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8 indicadores de que sua gestão pode ser melhorada

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Conheça 8 indicadores de que sua gestão pode ser melhorada e compreenda como agir para colocar o seu negócio no caminho do crescimento.

Será que a sua gestão pode ser melhorada? Mesmo quando as operações parecem estar funcionando, podem existir pequenos pontos que podem ser otimizados para criar as condições ideais para o crescimento do seu negócio.

Um dos maiores desafios do crescimento de empresa é planejar e implementar a estratégia de gerenciamento de uma empresa. É preciso uma grande habilidade, conhecimento e trabalho duro.

Você tem dificuldade em aumentar os resultados de vendas? Os clientes que compram seus produtos não costumam voltar para comprar novamente? Os funcionários estão desmotivados? As finanças não estão saudáveis? Ou então você se sente inseguro para tomar as decisões de gestão?

Todos esses são indicadores de que sua gestão pode ser melhorada. Descubra neste artigo quais são os principais indícios de que você pode alcançar resultados ainda melhores com a sua empresa.

Sinais de que a sua gestão pode ser melhorada

1. Sua equipe não consegue mais os resultados desejados

Você provavelmente trabalhou horas extras e investiu todas as suas habilidades e experiência para formar uma equipe produtiva. Talvez tenha funcionado bem por um período de tempo, mas você começou a perceber uma queda contínua nos últimos meses.

Esse é um indicativo de que você pode melhorar a gestão de pessoas na sua empresa. Talvez seja uma questão de motivar os funcionários e engajá-los para bater as metas propostas. Ou talvez sua equipe precise simplesmente de uma nova metodologia para acompanhar as mudanças nas condições do mercado ou novos concorrentes.

2. Suas metas de negócios mudaram

Se sua empresa está progredindo, você obviamente está no caminho certo e precisa prestar atenção apenas na forma como escala o seu negócio. Existem vários tipos de fatores de crescimento, mas os mais comuns são lançamentos de novos produtos e expansão para novos mercados. Em cada caso, é essencial alterar suas metas de negócios, pois você tem um enorme potencial de crescimento.

Isso também requer as alterações na sua estratégia de gestão, porque todos os processos de negócios precisam ser alinhados. Você deve adicionar novos elementos à equação, calculando, assim, a demanda por custos extras, força de trabalho adicional, procedimentos administrativos e todos os outros recursos que podem mudar quando você definir metas de negócios mais ambiciosas.

3. A empresa está desatualizada tecnologicamente

Você sente que seus concorrentes estão obtendo vantagens por usar tecnologias mais avançadas? Esse é um grande sinal de que a sua gestão pode ser melhorada.

As tecnologias da informação evoluem tão rapidamente que as organizações geralmente precisam atualizar seus sistemas ou mudar para um software novo. Embora possa ser demorado e complexo, tente enxergar isso como uma oportunidade de promover melhorias em toda estrutura organizacional.

E isso vale para todas as áreas do seu negócio: desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente, ações de marketing, gestão financeira, controle do estoque, gestão de pessoas, contabilidade, entre outras.

4. Falta de padrão de trabalho

A padronização de um processo define de maneira formal a melhor maneira de executar uma determinada atividade. Mas isso requer tempo, disciplina e habilidades.

Sem padronização, corremos o risco de que todos procedam de acordo com sua experiência passada ou com o que ele prefere fazer naquele momento. Não surpreendentemente, isso reduz a qualidade de todas as rotinas internas de uma organização. 

5. Barreiras entre diferentes departamentos

Você já notou uma resistência na colaboração entre os diferentes setores? Esse é outro sinal de que sua gestão pode ser melhorada para incentivar um trabalho em equipe mais eficiente.

Este é um problema comum a muitas organizações. O trabalho diário em equipe multifuncional pode estimular as pessoas a coordenar suas atividades e identificar oportunidades de crescimento. Mas muitas empresas não conseguem implementá-lo com sucesso.

6. Os resultados de vendas pararam de crescer

O objetivo de qualquer empresa é elevar seus resultados de vendas mês após mês. Quando isso deixa de acontecer, talvez seja um sinal de que sua gestão pode ser melhorada.

Revise as ações de marketing e vendas para identificar por que razões as vendas pararam de subir. Além disso, também pode ser uma ótima ideia conversar com seus clientes ou potenciais clientes para entender melhor quais são suas maiores objeções.

7. Problemas na fidelização de clientes

Imagine que você inicie um novo empreendimento com o pé direito. Logo no primeiro mês, dezenas de clientes consomem seus produtos ou serviços. Porém, essa procura inicial começa a cair e torna-se cada vez mais difícil atrair novos clientes.

Uma boa explicação para isso é a ineficiência na fidelização dos clientes. Afinal, os clientes fiéis sempre voltam para consumir novamente – gerando uma renda recorrente. Já as empresas que dependem apenas de novos clientes possuem custos maiores e enfrentam dificuldades em manter os resultados de vendas em longo prazo.

8. Dificuldade em manter o fluxo de caixa equilibrado

Uma análise financeira pode ser a melhor forma de identificar quando a sua gestão pode ser melhorada. Afinal, todos os problemas que avaliamos ao longo deste artigo geram um impacto direto sobre as finanças.

A falta de dinheiro em caixa pode ser tanto a causa como a consequência de falhas na gestão do negócio. Quando a lucratividade começa a cair (ou, ao menos, deixa de crescer ao longo dos meses), é preciso acender o sinal de alerta e investigar o que está acontecendo.

As receitas estão caindo? Ou as despesas estão subindo? Com base nesse primeiro diagnóstico, você tem condições de se aprofundar na resolução desse problema. A partir disso, será possível tomar as ações necessárias para colocar a empresa de volta no caminho correto.

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