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Ano novo, metas novas: como definir objetivos para o negócio que sejam possíveis?

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Confira ótimas dicas para definir objetivos para o negócio que sejam possíveis de alcançar durante o próximo ano de operações.

Você já traçou os objetivos para o negócio alcançar durante o próximo ano? Assim como as pessoas fazem promessas e planejam mudanças na virada do ano, as empresas também podem aproveitar esse momento para traçar novas metas. O sucesso das atividades pode iniciar com esse planejamento inicial.

Apesar de parecer um momento simbólico, a virada do ano é o momento ideal para traçar novos planos para o futuro. Afinal, muitas empresas entram em recesso, dão férias coletivas para os funcionários ou simplesmente diminuem o ritmo das operações. Com menos preocupações, o empresário tem o tempo necessário para refletir sobre o futuro do negócio.

Quais são os objetivos para o negócio que você busca para o próximo ano? As metas podem incluir a consolidação da marca no mercado, a expansão do mercado consumidor, a abertura de uma filial, o aumento do volume de vendas, a reestruturação dos processos internos, entre diversas outras. Seja quais forem os principais objetivos, o primeiro passo é traçar um bom planejamento.

Você quer entender melhor como colocar em prática a definição dos objetivos para o negócio? Então confira neste artigo como você pode iniciar o ano com novas metas para o crescimento da sua empresa.

A importância das metas para o crescimento

Muito se fala sobre traçar metas para as organizações, mas vários empreendedores não dão a atenção devida a esse processo por não compreenderem a real importância das metas no crescimento da empresa. Você já parou para refletir sobre a diferença que existem em operar com objetivos claros?

Uma empresa sem metas traçadas pode buscar ao máximo dar o seu melhor, mas não sabe exatamente onde deseja chegar. Por conta disso, o seu crescimento pode ficar limitado. Já uma empresa que possui metas claras pode focar todas as suas ações nesse objetivo – otimizando os resultados.

Para que isso fique bem claro, vamos entender os fatores que ressaltam a importância das metas empresariais:

  • Foco. Traçar metas permite que os objetivos para o negócio estejam muito claros. Todo o tempo e recursos da empresa podem ser investidos para essa finalidade – sem se perder com distrações.
  • Prazo. As metas devem vir acompanhadas de um prazo para conclusão. Por conta disso, você pode garantir que a sua empresa alcance seus objetivos em menos tempo.
  • Praticidade no dia a dia. Depois de definir metas e dividi-las em pequenas tarefas, as atividades do dia a dia se tornam mais intuitivas para todos.
  • Planejamento. Com base nas metas traçadas, é possível desenvolver todo o planejamento da empresa. A partir disso se torna possível buscar habilidades, profissionais, parcerias e recursos necessários para colocar os planos em prática.
  • Motivação. Manter a motivação da empresa em alta é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Traçar metas e conseguir cumpri-las gera um grande senso de realização – elevando a motivação de todos.

Como definir objetivos para o negócio que sejam possíveis?

Agora que entendemos melhor a importância das metas empresariais, é preciso descobrir como definir objetivos para o negócio que sejam possíveis de alcançar. Afinal, de nada adianta traça uma meta de aumentar as vendas em 200% quando não existe um bom planejamento que leva a isso. Em vez de gerar resultados positivos, essas metas impossíveis podem levar à desmotivação de todos.

Para ajudá-lo a entrar no ano novo com metas novas, preparamos um passo a passo para definir objetivos para o negócio. Confira:

1. Faça uma análise do ano passado

Quando você inicia um processo de planejamento para o ano novo, é preciso considerar que você tem uma ótima fonte de dados em mãos: todo o desempenho da empresa no ano anterior. Ou seja, fazer uma análise dos resultados conquistados durante o ano é um ótimo primeiro passo para traçar objetivos para o negócio.

As metas do ano passado foram alcançadas? Quais foram os pontos positivos apresentados pela empresa? E quais foram as principais dificuldades enfrentadas? Essa análise pode incluir uma combinação entre dados objetivos e a observação feita sobre os aspectos subjetivos que foram relevantes no período.

2. Entenda o que você pode melhorar

Após feita uma análise inicial, você precisa buscar pelos pontos que pode melhorar para o ano novo. Afinal, cada empresa possui necessidades muito particulares. Enquanto uma organização precisa dar atenção às suas campanhas de marketing, outro negócio precisa otimizar a gestão de estoques ou a fidelização de clientes.

Para que você consiga visualizar exatamente quais são os objetivos para o negócio que as suas novas metas devem contemplar, pode utilizar algumas técnicas de avaliação:

  • Análise SOWT: consiste em uma avaliação sobre os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças a sua empresa.
  • Benchmarking: é uma estratégia de observação das outras empresas que atuam no seu nicho para identificar oportunidades de melhoria na sua empresa.
  • Pesquisa de mercado: além de avaliar os concorrentes, você também pode buscar mais informações sobre clientes, fornecedores e parceiros.

3. Estipule objetivos para o ano novo

Depois de fazer uma avaliação sobre os pontos de melhoria, é o momento de estipular objetivos para alcançar no próximo ano de atividades. Para colocar isso em prática, será necessário considerar todas as informações que foram levantadas até o momento – criando um plano estratégico personalizado para o seu negócio.

Para uma empresa que tem dificuldade na fidelização de clientes, o objetivo pode incluir ações com foco na retenção. Já para uma organização que busca expandir o mercado consumidor será preciso incluir objetivos de atração do público e aumento das vendas. Além desses fatores específicos, também é preciso manter o foco no crescimento – com objetivos de reduzir custos, aumentas vendas, buscar a inovação, entre outros.

4. Trace metas realistas

Por fim, você deve pegar os objetivos traçados e transformá-los em metas realistas. Se o objetivo é aumentar o volume de vendas, é preciso pensar como isso será colocado em prática. Você pode aumentar o tráfego qualificado, otimizar ações de marketing, expandir o mercado consumidor, modificar o mix de produtos, entre outras possibilidades.

Entretanto, traçar metas realistas requer uma atenção especial. É preciso considerar que essas metas devem ser claras, reais e atingíveis – reunindo as seguintes características:

  • Específicas
  • Mensuráveis
  • Alcançáveis
  • Relevantes
  • Temporais

E então, você gostou das dicas para definir objetivos para o negócio? Está pronto para iniciar o ano novo com novas metas? Deixe o seu comentário!

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