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6 sinais de que é preciso ajuda para viabilizar o negócio

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Em muitos casos, o empreendedor necessita de uma ajuda para viabilizar o negócio, e alguns sinais indicam isso.

Apesar do grande desejo de abrir a empresa própria, muitos empresários enfrentam dificuldades para viabilizar o negócio. Mesmo com ótimas ideias e projetos com potencial de inovação, a administração de uma organização é uma tarefa repleta de procedimentos complexos – principalmente para os empreendedores de primeira viagem.

Em diversos casos, ideias de negócio com potencial de fazer sucesso não conseguem avançar por pequenos problemas internos que afetam o seu desempenho – como a dificuldade na gestão financeira, retenção dos clientes ou mal uso do tempo. Ou seja, falta apenas um pequeno empurrão para que a empresa deslanche.

Você sente que pode revolucionar o mercado e deixar um grande legado, mas não consegue operacionalizar as atividades? Confira os sinais que mostram que você precisa de ajuda para viabilizar o negócio.

Sinais de que é preciso ajuda para viabilizar o negócio

Imagine que você comece a fazer exercícios físicos em uma academia sem o auxílio de um personal trainer. Nessa situação, você tem todos os equipamentos e a disposição necessários para se exercitar – mas dificilmente conseguiria alcançar resultados concretos sem o auxílio de um profissional que conhece os melhores exercícios para o seu corpo.

Um empresário que tenta colocar em prática a sua ideia de negócio sem ter uma boa noção sobre gestão de negócios pode acabar vivenciando uma situação muito semelhante a essa. Existe um projeto de grande potencial e todas as ferramentas estão à disposição, porém, o empreendedor não sabe como utilizá-las corretamente.

Para ajudá-lo a identificar esses casos, listamos 6 sinais de que você precisa de ajuda para viabilizar o negócio:

1. Você sente que ocorre um desperdício dos recursos

Um dos segredos para viabilizar o negócio está no uso adequado dos recursos que estão à disposição da empresa. Para um negócio que está iniciando as atividades, as despesas são muito grandes e as receitas ainda escassas, certo? Por esse motivo, é fundamental usá-los com sabedoria.

Cada real investido na empresa deve ser muito bem planejado, pensando na organização como um todo. De nada adianta investir grande parte dos seus recursos na criação da identidade visual e ações de marketing quando não existem mais recursos para investir no desenvolvimento do produto ou na composição de um estoque adequado.

2. Dificuldade em aplicar a melhoria contínua (PDCA)

O Ciclo PDCA é uma estratégia de melhoria contínua, e é usada por muitas empresas de sucesso. Esse ciclo é baseado em quatro ações:

  1. Plan (planejar): estabelecimento de plano de ação.
  2. Do (fazer): execução do plano traçado.
  3. Check (checar): monitoramento dos resultados alcançados.
  4. Action (ação): ações corretivas para realizar melhorias ou padronizar processos.

Essa é uma metodologia que deve ser aplicada de forma contínua para que uma empresa consiga se desenvolver constantemente. Quando o empreendedor enfrenta dificuldades em alguma dessas etapas, é um sinal de que é necessária uma ajuda externa para viabilizar o negócio.

3. Processos mal estruturados e com situações de retrabalho

Mesmo as ideias de negócio mais promissoras podem dar errado quando os processos internos estão mal estruturados – gerando a perda de qualidade, retrabalho e consumo de recursos inadequado. Mais do que ter uma boa ideia, é necessário saber como trabalhá-la na prática para gerar resultados efetivos de venda.

Imagine uma empresa que tem um setor de marketing realizando várias ações constantemente para atrair a atenção do público e inicia ótimos relacionamentos. Se o setor comercial não aproveitar essas oportunidades de vendas geradas pelo marketing, ocorre um retrabalho e um desperdício de recursos dentro desses setores – afetando o desempenho de todo o negócio.

O mesmo vale para os outros processos internos que fazem parte das atividades desenvolvidas por uma organização. É necessário que todos funcionem de forma coordenada para que sejam minimizadas as situações de retrabalho.

4. Sentimento de desperdício de tempo

Você já teve a sensação de que está apenas desperdiçando o seu tempo e que a sua ideia nunca avança? Esse é um dos principais sintomas de um empreendedor que precisa de uma ajuda para viabilizar o seu negócio.

Quando as ações de gestão da empresa não são tomadas da melhor forma possível, um negócio enfrenta diversas barreiras para o seu desenvolvimento. O empresário consegue corrigir um problema e se depara com outras duas situações que necessitam da sua atenção – fazendo com que todos os planos tenham que ser revistos frequentemente.

Após um longo período tentando viabilizar o negócio sem avançar, pode surgir a frustração pelo desperdício de tantos recursos em uma ideia promissora que não alcançou o sucesso. Para evitar que isso aconteça, basta buscar uma ajuda externa para alinhar a gestão da empresa.

5. Dificuldade na retenção de clientes, parceiros ou colaboradores

Uma empresa de sucesso consegue obter resultados incríveis por conta da facilidade em reter clientes, parceiros e colaboradores – gerando um sistema que funciona adequadamente em todos os níveis. Por outro lado, a dificuldade na retenção desses elementos causa graves problemas para a continuidade das operações:

  • Retenção de clientes: a dificuldade na retenção de clientes significa que os consumidores que compram o seu produto ou serviço não ficaram satisfeitos o suficiente para voltar a procurá-lo – ou seja, é preciso encontrar pontos de melhoria na entrega ao cliente.
  • Retenção de parceiros: a dificuldade na retenção de parceiros demonstra que ainda existem elementos que precisam ser melhorados para que o seu negócio agregue valor para outras organizações.
  • Retenção de colaboradores: quando os funcionários não permanecem por muito tempo em uma empresa, significa que as condições de trabalho não são favoráveis – o que gera a necessidade de recrutar novos funcionários frequentemente.

6. Baixo índice de NPS

É muito difícil viabilizar o negócio quando o índice NPS está abaixo da média – ficando ainda mais complicado quando o empreendedor não costuma medir esse índice ou não sabe do que se trata. Afinal, o Net Promoter Score (NPS) é uma das principais métricas para medir a satisfação e a lealdade dos clientes de uma empresa.

Para qualquer negócio que busque alcançar o sucesso, a satisfação dos seus clientes é essencial, não é? O NPS tem uma premissa muito simples, questionar os clientes a seguinte pergunta: “de 0 a 10, qual a chance de você recomendar a nossa empresa para um amigo?”.

De acordo com as respostas, é possível dividir os clientes em três grupos:

  • Promotores: nota 9 ou 10
  • Neutros: nota 7 ou 8
  • Detratores: notas de 0 a 6

Quanto maior for o número de promotores, maiores as chances da sua marca fazer sucesso no mercado e obter novas indicações de clientes – ampliando a viabilidade do negócio.

Você identificou algum desses sinais de que você precisa de ajuda para viabilizar o negócio? A Opportunity Maker oferece várias soluções para lhe ajudar a levar a sua empresa ao sucesso! Entre em contato com a nossa equipe e até a próxima!

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