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Você tem olhado para o público interno da sua empresa?

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Descubra como você pode melhorar o relacionamento com o público interno da sua empresa.
olhado público interno

Como você se relaciona com o público interno da sua empresa? Muitos empresários colocam todos os seus esforços na elaboração de estratégias e estão com a cabeça tão focada no futuro que esquecem de gerenciar adequadamente o andamento das operações. E, no final das contas, quem movimenta uma empresa são os seus funcionários.

Por esse motivo, podemos afirmar que os funcionários fazem uma grande diferença competitiva para qualquer negócio. É preciso mantê-los envolvidos, informados e comprometidos com os resultados da empresa. Dar uma atenção especial para o público interno da sua empresa pode ser crucial para o seu sucesso no mercado.

Ao longo deste artigo vamos falar sobre a importância de olhar para público interno da sua empresa e quais processos podem ser aplicados para colocar isso em prática. Acompanhe.

O que significa olhar para o público interno?

Ao abrir uma empresa, é muito comum dar uma atenção especial ao público externo. É preciso colocar em prática ações focadas na atração de clientes para gerar resultados de vendas. O que poucos empresários entendem é que também é essencial implementar um marketing com foco interno – também chamado de endomarketing.

O endomarketing reúne estratégias de marketing que se concentram no ambiente interno de uma empresa, especialmente em seus funcionários. Seu objetivo é fazer com que as pessoas gerem resultados.

Da mesma forma que é possível estimular um usuário a efetuar uma compra, você também pode estimular os colaboradores a contribuírem com o seu máximo para o desempenho organizacional. Trata-se de uma estratégia que faz toda a diferença no dia a dia das operações.

Principais vantagens desse processo

Quando existe uma estratégia focada no público interno bem-sucedida, é possível notar benefícios em todos os níveis e em todas as áreas. Dessa forma, é possível construir um negócio sólido e próspero que seja atraente para os investidores. Dê uma olhada nas principais vantagens dessa rotina:

  • Aumentar a fidelidade dos funcionários. Funcionários que compreendem o seu papel dentro da organização e têm o seu trabalho reconhecido ficam mais tempo na sua empresa. Assim, você consegue diminuir a rotatividade e manter a produtividade sempre em alta.
  • Otimização da motivação interna. Colaboradores motivados produzem mais e melhor. Portanto, focar no público interno é uma ótima forma de maximizar o desempenho de toda a organização.
  • Redução da rotatividade de trabalhadores. Ao receber atenção e ter motivação para o trabalho, os funcionários ficam mais resistentes em abandonar a sua empresa.
  • Melhoria do clima organizacional. O clima organizacional influencia diretamente no ritmo das operações internas. Demonstrar interesse no público interno ajuda a elevar esse clima e criar um ambiente leve de trabalho.
  • Melhoria da qualidade de vida no trabalho. Todos os funcionários buscam um local de trabalho que proporcione uma boa qualidade de vida, certo? As ações com foco no público interno contribuem para colocar isso em prática.

Como melhorar a relação com o público interno?

Nem sempre é fácil criar uma boa relação com o público interno, não é? No entanto, existem algumas ações que podem ser aplicadas facilitar esse processo. Confira algumas dicas para colocar isso em prática na sua empresa:

1. Conheça seus funcionários

Primeiramente, é importante conhecer os funcionários atuais da sua empresa. Tente entender suas necessidades, converse com eles e preste atenção às principais queixas. Dessa forma, você poderá elaborar ações eficientes para melhorar o relacionamento entre a empresa e os colaboradores – gerando resultados mais efetivos.

É importante ressaltar que cada um dos seus funcionários pode ter necessidades e gostos muito diferentes. Enquanto alguns profissionais buscam um plano de carreira, outros podem dar mais importância às recompensas financeiras. Entender essas singularidades é fundamental para acertar nas suas ações.

2. Defina objetivos

Assim como diversas outras rotinas desenvolvidas pela sua empresa, uma estratégia com foco no público interno deve ser desenvolvida com um objetivo claro em mente. Dessa forma, será mais fácil canalizar a criatividade e alcançar seus objetivos. Entre os principais objetivos que podemos destacar estão:

  • Aumentar a lealdade do empregado;
  • Motivar os funcionários a obter melhores resultados;
  • Melhorar a consciência dos colaboradores em relação às metas da empresa;
  • Melhorar o processo de comunicação interna;
  • Aumentar a sinergia da equipe.

3. Planeje suas ações

Esse é o momento de estruturar um plano de ações que guiará a sua estratégia. Para fazer isso, você precisa responder três perguntas principais: o que será feito? Por que isso será feito? E como isso será feito? Dê uma olhada em algumas estratégias que você pode usar para mobilizar o público interno:

Oferecer incentivos

Os incentivos podem tomar as mais diversas formas: bônus, comissões, viagens, entre vários outros. Nesse momento, é de grande importância conhecer o perfil dos seus funcionários para entender quais são as recompensas que seriam mais atrativas.

Além disso, também é possível abusar da criatividade para oferecer incentivos únicos. Um ótimo exemplo disso seria oferecer a criação de um espaço de jogos para os funcionários caso todas as metas sejam batidas. É uma forma de criar uma grande mobilização e incentivar um clima leve.

Realização de campanhas internas

As campanhas internas também podem ajudá-lo a alcançar bons resultados com o público interno. Assim como você distribui cartazes e folders para interagir com os seus clientes, você também pode usar esses recursos para mobilizar os colaboradores.

Implementação de novos canais de comunicação

A comunicação interna faz toda a diferença no sucesso de uma empresa. Por esse motivo, você pode buscar a implementação de novos canais de comunicação – como intranet, TV corporativa, software especializado, entre outros.

4. Mensure os resultados

Por fim, é importante mensurar os resultados alcançados. Para isso, você precisa estabelecer alguns indicadores-chave de desempenho. Esses indicadores funcionam como um termômetro, medindo os resultados de uma atividade. Aqui estão alguns indicadores principais:

  • Nível de satisfação do funcionário;
  • Taxa de absenteísmo;
  • Nível de produtividade;
  • Quantidade de desperdício de material;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

E então, você tem olhado para o público interno da sua empresa? Gostou das dicas apresentadas ao longo deste artigo? Deixe o seu comentário!

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