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Como medir o retorno do público em uma validação de ideia?

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Entenda como você pode estruturar um planejamento para medir o retorno do público em uma validação de ideia.

A validação de ideia é um processo fundamental antes de colocá-la em prática. Isso pode ser aplicada para abrir uma empresa, lançar um novo produto, expandir as atividades da empresa, implementar um sistema interno, entre outros projetos.

Em vez de investir o seu tempo e dinheiro no incerto, buscar a opinião do público para verificar a viabilidade parece mais vantajoso, não é mesmo? Porém, nesse processo de validação, é essencial saber como medir o retorno do público.

Neste artigo veremos como medir o retorno do público em uma validação de ideia. Acompanhe.

O que é validação de ideia?

A validação de ideias é um processo pelo qual você determina se a sua ideia de negócio tem uma boa chance de sucesso no mercado. Você deseja ter certeza razoável de que há um apetite por sua oferta antes de dedicar grandes quantidades de tempo ou dinheiro para criar algo que ninguém comprará.

Embora a validação de uma ideia não seja uma garantia de sucesso futuro, o processo criará confiança no seu produto. Ao mesmo tempo, você reúne novos insights e comentários úteis sobre como seu projeto pode ser aprimorado.

Por que devo validar ideias?

A validação de ideias fornece uma prova de conceito que o ajudará a criar seu plano de negócios, novo produto, campo de investimento ou estratégia no mercado. A validação de ideia também pode evitar que você aplique recursos em um produto mal concebido ou desnecessário. Em outras palavras, a validação de ideia:

  • Poupa tempo
  • Economiza dinheiro
  • Reúne feedback útil de clientes em potencial para ajudar a melhorar o produto
  • Constrói confiança na ideia
  • Ajuda você a entender melhor seu mercado-alvo

Como medir o retorno do público no processo de validação de ideia?

Após estruturar sua ideia, construir um protótipo e apresentá-la ao público, é importante que você saiba medir o retorno obtido. Para isso, você pode seguir as seguintes dicas:

1. Defina sua persona

Como o primeiro passo da pesquisa do usuário, você deve definir sua persona. Sua persona é uma pessoa específica que representa seu público-alvo. Você pode criar quantas personas quiser. Mas lembre-se que você dificilmente terá tempo para validar adequadamente em mais de três grupos de usuários.

Depende de você a profundidade da definição de sua persona. Você pode incluir quantos detalhes desejar, incluindo interesse, informações pessoais, etc. No entanto, a principal características que você precisa definir é qual é o problema vivido pela persona e como seu produto pode ajudá-la.

2. Criar uma proposta de valor

Normalmente, no ponto de partida, uma ideia de negócio pode seguir várias direções. Você pode ter vários grupos-alvo em potencial, várias formas de uso e mais de um modelo projetado. Escolher o caminho certo pode parecer um jogo de adivinhação nesta fase.

Para resolver esse problema, é importante criar uma proposta de valor. Ou seja, questione-se: como você pode gerar valor para o público com a sua ideia? A partir disso, você pode direcionar os seus esforços para colocar isso em prática.

3. Defina sua hipótese

Uma hipótese é usada para testar suas suposições. Você forma suposições com base em um determinado problema e, a princípio, presume que elas sejam verdadeiras. Pressupostos com alto risco e aqueles sobre os quais você tem pouco conhecimento devem ter maior prioridade.

Você pode ter quantas hipóteses quiser e seu objetivo deve refutá-las em vez de validá-las. Se você não puder refutá-los, terá certeza de que eles são válidos.

Imagine que você esteja desenvolvendo um novo aplicativo para facilitar o controle financeiro de pet shops. Será preciso elaborar hipóteses com base nos problemas que você imagina que esse público vivencia. Porém, você só terá certeza disso após finalizar o processo de validação de ideia.

4. Crie seu plano de pesquisa

Criar um plano de pesquisa ajudará a estruturar todo o processo de pesquisa do usuário. Neste plano, você precisa esclarecer como validará as características hipotéticas do seu público-alvo que você definiu. Você precisa pensar sobre o seguinte:

  • Que perguntas você está tentando responder com base em sua tela de hipóteses e proposições de valor?
  • De quem você pode obter essas respostas?
  • Quais ferramentas você usará para obter suas respostas?
  • Como você alcançará seu grupo-alvo com suas ferramentas?

Ao projetar seu plano de pesquisa, é necessário levar em consideração seus recursos, o prazo e o dinheiro que você possui. Naturalmente, mais tempo e dinheiro significam pesquisas mais aprofundadas.

Um mau plano de pesquisa pode comprometer todo o processo de validação e levar à falha do produto. Não fazer as perguntas certas, não usar as ferramentas certas e chegar a conclusões erradas pode resultar em um resultado falso. Por isso, é importante ter muita atenção nesta etapa.

5. Converse com seus usuários pessoalmente

Chegou a hora de coletar alguns comentários em primeira mão. Vá lá e converse com seus usuários. Se você tem seu plano de pesquisa, deve saber exatamente com quem deseja conversar, o que deseja perguntar e como irá solicitá-los.

O que você escolher deve depender do seu público-alvo e das perguntas que você deseja fazer. Por exemplo, se você segmentar idosos, pesquisas online podem não ser a melhor opção. Se você deseja saber mais sobre as emoções do seu público-alvo, as perguntas abertas são uma escolha melhor, que funcionam melhor durante entrevistas profundas.

As combinações são infinitas, e você deve estar realmente consciente ao montar sua combinação de métodos.

6. Analise os dados de pesquisa do usuário

Depois de ter todos os seus dados, você deve criar um resumo adequado de suas descobertas. Você precisa entender seus dados para saber exatamente quais devem ser seus próximos passos.

Ao analisar, você deve procurar:

  • Principais padrões e temas
  • Pontos que apoiam ou refutam as descobertas em comparação com hipóteses
  • Resultados surpreendentes
  • Resposta emocional dos usuários
  • Histórias interessantes dos usuários

Você gostou das dicas para medir o retorno do público em uma validação de ideia? Descubra neste artigo como você pode validar uma ideia de negócio com baixo orçamento.

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