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Mudanças nos processos, como motivar a equipe interna?

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Entenda como você pode motivar a equipe interna para mudanças nos processos organizacionais.
mudanças no processo

Ao praticar a melhoria contínua, a única constante são as mudanças nos processos. Para equipes que obtiveram sucesso, abraçar essa mudança pode exigir uma grande quebra de paradigma – e motivar a equipe durante esse processo é um desafio para os gestores. A resistência à mudança pode vir na forma de arrastar os pés, sabotagem e até mesmo rebelião, afetando negativamente o clima organizacional.

Como líder, é improvável que você consiga deixar todos em sua equipe completamente à vontade com as alterações. Porém, é possível minimizar ao máximo os impactos negativos e lidar melhor com esse processo. Para isso, você precisa identificar as causas de sua resistência e encontrar maneiras de vencê-las.

A partir daí, você pode fazer a sua parte para minimizar o desconforto, dando à sua equipe oportunidades de ganhar autonomia, domínio e propósito de que precisam para se manter motivada. Confira, ao longo deste artigo, como você pode agir para motivar a equipe interna para mudanças nos processos.

Por que os funcionários resistem à mudança?

Motivar a equipe frente às mudanças nos processos é muito complicado por conta de uma predisposição natural à resistência a mudanças. As razões para que esse fenômeno aconteça vão desde a percepção de perda de controle até preocupações sobre competência. Porém, todas essas razões compartilham um tema comum: o medo. As pessoas resistem à mudança porque temem que ela modificará o papel, reputação e responsabilidades que trabalharam para alcançar.

E se suas habilidades não se transferirem bem para o novo modo de executar os processos? E se a mudança para um sistema baseado em fluxo expuser a ineficiência em seus processos existentes? Qual será o efeito cascata do rompimento causado pela mudança? Quanto trabalho eles terão para se adaptar até que consigam gerar impacto positivo para a empresa? E se isso nunca acontecer?

A importância de respeitar os colaboradores

Como líder, você enfrenta o desafio de levar sua equipe de um lugar de medo para outro de vulnerabilidade, em que sua equipe está disposta a aceitar mudanças. Essas preocupações são válidas e devem ser tratadas com respeito.

Motivar a equipe interna passa por três pontos básicos: autonomia, domínio e propósito. Independentemente de seus funcionários terem ou não autonomia, domínio e propósito em seu trabalho, é seu papel como líder ajudá-los a entender como as mudanças nos processos possibilitam um modo de trabalho mais saudável e sustentável.

Sua equipe foi contratada para trabalhar em um ambiente específico, que está sofrendo mudanças. Como gestor, você precisa compreender o desconforto que isso pode causar e demonstrar presteza para minimizar todos os impactos negativos. 

É também o seu papel criar um ambiente em que as preocupações possam ser expressas, as opiniões ouvidas e as pessoas encontrem segurança em saber que não estão sozinhas. Porém, lembre-se sempre de ressaltar que as mudanças propostas facilitarão os seus trabalhos e vidas.

Como motivar a equipe durante as mudanças?

Mas, então, como você pode realmente motivar a equipe interna para mudanças nos processos? Preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo a mobilizar os colaboradores para tornar esse processo mais leve e eficiente:

Acerte na comunicação inicial

Comunicar o que está acontecendo e o que está mudando pode ser feito antes ou no início do processo de mudança. E a forma como você comunica a mudança faz toda a diferença para motivar a equipe interna.

Certifique-se de ter um discurso persuasivo que inclua uma história forte e convincente. Além disso, você também deve responder às principais perguntas que os funcionários provavelmente terão – que incluem:

  • Por que a mudança está acontecendo?
  • Como isso afeta o negócio?
  • Principais metas e objetivos com a mudança

Além disso, estabeleça um roteiro ou linha do tempo para que a mudança ocorra. Esses insights darão aos funcionários uma compreensão melhor da visão da empresa e resolverão qualquer preocupação com o desconhecido.

Inclua os gerentes nas decisões

Se você está promovendo uma mudança nos processos, os líderes da empresa provavelmente já apoiam essa causa. Mas, além de obter esse apoio, considere incluir os gerentes nos planos de mudança desde o início. Obter apoio de líderes em diferentes níveis da organização tornará seu discurso mais forte e garantirá que os gerentes tenham tempo para se preparar para perguntas dos funcionários que vão surgir durante o processo.

Seja transparente

A comunicação é fundamental para evitar preocupações subjacentes e fofocas sobre como a mudança está ocorrendo. Seja aberto e transparente desde o início e faça updates frequentemente. Isso inclui ser claro sobre o que está indo bem e o que não está funcionando.

Se as metas e objetivos não forem alcançados, especifique o que falhou durante o processo e o que você e outros líderes empresariais aprenderam. Embora seja difícil admitir falhas, isso pode dar aos funcionários mais confiança – ajudando a motivar a equipe. Afinal, poucas coisas nos ensinam tanto quanto nossos erros.

Aceite sugestões ao longo do caminho

Por fim, é importante que os funcionários saibam que seus comentários e ideias estão sendo reconhecidos quando expressos. Porém, quando se trata de grandes mudanças nos processos organizacionais, pode ser um desafio coletar e abordar comentários e perguntas de todos.

Assegure-se de que seu plano de mudança incorpore um mecanismo ou processo para coletar informações. Por exemplo, você poderia instituir uma força-tarefa em cada departamento para ajudar a comunicar detalhes da mudança e coletar feedback em pontos específicos. Ou, então, configurar uma conta de e-mail interno ou uma plataforma de colaboração pelas quais as pessoas possam enviar perguntas ou ideias relacionadas ao projeto. Também pode ser útil tornar esse processo anônimo, para que os funcionários não se sintam nervosos, fornecendo um feedback honesto.

A mudança é fundamental para ajudar as empresas a inovar e crescer, certo? Seus funcionários são peças fundamentais para ajudar qualquer mudança nos processos. Garantir que eles estejam informados e possam fornecer informações durante a transição é essencial para ganhar seu apoio e manter a equipe motivada.

E então, gostou das dicas para motivar a equipe interna para mudanças nos processos? Como você lida com esse desafio na sua empresa? Deixe o seu comentário!

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