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8 ferramentas de gestão que facilitam o dia a dia de qualquer negócio

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Conheça 8 ferramentas de gestão que facilitam a o dia a dia de qualquer negócio.
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Administrar uma empresa é uma tarefa repleta de desafios, não é? Para conseguir lidar melhor com toda a complexidade de liderar um negócio, muitos gestores optam pelo uso das ferramentas de gestão. Essas ferramentas são fundamentais para otimizar a rotina de tarefas e elevar a produtividade de toda a empresa.

Um empresário lida diariamente com reuniões, negociações, resolução de problemas, atividades operacionais e tomadas de decisão. Em meio a tantas atividades, não é incomum os casos em que o empresário não consegue gerenciar adequadamente o negócio. Quando isso acontece, as atividades vão acontecendo de modo automático – e nem sempre os resultados alcançados são aqueles almejados.

Com o auxílio das ferramentas de gestão, torna-se mais prático dar atenção a todos os processos da empresa. Confira ao longo deste artigo 8 ferramentas de gestão que facilitam a o dia a dia de qualquer negócio.

Estão disponíveis muitas ferramentas de gestão que têm o objetivo de facilitar o dia a dia de uma empresa. Cada uma delas possui objetivos e metodologias próprias que podem se adaptar a qualquer negócio. Basta definir quais delas podem gerar mais valor dentro da sua organização.

Veja as 8 ferramentas de gestão que você precisa conhecer para facilitar as atividades do seu negócio:

1. Análise SWOT

A análise SWOT é uma das ferramentas de gestão mais conhecidas e utilizadas pelos empresários brasileiros. Trata-se de uma ferramenta com o objetivo de otimizar o planejamento estratégico através de uma avaliação sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização:

  • Strengths (forças): é o conjunto de pontos fortes que uma empresa tem – gerando vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
  • Weaknesses (fraquezas): são os pontos fracos de uma empresa em relação aos concorrentes que precisam ser corrigidos.
  • Opportunities (oportunidades): é uma análise das oportunidades que o mercado oferece para a empresa.
  • Threats (ameaças): reúne informações sobre as dificuldades que podem ser encontradas no mercado.

2. Canvas

O Canvas é uma ferramenta de gestão com a finalidade de criar uma visão mais global sobre o negócio. Dessa forma, é possível otimizar os esforços da empresa para alcançar resultados mais positivos com o público.

Na prática, o Canvas é um mapa visual pré-formatado em nove blocos:

  1. Proposta de valor
  2. Segmento de clientes
  3. Canais
  4. Relacionamento com clientes
  5. Atividade-chave
  6. Recursos principais
  7. Parcerias principais
  8. Fontes de receita
  9. Estrutura de custos

3. Matriz BCG

A matriz BCG é uma técnica para seleção de estratégias baseada no estudo da participação no mercado e na análise do portfólio de produtos. Para colocar essa metodologia em prática, todos os produtos do mix da empresa podem ser classificados em quatro grupos diferentes:

  • Estrelas: negócios com boa participação no mercado, altas taxas de crescimento e ótimo potencial de lucratividade.
  • Pontos de interrogação: negócios com participação pequena no mercado, altas taxas de crescimento e retorno incerto.
  • Vacas leiteiras: negócios com alta participação em mercados estáveis, pequenas taxas de crescimento e retorno financeiro constante.
  • Abacaxis: negócios com pequena participação no mercado, pequenas taxas de crescimento e baixo potencial.

4. 5W2H

O 5W2H é um plano de ação com foco em ajudar os empresários a tirarem as suas ideias do papel. Para isso, é realizado um checklist de atividades, prazos e responsabilidades baseados em 7 perguntas:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?)
  • Who (por quem será feito?)
  • How (como será feito?)
  • How much (quanto vai custar?)

5. Benchmarking

O benchmarking é uma das ferramentas de gestão de fácil aplicação e grande retorno para um negócio. Trata-se de uma análise da concorrência para realizar comparações com o seu próprio negócio – encontrando aspectos que podem ser melhorados para superar os concorrentes.

O foco do benchmarketing pode ser muito variado: retorno do investimento, indicadores de produtividade, práticas de marketing, atendimento ao cliente, gestão dos custos, entre vários outros. Ao analisar os pontos fortes dos concorrentes em relação a um fator específico, você cria uma nova visão sobre o seu negócio.

6. Princípio de pareto 80/20

O princípio de pareto é uma das ferramentas de gestão mais importantes para aumentar a produtividade de uma organização. Trata-se da atribuição de prioridades para solucionar problemas ou realizar atividades no dia a dia. Quando o foco está nas prioridades corretas, é possível alcançar resultados muitos superiores aplicando um mesmo esforço.

A lógica do princípio de pareto é localizar as causas mais importantes que geraram um problema para solucionar o que realmente importa. Dessa forma, é possível atuar somente em 20% das causas para gerar 80% dos resultados.

Em vez de perder semanas de trabalho para refazer todo o site da empresa para solucionar o baixo tráfego de visitantes, talvez fosse possível resolver o problema apenas trocando alguns botões de lugar e tornando a navegação mais leve. Em menos tempo, seria possível resolver o problema de forma mais eficiente.

7. CRM ― Customer Relationship Management

Entre as ferramentas de gestão digitais, o CRM possui um grande destaque nas empresas brasileiras. Esse software é especializado na construção de bons relacionamentos com o público – aumentando as chances de conduzir os usuários que se relacionam com a empresa ao fechamento de uma compra.

Esse sistema armazena dados e informações importantes dos clientes e serve como base para as atividades desenvolvidas pelos setores de marketing e vendas. Quanto mais precisas são as informações sobre um cliente, mais fácil se torna atendê-lo com qualidade e fidelizá-lo.

8. ERP ― Enterprise Resource Planning

Um ERP é uma solução digital com o objetivo de integrar a gestão de toda a organização. Em uma mesma plataforma são trabalhadas informações dos mais diversos setores: comercial, financeiro, contábil, estoque, marketing, gerencial, entre outros. Através do seu uso, torna-se mais fácil e prático ter acesso às informações realmente relevantes sobre o negócio para basear a tomada de decisão.

Você já conhecia essas 8 ferramentas de gestão que facilitam a o dia a dia de qualquer negócio? Quais delas você já utiliza na sua empresa? Deixe o seu comentário!

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