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Você explora bem o marketing na sua empresa?

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Será que você explora bem o marketing na sua empresa? Confira neste artigo as principais estratégias que você pode utilizar.
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Saber como explorar o marketing na sua empresa é um dos aspectos mais importantes para o sucesso no mercado. Em meio a inúmeros projetos surgindo a todo instante, é preciso saber como mostrar ao mercado que você tem uma boa solução em mãos e pode suprir as necessidades dos seus clientes.

Mais do que isso, uma boa estratégia de marketing melhora a percepção sobre a sua marca no mercado – impactando positivamente no momento de atrair a atenção de investidores. Ou seja, o desenvolvimento da sua marca passa diretamente pelo sucesso das ações de marketing desenvolvidas.

Entretanto, muitos empreendedores não sabem como explorar corretamente todo o potencial do marketing na sua empresa. Neste artigo, veremos como você pode colocar em prática ações realmente eficientes.

Principais tipos de marketing

Muito se fala sobre o marketing digital, que reúne ótimas ferramentas para uma empresa ampliar a visibilidade sobre o seu negócio e conquistar autoridade no mercado. Porém, é preciso compreender que existem vários tipos de marketing que podem ser combinados para alcançar resultados ainda melhores. Veja quais são os principais deles:

Marketing direto

O marketing direto reúne ações que atingem o público de forma direta – tanto para conquistar novos clientes quanto para fidelizar aqueles já existentes. Entre as estratégias do marketing direto estão o envio de mala direta, abordagem pessoal e telemarketing.

Marketing indireto

Você já reparou como em alguns filmes ou novelas os personagens aparecem utilizando determinadas marcas de produto? Trata-se de uma forma mais sútil de mostrar um produto, mas com grande capacidade de melhorar a percepção em relação à sua marca.

Endomarketing

O endomarketing é o conjunto de estratégias voltadas para dentro da própria empresa. O seu objetivo é atender às expectativas dos colaboradores – criando uma ótima percepção em relação à sua organização e um bom ambiente de trabalho. Geralmente, essas ações fazem com que funcionários satisfeitos falem bem da sua marca fora da empresa.

Marketing de exclusividade

As ações do marketing de exclusividade buscam criar uma boa relação com um público restrito, que costuma se sentir privilegiado com a possibilidade de ter acesso ao seu produto ou serviço. Um ótimo exemplo disso é um baile de gala para o lançamento de um novo produto ou a confecção de uma linha premium com unidades limitadas.

Marketing de fidelização

O marketing de fidelização tem o objetivo de fidelizar os clientes que consomem da sua marca através de ações que incentivam o reconhecimento do valor das suas soluções. É com essas ações que a Apple reúne vários adoradores que não hesitam em recomendar a marca para os seus amigos, por exemplo.

Inbound marketing

O inbound marketing tem a proposta de atrair potenciais clientes e prepará-los para o momento da venda. Em vez de ficar limitado aos clientes que já sabem que desejam comprar o seu produto, você pode identificar aqueles que demonstram interesse pelo assunto e têm um problema a ser solucionado – trabalhando para que eles se tornem consumidores.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o braço direito do inbound marketing. Essa estratégia funciona por meio da criação de conteúdos relevantes para a sua audiência – contribuindo na atração de pessoas interessadas e na nutrição de bons relacionamentos, que levam ao momento da compra.

Marketing na sua empresa: como escolher o melhor para seu negócio?

O marketing na sua empresa não precisa ficar limitado a apenas uma das estratégias que acabamos de ver. Você pode combinar diversas ações para obter um desempenho ainda mais positivo – adequando a abordagem conforme o perfil do seu cliente e as características da sua empresa.

Para acertar na escolha das melhores abordagens, é fundamental identificar os canais de comunicação mais utilizados pelo seu público e reconhecer as principais características da sua solução. Se o produto da sua empresa é um aplicativo para smartphone com venda direta para o consumidor final, o melhor caminho seria conduzi-lo através de ações realizadas na internet.

Por outro lado, uma empresa que comercializa um aplicativo para smartphone voltado para grandes empresas poderia se beneficiar de reuniões presenciais para apresentar todos os atributos dessa solução – além de utilizar o marketing digital para construir autoridade no mercado. Ou seja, a combinação entre várias estratégias pode gerar ótimos resultados.

Tendências e oportunidades de marketing para empresas

O principal erro cometido quando falamos sobre marketing nas empresas é a tentativa de reproduzir estratégias que fizeram sucesso em outras empresas sem realizar adaptações ao seu contexto. É preciso considerar o orçamento que você tem disponível, as características da sua solução e o perfil do seu cliente para articular as melhores ações.

Para ajudá-lo a fazer essa análise, vamos abordar as principais tendências e oportunidades de marketing na sua empresa que você pode aproveitar:

  • Programa de indicação. Essa estratégia incentiva que os seus clientes recomendem a sua solução para os amigos em troca de uma recompensa – o que se torna muito eficiente pela confiança que as pessoas costumam ter sobre as indicações pessoais.
  • Produza conteúdos focados no seu público. Uma estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para que a sua empresa seja encontrada nos mecanismos de busca e crie uma ótima percepção no público. Para isso, você deve segmentar a comunicação para alcançar exatamente o seu cliente ideal.
  • Participe de feiras. Saindo do mundo digital, é sempre uma boa ideia participar de feiras de negócio para aumentar a visibilidade da sua marca, encontrar bons parceiros e atrair potenciais clientes.
  • Observe os seus concorrentes. Uma ótima forma de assimilar as melhores práticas de marketing na sua empresa é observar como os seus concorrentes conseguem atrair clientes. Utilize isso como base para articular ações ainda melhores.
  • Prepare o terreno. Não se esqueça de criar um site responsivo com informações necessárias sobre a sua empresa, soluções, formas de contato e que incentivem a compra. Todas as suas ações de marketing levarão a essa página – portanto, é essencial que ela seja atrativa para conduzir o cliente a solicitar um orçamento ou realizar uma compra.

E então, você explora bem o marketing na sua empresa? Quais das estratégias que vimos ao longo do artigo você já utilizou? Deixe o seu comentário!

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