuro financeiro.

A sua empresa enfrenta problemas para encontrar bons fornecedores? Você depende muito de vendas sazonais? Ou então ainda não encontrou a melhor forma de armazenar adequadamente as mercadorias em estoque? Compreender os riscos potenciais que você enfrenta ajuda a compreender como dividir os investimentos nas áreas da empresa.

Depois de mapear os riscos e falhas, é possível criar uma imagem mais clara em torno do planejamento que deve ser adotado. Afinal, não faria sentido expandir o setor de marketing e vendas quando existem várias falhas no processo produtivo, não é?

3. Superestime as despesas

Da mesma forma que é importante planejar, também é fundamental saber como reagir ao inesperado. Deixar de prever uma despesa ou sua magnitude pode ser desastroso e prejudicar a organização antes que ela tenha tempo de crescer. Para combater isso, é importante que os empresários superestimem as despesas e se protejam. Fazer isso é uma sobrevivência. Trata-se de uma tática que permitirá aos proprietários se proteger contra riscos ou falhas.

Portanto, é importante lembrar que as despesas sempre podem ser superiores às suas expectativas. No momento de dividir os investimentos nas áreas da empresa, você não pode comprometer todo o capital do seu negócio. Caso contrário, é possível que nenhum dos investimentos tenha o retorno esperado.

4. Preste atenção ao seu ciclo de vendas

Muitas empresas passam por períodos ocupados e lentos ao longo do ano. Se sua empresa tiver uma “baixa temporada”, será necessário contabilizar suas despesas durante esse período. Mas há muito a ser aprendido com seus ciclos de vendas.

Apesar do impulso inicial de investir em marketing e vendas nesses períodos, também é uma oportunidade de reavaliar toda a estrutura organizacional para encontrar pontos de melhoria. Com base nisso, você pode alocar o seu orçamento com mais inteligência.

5. Revise constantemente seu orçamento

Seu orçamento nunca será estático ou consistente. Ele mudará e evoluirá com seus negócios, e você precisará ajustá-lo com base em seus padrões de crescimento e lucro.

Pode levar um tempo para aprender a natureza cíclica do seu negócio, pois as tendências sazonais naturalmente afetam o orçamento e a eficiência organizacional. Especialmente desde o início, o orçamento pode sofrer muitas alterações para se ajustar a custos novos ou flutuantes. Como resultado, você deve ficar atento para realizar os ajustes necessários.

Revisitar regularmente seu orçamento o ajudará a controlar melhor as decisões financeiras. Dessa forma, você saberá exatamente o que pode gastar versus o quanto está planejando fazer.

Imagine que você tenha feito um planejamento para dividir os investimentos nas áreas da empresa. Porém, após algumas semanas, uma importante máquina do processo produtivo começa a falhar e necessita ser substituída. Com esse gasto extra, será necessário reavaliar a divisão orçamentária que você havia realizado.

A importância de uma visão 360 da empresa

A melhor forma de garantir uma boa divisão dos investimentos nas áreas da empresa é ter uma visão 360 do seu negócio. Ou seja, é preciso entender como cada um dos departamentos contribui para os resultados financeiros conquistados para compreender como esses investimentos contribuem a organização como um todo.

Pense em uma empresa que enfrenta problemas na retenção de funcionários. Esse é um problema que não possui um efeito direto sobre os resultados de vendas ou na satisfação do cliente, certo? Porém, o processo de contratar e capacitar novos funcionários constantemente gera uma despesa extra. Além disso, a queda na produtividade durante o período de transição entre um funcionário e outro pode gerar efeitos negativos para a organização.

Ou seja, por melhores que sejam os resultados de vendas, o baixo desempenho em outras áreas da empresa podem diminuir a lucratividade alcançada. E somente com uma visão mais ampla sobre todas as áreas se torna possível evitar que isso aconteça.

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