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Por que investir no pós-venda da sua empresa?

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Investir no pós-venda da sua empresa é um tiro certeiro para o aumento dos resultados.
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Investir no pós-venda da sua empresa pode ser o diferencial para garantir o sucesso do negócio ao longo prazo. Muitos empresários cometem o erro de encerrar o vínculo com seus consumidores após o momento da venda. Dessa forma, eles perdem a chance de aumentar a satisfação entregue e fidelizar esse público.

Imagine que você seja muito bem atendido em uma loja e opte pela compra de um eletrodoméstico. Porém, esse aparelho não funciona corretamente e você solicita uma troca. Ao voltar até a loja para resolver o problema, porém, percebe que é tratado com descaso e passam semanas até que a situação seja resolvida. Certamente, você pensará duas vezes antes de voltar a comprar dessa loja, não é?

Esse é um ótimo exemplo de como a ausência de um pós-venda eficiente pode interferir nos resultados conquistados por uma empresa. Por outro lado, investir no pós-venda pode trazer grandes benefícios. Acompanhe.

O que é o pós-venda de uma empresa?

Como o nome indica, o processo de pós-venda engloba todo o relacionamento com o cliente que ocorre após feita uma compra.

Essa estratégia pode incluir a resolução de problemas, agradecimento pela compra, entrega de brindes, atualização sobre o processo de entrega, envio de novas ofertas, entre outras ações.

O objetivo de investir no pós-venda é aumentar a satisfação entregue ao cliente e fazer com que ele continue próximo à sua empresa. Assim, cria-se as condições ideais para que volte para realizar uma nova compra. Quando isso funciona adequadamente, a sua empresa consegue aumentar o número de vendas recorrentes e melhora a sua imagem no mercado.

Por que investir no pós-venda da sua empresa?

O objetivo de qualquer empresa é maximizar os seus resultados de vendas para alcançar uma boa lucratividade, certo? É para isso que existem inúmeros processos internos espalhados por diferentes departamentos. Porém, todos esses esforços podem ir por água abaixo quando não existe um pós-venda de qualidade.

Veja quais são os motivos pelos quais é tão importante investir no pós-venda da sua empresa:

Satisfação do cliente

São os clientes satisfeitos que conduzem uma empresa ao sucesso. Por maiores que sejam todos os esforços de uma organização, os resultados dependem diretamente da satisfação dos consumidores que optam pelos seus produtos ou serviços.

Investir no pós-venda permite que você maximize essa satisfação entregue ao cliente. Mais do que ficar contente com a qualidade do produto entregue, o consumidor também avalia o atendimento prestado pela empresa e todo o conjunto da experiência. E isso pode incluir a entrega de um brinde, um e-mail de agradecimento ou um cupom de desconto para a próxima compra.

Resolução de problemas

Imagine que um cliente tenha problemas no recebimento de um produto comprado de uma loja virtual. Essa é uma situação que pode causar insatisfação, certo? Se esse problema não for resolvido rapidamente, esse sentimento vai se tornar cada vez maior.

É por esse motivo que é tão importante solucionar todos os problemas dos clientes com rapidez – minimizando a sua insatisfação e conseguindo reverter a situação.

Fidelização dos clientes

Aumentar a fidelização dos clientes é um dos principais objetivos buscados pelas empresas. Imagine um cenário em que grande parte dos clientes da sua empresa volta a consumir novamente no futuro. Seguindo essa lógica, você conseguiria aumentar as vendas de forma exponencial com o passar dos meses, certo?

Por outro lado, uma empresa que não consegue fidelizar os seus clientes precisa fazer esforços constantes para atrair novos consumidores – gerando mais custos e comprometendo os resultados. Ou seja, a fidelização dos clientes é um ótimo caminho para potencializar os resultados de vendas.

Investir no pós-venda permite que você crie uma ótima experiência para o cliente e construa o caminho ideal para que ele volte a consumir na sua empresa. Com uma boa estratégia de pós-venda, é possível colocar em prática ações que estimulem esse comportamento.

Aumento das vendas recorrentes

Acabamos de ver sobre a importância de fidelizar os clientes para aumentar o número de vendas recorrentes, certo? Esses são benefícios que andam juntos: clientes que saem satisfeitos com o pós-venda ficam mais propícios a se tornar fiéis à sua empresa, realizando mais compras recorrentes.

Redução de custos

Imagine a realidade de duas empresas diferentes:

  • Uma empresa que consegue investir no pós-venda com eficiência e gera diversas vendas recorrentes com poucos esforços – apenas nutrindo relacionamentos que já foram construídos ao longo de meses.
  • Uma empresa que não investe no pós-venda e enfrenta dificuldades para reter os seus clientes – precisando investir fortemente em campanhas de marketing para atrair novos consumidores.

Não é muito difícil de perceber que a segunda empresa possui custos muito maiores para cada venda fechada, certo? Isso significa que a lucratividade de cada venda pode ser comprometida por todos os gastos envolvidos no processo – reduzindo a capacidade financeira da organização ao longo do tempo.

Investir no pós-venda pode ser uma ótima forma de reduzir custos dentro do seu negócio. Certamente, o investimento feito com ações de pós-venda são muito inferiores a todas as despesas para atrair novos consumidores mensalmente. 

Boa imagem da marca no mercado

Além de todos os benefícios que geram um retorno palpável para a sua empresa, investir no pós-venda também contribui para a construção de uma boa imagem no mercado. Principalmente por conta da internet, as notícias sobre uma empresa se espalham rapidamente – sejam elas boas ou ruins.

Se você surpreende um cliente com um pós-venda positivo, ele pode ficar inclinado a compartilhar a experiência com seus amigos em suas redes sociais – gerando uma imagem positiva e atraindo um novo público para o seu negócio. Ou seja, todos os fatores contribuem para que você saia beneficiado.

E então, já conhecia a importância de investir no pós-venda da sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

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