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Viabilidade de negócio: a sua ideia pode virar uma empresa?

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Aprenda a fazer um estudo sobre a viabilidade de negócio e descubra se a sua ideia pode virar uma empresa de sucesso.

Uma boa análise sobre a viabilidade de negócio garante que um empresário saiba exatamente onde está se metendo, e muito antes de começar a aplicar o seu dinheiro. Antes de transformar uma ideia em uma empresa, é fundamental avaliar todos os detalhes que podem interferir no sucesso (ou fracasso) desse projeto.

Muitas vezes, uma ideia que parece promissora no papel pode ser um desastre na prática por detalhes que passam despercebidos em uma primeira análise. Um ótimo exemplo disso seria uma empresa que poderia entrar em um mercado repleto de potenciais clientes, porém que não conseguisse encontrar fornecedores confiáveis na região, e, por isso, teria um alto custo com a compra dos produtos – tornando os preços de venda impraticáveis.

Um dos principais desafios vividos pelos empreendedores brasileiros é, justamente, fazer uma análise eficiente sobre a viabilidade de negócio. Veja, neste artigo, como você pode descobrir se a sua ideia pode virar uma empresa.

Para fazer uma viagem, você precisa fazer as malas

Quando você vai fazer uma viagem, o processo de preparação inicia muito antes de embarcar no avião, não é? Para que as suas férias sejam agradáveis e ocorram sem maiores problemas, é fundamental que você reúna todos os itens necessários na sua mala: roupas, câmera, artigos de higiene pessoal, documentos, dinheiro, passaporte, reservas de hotéis, entre outros.

A abertura de uma empresa segue um processo muito parecido. Um empreendedor que começa a colocar em prática a sua ideia de negócio sem estudar a viabilidade seria equivalente a um turista que se dirige ao aeroporto sem preparar as suas malas.

O estudo de viabilidade de negócio permite uma visão mais clara sobre o contexto do mercado em que você pretende atuar – incluindo fatores que significam oportunidades ou ameaças para a sua empresa. Veja os principais benefícios de realizar uma boa análise de viabilidade:

  • Visão mais precisa sobre o mercado, incluindo a avaliação de informações sobre concorrentes e potenciais clientes;
  • Análise sobre potenciais fornecedores e parceiros fundamentais para o desenvolvimento das atividades;
  • Cálculo do investimento inicial necessário e dos custos operacionais para o funcionamento da empresa;
  • Visão da empresa como um todo, dando atenção a todos os setores;
  • Resguardo contra surpresas que poderiam tornar o negócio inviável no futuro;
  • Identificação de pontos que precisam ser melhorados antes de iniciar as atividades;
  • Possibilidade de verificar quando uma ideia não é viável antes de começar a investir os seus recursos.

Como avaliar a viabilidade de negócio?

Mas, então, como colocar em prática um estudo de viabilidade de negócio? Mais do que reconhecer a importância dessa rotina, é fundamental que um empreendedor saiba como iniciar a sua análise. Veja, a seguir, alguns aspectos que não podem ficar de fora da sua avaliação:

Análise das principais necessidades

Cada empresário chega ao momento de fazer um estudo sobre a viabilidade de negócio de forma diferente. Um engenheiro que trabalhou muitos anos em um escritório sabe exatamente as oportunidades de mercado que podem ser exploradas, mas não tem conhecimento sobre aspectos de gestão. Enquanto isso, um administrador pode ter dúvidas relacionadas ao aspecto operacional de um e-commerce.

O reconhecimento das suas principais limitações é um ótimo ponto de início para um bom estudo de viabilidade. Com base nisso, você pode buscar mais informações para permitir uma visão de todos os aspectos da empresa – acabando com todas as pequenas dúvidas e inseguranças.

Consulta com especialistas

A opinião de especialistas pode ser muito útil no momento de avaliar a viabilidade de negócio. Profissionais com experiência no mundo dos negócios têm a capacidade de avaliar o potencial de novas ideias e ajudá-lo a enxergar os pontos positivos e negativos do seu projeto. Uma visão externa é sempre uma ótima ferramenta para pensar em aspectos que passam despercebidos.

Análises estratégicas

O design de negócios incentiva o empreendedor a fazer uma análise de todos os aspectos envolvidos na abertura de uma empresa. Essa avaliação geral inclui todas as áreas importantes para o desenvolvimento de um negócio sem complicações:

  • Finanças
  • Marketing
  • Mercado
  • Produto
  • Operações

Plano de ação

Você consegue definir o próximo passo a ser dado para colocar a sua ideia de negócio em prática? Uma análise de viabilidade de negócio se torna ainda mais completa quando o empreendedor percorre todos os passos necessários para tirar o seu projeto do papel.

É necessário buscar uma sala comercial? Fazer um estudo do mercado consumidor? Contatar fornecedores? Contratar e capacitar funcionários? Criar uma identidade para a marca e estruturar ações de marketing? Pense sobre todas as etapas necessárias para viabilizar a sua empresa e ampliar a sua visão sobre o negócio.

Cronograma e timing

Após elaborar o seu plano de ação, a próxima etapa é criar um cronograma e buscar o timing correto para entrar no mercado. O momento em que você se insere no mercado pode fazer toda a diferença para o sucesso da marca e a sobrevivência aos primeiros meses (que são os mais complicados) – principalmente em segmentos em que a sazonalidade é marcante.

Design Thinking e Design Sprint

Para finalizar um estudo de viabilidade de negócio e acelerar a validação de uma ideia, o empreendedor pode ser basear nos conceitos de Design Thinking e Design Sprint – que são abordagens que reúnem uma metodologia com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de projetos inovadores. O Design Sprint pode ser dividido em cinco etapas:

  1. Entender
  2. Criar
  3. Definir
  4. Prototipar
  5. Validar

O sucesso está nos detalhes!

Como vimos, o sucesso da sua empresa está nos detalhes. Em uma primeira análise, qualquer ideia pode aparentar ter um grande potencial de sucesso. Apenas depois de detalhar cada pequeno detalhe do projeto é que o empreendedor pode ter uma visão mais clara sobre todos os fatores que interferem na viabilidade de negócio.

Uma empresa de sucesso é muito mais do que um projeto inovador com grande potencial: trata-se de uma organização que coordena diversas atividades internas e gera resultados positivos com base em todas as operações desenvolvidas.

E então gostou das informações sobre o estudo de viabilidade de negócio? Será que a sua ideia pode virar uma empresa de sucesso? Compartilhe as suas impressões nos comentários e até a próxima!

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