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Como o marketing te ajuda a captar clientes?

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Entenda como as ações de marketing contribuem para captar clientes na sua empresa.

As ações de marketing desenvolvidas pela sua empresa ajudam a captar clientes de diversas formas. Na verdade, o grande objetivo do marketing é justamente atrair novos consumidores – seja melhorando a reputação da marca, ampliando a visibilidade da marca no mercado ou abordando potenciais clientes de forma direta.

Porém, o marketing não pode ser entendido como um único conhecimento estático. São inúmeras as estratégias de marketing que podem ser aplicadas em uma organização. O que funciona para uma grande indústria talvez não seja tão efetiva para um comércio local. Ou seja, as ações de marketing devem se moldar às características de cada negócio.

Qualquer que seja a atividade desenvolvida pela sua empresa, compreender como o marketing te ajuda a captar clientes é o primeiro passo para obter os resultados esperados. Neste artigo entenderemos melhor como colocar isso em prática.

O que é marketing?

Antes de falarmos sobre as aplicações do marketing, é preciso compreender ao que estamos nos referindo com esse termo. Muitos empresários associam o marketing somente a ações publicitárias tradicionais – como anúncios em jornais ou comerciais na televisão. Porém, o alcance do marketing vai muito além disso.

Marketing refere-se às atividades realizadas por uma empresa para promover a compra ou venda de um produto ou serviço. Isso envolve todas as ações que uma empresa empreende para atrair clientes e manter relacionamentos com eles.

Além disso, as ações desenvolvidas com foco em clientes em potencial ou passados ​​também faz parte do trabalho – incluindo escrever e-mails de agradecimento, jogar tênis com um cliente em potencial, retornar chamadas e e-mails rapidamente e encontrar-se com clientes para tomar um café ou fazer uma refeição.

De uma forma bem simples, podemos entender o marketing como o conjunto atividades realizadas por uma empresa para promover a compra ou a venda de um serviço. E é justamente por essa definição que as ações de marketing podem tomar formas tão diferentes e criativas.

Como o marketing contribui para captar clientes?

O marketing pode te ajudar a captar clientes de formas diretas e indiretas. Para que você compreenda todo o potencial dessas ações, veremos as principais aplicações do marketing:

Construção de autoridade no mercado

Imagine que você esteja no supermercado e precise comprar um sachê de molho de tomate. Todas as alternativas podem parecer muito semelhantes e você talvez nem questione como toma a sua decisão, mas é provável que busque as marcas que transmitem mais confiança, não é?

Mas como você começa a confiar em uma empresa? O segredo pode estar justamente nas ações de marketing executadas. Todas as ações que envolvem uma marca contribuem (mesmo que indiretamente e de forma pouco perceptível no momento) para a sua reputação no mercado.

Além disso, existem ações voltadas exclusivamente para esse propósito. Publicar informações relevantes com frequência no blog da empresa, promover estudos e pesquisas ou então construir parcerias com empresas que possuem reputação no mercado são ótimos exemplos disso.

Ampliação da visibilidade

Quanto maior é o volume de pessoas que têm contato com sua empresa, maiores são as chances de captar clientes. Grande parte das ações de marketing possuem o aumento da visibilidade entre seus objetivos. Isso vale para postagens nas redes sociais, mídias pagas, anúncios no jornal, comerciais na televisão, entre inúmeras outras ações.

Bons relacionamentos com o público

As chances de captar clientes aumentam quando a equipe de vendas recebe boas indicações de oportunidades do marketing. É por isso que estabelecer relações fortes com o público é tão importante.

E o que não faltam são ótimas maneiras de colocar isso em prática. Principalmente com o auxílio da internet, existem várias ações que contribuem para construir bons relacionamentos com o público: interações nas mídias sociais, publicação de conteúdos relevantes, envio de e-mails marketing, entre outras.

Engajamento na comunidade local

Não é necessário elaborar planos de marketing mirabolantes para captar clientes. Basta pensar localmente e analisar o que está acontecendo na sua comunidade. Pequenas interações com outras empresas e pessoas influentes fazem toda a diferença na percepção da sua empresa pelos potenciais clientes.

Você pode patrocinar uma equipe de atletismo local, ser um dos apoiadores de um importante evento da região, fazer visitas a potenciais parceiros ou frequentar os mesmos locais que os seus potenciais clientes. Todas essas são ações de marketing que influenciam no momento de captar clientes.

Participação em eventos

Você já considerou palestrar em uma conferência do seu nicho de mercado? Ou então em expor sua empresa em um evento? Essas são ações que, quando impulsionadas pelo marketing, podem contribuir para captar clientes. Afinal, todas essas interações da sua empresa com o público geral servem para atrair a atenção de potenciais clientes.

Marketing interno

A sua empresa pode fazer marketing o tempo todo – independentemente das ações de marketing. E você pode contar com o auxílio de todos os seus funcionários nessa missão. Para isso, basta trabalhar ações de marketing interno que têm o objetivo de aumentar a satisfação dos funcionários e mostrar todo o valor que a sua empresa possui.

Talvez um dos funcionários da contabilidade conheça um potencial cliente do seu negócio e possa convencê-lo a efetuar uma compra. Essas ações são muito difíceis de serem monitoradas – mas podem ser responsáveis por dezenas de vendas ao longo do ano.

Criar buzz

Principalmente com o auxílio da internet e o seu potencial de viralização de conteúdos, criar um buzz em torno da sua marca também exerce uma função importante na captação de clientes. Uma simples publicação bem planejada pode levar a centenas (ou milhares) de curtidas e compartilhamentos nas mídias sociais – ampliando sua visibilidade e reputação no mercado.

Cupons, ofertas e promoções

Os cupons são um bom caminho para muitas empresas atraírem novos clientes. Trata-se de um grande incentivo de conduzir pessoas que ainda estão em dúvida sobre a compra a tomar uma decisão. Além disso, as ofertas e promoções são ações clássicas desenvolvidas pelo marketing com o objetivo de gerar resultados de vendas.

Você já sabia como o marketing te ajuda a captar clientes? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então descubra como resolver os desafios na captação de clientes.

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