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Como definir os seus diferenciais da marca?

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Descubra como você pode definir os seus diferenciais da marca para se destacar em relação aos concorrentes no mercado.

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Você sabe quais são os seus diferenciais da marca? Em um mercado repleto de concorrentes, é preciso que a resposta para essa pergunta esteja muito clara. Afinal, são justamente esses diferenciais que devem guiar as ações executadas pelo seu negócio.

Construir uma marca forte é a chave indiscutível do sucesso no mundo dos negócios de hoje, e uma diferenciação robusta é essencial para criar uma marca poderosa e atraente. A diferenciação da marca é o meio pelo qual sua marca é diferenciada da concorrência, associando um aspecto de desempenho superior da sua marca a vários benefícios para o cliente.

Em termos de marca, a diferenciação pode estar relacionada a qualquer combinação das características físicas de seu produto ou serviço, à resposta emocional que sua marca aciona, aspectos de sua apresentação, preço, sua reputação e até a experiência do cliente da sua marca como um todo.

Existem várias maneiras de diferenciar sua marca. A habilidade consiste em desenvolver e aplicar a estratégia de diferenciação da marca mais eficaz de maneira a refletir adequadamente a personalidade, os valores, a promessa, a maneira de fazer as coisas e as principais características da sua marca.

Mas como definir os seus diferenciais da marca com eficiência? Entenda ao longo deste artigo.

Afinal, o que é diferenciação de marca?

De forma bem simples, os seus diferenciais da marca podem ser entendidos como uma estratégia de diferenciação em relação aos concorrentes que comercializam produtos ou serviços similares em seu mercado.

Atualmente, é quase impossível que exista uma marca sem concorrentes. E, se um empresário encontrar uma oportunidade de mercado que ainda não foi explorada, certamente não demorará muito para que surjam os primeiros concorrentes.

A única maneira de convencer seus clientes em potencial a decidir comprar de você, em vez de ir para esses concorrentes, é garantir que haja algo “diferente” em você. O valor que a sua marca consegue proporcionar faz toda a diferença neste instante.

Além de buscar uma diferenciação visual da marca, você precisa ter certeza de que tudo – desde os recursos do seu produto até a experiência do cliente e a reputação da sua empresa – tem valor para seus clientes.

As 3 perguntas para definir os seus diferenciais da marca

A definição dos seus diferenciais da marca pode começar com uma avaliação abrangente sobre sua empresa e os elementos sobre sua marca que já são diferentes do que está sendo oferecido por seus concorrentes. Além disso, faça uma boa pesquisa de mercado para realmente compreender o que as outras empresas estão oferecendo ao público.

Com base nisso, você pode criar uma lista de vários elementos de diferenciação da sua marca em relação ao restante do mercado. Após isso, faça as seguintes perguntas:

1. É autêntico?

Os seus diferenciais da marca devem demonstrar aspectos importantes da sua marca – seja a maneira única como você faz negócios ou um mix de produtos diferenciado. Em outras palavras, trata-se de algo que não pode ser fabricado ou replicado por outras empresas.

A autenticidade é um fator chave nesse momento. Se um concorrente se tornou popular por uma forma específica de interação nas redes sociais, você não pode simplesmente tentar copiá-lo. É preciso buscar a própria identidade do seu negócio.

2. É relevante?

Pode ser fácil encontrar vários pontos de diferenciação entre você e seus concorrentes – mas isso não significa que todos sejam valiosos. Se a maneira como você se distingue de outras marcas não importa para o seu público, isso não aumenta suas oportunidades de negócios. Pense cuidadosamente sobre com o que você deseja que seus clientes o associem ao escolher estratégias de diferenciação de marca.

3. É facilmente identificável?

Por fim, você certamente deseja que os diferenciais da marca sejam facilmente notados, não é? Por exemplo, é fácil se diferenciar em seu logotipo, nome da marca e esquema de cores, porque é algo que seus clientes podem ver todos os dias.

Por outro lado, simplesmente dizer às pessoas que seus produtos são melhores do que as outras opções no mercado é algo que é muito mais difícil de provar. Quando se trata de diferenciação de marca, geralmente é uma boa ideia começar de maneira simples e visual.

Você gostou das dicas para definir os seus diferenciais da marca? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Em breve você vai descobrir por que investir na identidade visual do seu negócio.

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