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Como fazer análise de concorrência da sua empresa?

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Descubra como você pode fazer análise de concorrência da sua empresa e os benefícios dessa prática.

Fazer análise de concorrência é uma ótima prática para estimular o desenvolvimento do seu negócio. Se você disputa um lugar no mercado com outras organizações, por que não aprender com seus erros e acertos para aplicar mudanças capazes de potencializar os resultados alcançados, não é?

Imagine que você tenha um produto de ótima qualidade e cobre menos do que os líderes do mercado, mas enfrenta dificuldades para atrair os clientes. Talvez, observar as ações de marketing desenvolvidas pelos concorrentes possa ser uma ótima forma de encontrar ideias criativas para chamar a atenção dos potenciais clientes, não é?

É através dessas análises que você consegue identificar os pontos fortes e fracos do seu próprio negócio – além de descobrir quais são os seus diferenciais em relação às demais empresas do mercado. Todas as informações obtidas podem ser aplicadas de forma estratégica para desenvolver o seu negócio.

Para conseguir ter acesso a essas informações, é preciso saber exatamente como fazer análise de concorrência da sua empresa. Confira, neste artigo, como você pode colocar isso em prática.

Por que analisar a concorrência?

Levar uma empresa ao sucesso exige um esforço constante do empreendedor, certo? Com tantas mudanças ocorrendo diariamente no mercado, é muito importante analisar o posicionamento da empresa e a evolução dos resultados conquistados.

Uma das principais formas de compreender melhor o posicionamento de uma organização no mercado é fazer análise de concorrência. Isso permite não só conhecer melhor o cenário do mercado, mas, também, encontrar novas oportunidades e pontos de melhoria.

Veja quais são os principais motivos que reforçam a importância de fazer análise de concorrência:

Análise precisa do mercado

Analisar a concorrência permite que você tenha uma visão mais precisa sobre o mercado em que está atuando: características dos clientes, volume de vendas mensais, principais fornecedores, melhores canais de venda, estruturação de processos, ações de marketing desenvolvidas, crescimento das empresas ao longo dos anos, dificuldades enfrentadas, entre outras informações.

Se você está iniciando as atividades da sua empresa, nada mais efetivo do que aprender com organizações que já atuam no mercado, não é? Não se trata de uma busca para reproduzir todas as ações dessas empresas, mas, sim, aprender sobre o funcionamento do nicho para que você também possa obter sucesso.

Informações sobre os clientes

Para alcançar bons resultados de vendas, é fundamental satisfazer os seus clientes, certo? Principalmente para empresas que ainda não têm credibilidade no mercado, é preciso entregar uma experiência que supera as demais propostas existentes no mercado.

Portanto, fazer análise de concorrência permite conhecer melhor o seu público. Ao ver como as outras empresas atraem e conquistam os clientes, você tem a possibilidade de gerar experiências ainda mais satisfatórias.

Identificação de oportunidades

É muito provável que o mercado esteja repleto de oportunidades que ainda não foram notadas pelos seus concorrentes. Porém, para que você possa encontrá-las, é preciso reunir informações sobre o mercado – incluindo uma boa análise sobre as práticas adotadas pelos concorrentes.

Imagine que você esteja abrindo uma pizzaria na sua cidade e faça uma análise dos concorrentes. Quais são as oportunidades a explorar em relação às demais empresas? Talvez nenhuma das concorrentes utilize um aplicativo para facilitar o pedido, adote um programa de fidelidade eficiente ou tenha opções vegetarianas e veganas. Essas são algumas oportunidades que podem ser usadas para começar a conquistar um lugar nesse mercado.

Estudo sobre pontos fortes e fracos

Com base nos dados coletados dos concorrentes, você pode fazer uma análise dos pontos fortes e fracos da sua empresa em relação às demais empresas. Esse exercício permite trabalhar para melhorar os pontos fracos e ressaltar os pontos fortes para chamar a atenção do público.

Como fazer análise de concorrência da sua empresa?

Mas, então, como você pode fazer análise de concorrência da sua empresa para aproveitar os benefícios que acabamos de ver? Confira algumas dicas:

Saiba quem são os seus concorrentes

O primeiro passo para fazer análise de concorrência é saber exatamente quem são os seus concorrentes. Apesar de parecer um exercício simples, muitas empresas pecam nessa avaliação inicial sobre o mercado.

Nem todas as empresas do mesmo segmento de atuação do seu negócio são suas concorrentes, assim como nem todas as concorrentes atuam exatamente com o mesmo produto ou serviço que você. É preciso ir além dessa análise superficial e se colocar no lugar do cliente para compreender a decisão de compra.

Uma empresa que organiza festas de 15 anos não compete com outras que trabalha com eventos de outras finalidades. Porém, ela pode ter que competir com agências de viagens que oferecem pacotes personalizados para essa ocasião.

Defina objetivos

Apesar de ser necessário fazer uma análise completa dos concorrentes, é importante que você defina objetivos claros e faça pesquisas diferentes para cada ponto de análise. Veja quais são as análises mais comuns:

  • Atendimento ao cliente
  • Ambiente e estrutura física do negócio
  • Processos internos
  • Produtos e serviços comercializados
  • Canais de comunicação e vendas
  • Ticket médio obtido

Colete dados de fontes confiáveis

Para que a sua análise realmente produza os resultados esperados, é fundamental encontrar fontes de dados confiáveis sobre os concorrentes, certo? Caso contrário, você pode traçar planejamentos e estratégias com base em dados equivocados – produzindo um resultado distorcido.

Entre as principais formas de coletar dados confiáveis sobre as empresas concorrentes estão: pesquisa de mercado, sites corporativos, redes sociais, SEO, avaliações dos clientes, notícias da imprensa, ações publicitárias, opinião de parceiros ou funcionários antigos, entre outras.

Utilize ferramentas para ajudá-lo

Além das fontes de informações que vimos, também podem ser usadas outras ferramentas digitais para auxiliar no momento de fazer análise de concorrência: existem soluções que permitem o monitoramento das ações dos seus concorrentes na internet e geram ótimos insights sobre o comportamento dessas empresas.

E então, gostou das dicas para fazer análise de concorrência da sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima!

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