Uma das tarefas mais difíceis encaradas pelos empresários é garantir que sua empresa seja vista pelos potenciais clientes. E esse é um problema ainda mais recorrente para negócios que estão dando seus primeiros passos no mercado e não possuem reputação entre o público. Em meio a tantas outras empresas disputando espaço, é preciso conseguir se destacar.
A verdade é que ser visto pelos seus potenciais clientes é o primeiro passo para fechar mais vendas. Um negócio que não é notado dificilmente consegue captar novos clientes. E isso pode comprometer sua rentabilidade. Quanto mais pessoas conhecem sua marca, maiores são as chances de atrair a atenção de pessoas com interesse nos seus produtos ou serviços.
A boa notícia é que existem diversas estratégias que podem ser adotadas para aumentar a visibilidade de uma empresa entre os potenciais clientes. Vamos descobrir quais são elas?
9 estratégias para ser notado pelos potenciais clientes
1. Pesquise seus concorrentes e descubra quem são seus clientes
Você quer ser visto pelos potenciais clientes mas não sabe a melhor abordagem? Uma maneira fácil de descobrir que tipo de campanha de marketing funciona é pesquisando concorrentes em seu setor.
Esse esforço lhe dará algumas ideias a serem seguidas para suas próprias campanhas. Além disso, também revelará oportunidades que não estão sendo aproveitadas pelos concorrentes. Não há nada de errado em se inspirar nos seus concorrentes. Porém, você sempre deve buscar superá-los.
2. Explore os anúncios segmentados
Muito mais barato do que a maioria dos métodos de publicidade, os anúncios segmentados do Facebook e do Google podem ser seus grandes aliados para atrair potenciais clientes.
A maior parte das propagandas do “mundo real” só alcança quem passa pelo seu outdoor ou assiste o comercial da sua empresa na televisão. Porém, os anúncios segmentados na internet podem alcançar as pessoas com maior probabilidade de precisar de seu produto ou serviço com base na localização geográfica e demográfica, interesses e atividades de navegação.
3. Use suas mídias sociais de forma inteligente
Muitas empresas usam suas contas nas mídias sociais simplesmente para promover sua própria empresa. Porém, esse é um grande erro no processo de captar os potenciais clientes. O segredo está em publicar postagens relevantes, criar artigos interessantes, responder às perguntas dos clientes, entre outras interações pertinentes para o público. O objetivo é transmitir a ideia de que você é uma referência no seu mercado e realmente se importa com os seus seguidores.
4. Invista no marketing de afiliados
O marketing de afiliados existe desde os primórdios da web e ainda é uma tática negligenciada, mas altamente eficaz, de aumentar o reconhecimento da sua marca. A lógica dessa estratégia é bem simples: você paga a outras pessoas e empresas para que elas direcionem tráfego para a sua página – conseguindo atrair visitantes que estão espalhados por diversos outros portais da internet.
5. Crie conexões com outros empresários
Mesmo que você não venda diretamente para outras empresas, criar uma boa conexão com outros empresários da sua região ou do seu nicho de mercado pode ajudá-lo a ser visto pelos potenciais clientes. Todas participações em eventos ou parcerias contribuem para a visibilidade do seu negócio – mesmo que de uma forma indireta.
6. Conecte-se com os influenciadores certos
Engajar-se com grandes personalidades do seu setor pode ser uma maneira extremamente eficaz de obter uma visibilidade mais ampla. Afinal, se você conseguir chamar a atenção de um líder de pensamento ou um influenciador, você terá a chance de capturar seus fãs e amigos, além de estabelecer confiança e credibilidade.
Procure conhecer os blogueiros ou empreendedores que são influenciadores no seu mercado. Uma simples menção à sua empresa em um de seus stories do Instagram já pode ser responsável por um bom volume de visitas nas suas páginas.
7. Publique conteúdo relevante no blog da empresa
Você mantém a prática de publicação contínua de conteúdos no blog da sua empresa? Essa é uma estratégia que ajuda a sua empresa a ser notada pelos mecanismos de busca e ainda contribui com a construção de autoridade no mercado. Trata-se de uma forma muito eficiente de ser notado pelos potenciais clientes em longo prazo.
Esses conteúdos não precisam ser autopromocionais – e nem deveriam ser. Eles devem oferecer um contexto sobre o motivo pelo qual seu produto ou serviço é importante, sugerir as melhores maneiras de resolver os problemas do seu cliente, transmitir informações úteis e inspirar as pessoas a continuarem acompanhando a sua empresa na internet.
8. Aproveite os depoimentos dos clientes
Você já estava em busca de um produto na internet e tomou a decisão de compra após ler diversos depoimentos de clientes satisfeitos (ou insatisfeitos)? Essas informações são cada vez mais valorizadas pelo público. Por isso, explorar os depoimentos de seus clientes atuais contribui para atrair novos consumidores.
Depoimentos que seus clientes deixam são elementos-chave de conteúdo, pois são comentários imparciais que levam os visitantes a comprar. Eles ajudam a estabelecer credibilidade e conquistar a confiança de seus potenciais clientes. No entanto, apenas publicar os depoimentos de seus clientes no seu website não é suficiente para atrair mais clientes. É preciso criar destaque para essas informações e torná-las acessíveis.
9. Crie recompensas por indicações
Um programa de indicações deve fazer parte da estratégia de aquisição de clientes da sua empresa. Isso ajudará você a atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, ajudará seus clientes atuais a se beneficiar disso. Um ótimo exemplo disso é recompensar uma indicação com um desconto que beneficia os dois consumidores envolvidos.
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