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Como resolver os desafios na captação de clientes?

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Confira algumas dicas pontuais que vão ajudá-lo a resolver os desafios na captação de clientes na sua empresa.

Nenhuma empresa está isenta de desafios de vendas. Mesmo as equipes de vendas de mais alto desempenho podem enfrentar obstáculos na captação de clientes. Desenvolver relacionamentos com os compradores e manter uma comunicação efetiva com potenciais clientes são objetivos que requerem atenção constante.

Entretanto, conseguir captar clientes é fundamental para os resultados financeiros. Afinal, as vendas fechadas pela empresa são sua principal fonte de renda. Quanto maior é o número de clientes que compram em determinado período, maior pode ser a lucratividade obtida.

Se você busca maximizar os resultados do seu negócio, então precisa resolver os desafios na captação de clientes o quanto antes. Veja logo a seguir algumas dicas que vão ajudá-lo.

7 dicas para solucionar os desafios na captação de clientes

1. Encontre leads qualificados

Atrair centenas de novos leads nem sempre é uma coisa boa. O foco da captação de clientes deve estar qualidade em vez de quantidade. Ou seja, você quer garantir os leads qualificados. Não faz sentido vender para um lead que não quer comprar. Um cliente em potencial precisa ser uma boa opção para seu produto ou serviço.

As suas ações de marketing devem contribuir para que os leads qualificados encontrem você e conduzi-los por meio de um processo de vendas. Certifique-se de alinhar suas equipes de marketing e vendas. Juntas, essas equipes devem decidir como é o lead qualificado de vendas ideal.

2. Desenvolva uma estratégia de comunicação

Não importa como você está se comunicando com clientes em potencial, sua mensagem precisa ser atraente. Para realmente conseguir gerar impacto com esse público, primeiro você precisa desenvolver uma estratégia de comunicação. Um único e-mail ou telefonema não será suficiente para chamar a atenção deles. Em vez disso, é preciso elaborar um planejamento que envolve uma série de mensagens que abordam os desafios vividos.

Não diga a eles como sua empresa é incrível. Em vez disso, forneça aos seus clientes potenciais informações valiosas e relevantes. Entregar a mensagem certa à pessoa certa no momento certo aumentará drasticamente suas taxas de resposta.

3. Diferencie-se dos concorrentes

Para aumentar a captação de clientes, você deve diferenciar sua empresa da concorrência. Para isso, construa relacionamentos significativos com prospects e clientes. Lembre-se de que todos os pontos de contato do cliente representam sua marca. Um ótimo atendimento ao cliente aumentará drasticamente as chances de conversão.

Demonstre sua paixão em ajudá-los, sendo altruísta e oferecendo conhecimento especializado. Se sua empresa não é a melhor solução, ofereça sugestões para melhores opções. Embora possa parecer loucura não pressionar por essa venda, essa é uma ótima maneira de construir confiança. Um contato pode encaminhar outra pessoa para sua empresa com base em sua honestidade. Ou, se a situação deles mudar no futuro, eles voltarão para você.

4. Faça as perguntas certas

Fazer as perguntas certas para o seu público é a melhor maneira de entender seus desejos, necessidades e pontos problemáticos.

Segure o impulso de tentar fechar uma venda logo no primeiro contato com o cliente. Se você tentar apressar o processo, não vai chegar longe. Em vez disso, faça perguntas perspicazes para determinar se você pode ajudar seus clientes em potencial e de que forma.

Para fazer as perguntas certas, sua equipe de vendas precisa estar bem preparada. Evite perguntar sim ou não – não há muito o que fazer com uma única resposta. Não faça três perguntas ao mesmo tempo sem dar ao seu possível cliente uma chance de responder. Seja paciente e conceda-lhes tempo para considerar uma questão de cada vez.

5. Mantenha sua equipe motivada

Não é incomum vermos empresas com ótimos produtos ou serviços que enfrentam problemas na captação de clientes. E o problema pode estar na falta de motivação da equipe de marketing e vendas.

A motivação da sua equipe de marketing e vendas afeta sua produtividade, a cultura de sua empresa e sua lucratividade. E para motivar efetivamente seus representantes, primeiro você precisa saber o que os impulsiona.

Os vendedores não são todos iguais. Cada pessoa requer diferentes incentivos e táticas motivacionais. Trabalhe com cada profissional de forma individual para determinar o que funcionará melhor para ele. Além disso, também é importante definir metas tangíveis para guiar o trabalho de todo o time.

6. Invista no relacionamento pós-venda

O fechamento da transação não significa que o seu trabalho acabou. Uma vez que o lead se torne um cliente, ainda é preciso trabalhar para manter e construir sua confiança. Caso contrário, você corre o risco de perder um negócio duramente conquistado. 

Além de fidelizar os clientes para gerar vendas recorrentes, essa também é uma ótima estratégia para otimizar a captação de clientes. Os clientes fiéis são ótimos embaixadores da sua marca. Isso quer dizer que eles são responsáveis – direta ou indiretamente – por divulgar seus produtos ou serviços para outras pessoas.

Quando você está em busca de um produto ou serviço, é natural buscar pela indicação de seus amigos, certo? Além disso, você também pode recorrer para depoimentos e comentários de clientes na internet. Todas essas opiniões positivas são transmitidas pelos clientes fiéis.

7. Busque um auxílio externo

O auxílio de empresas de consultoria especializadas podem ser muito útil para resolver os desafios na captação de clientes. Em diversos casos, é preciso de uma visão de fora da empresa para identificar pontos-chave que podem ser melhorados. 

A Opportinity Maker pode ajudá-lo a entender como seu cliente chega até você, com qual frequência e o que acontece com ele a partir do momento em que ele entra em contato. Através de uma análise dos processos de captação, métricas e pesquisas de satisfação a O.M. vai estruturar o processo de captação da sua empresa, otimizando o pós atendimento e a conversão das oportunidades.

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