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Viabilidade de ideia x baixo orçamento: o que fazer?

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Descubra como você pode testar a viabilidade de ideia mesmo com um baixo orçamento usando a metodologia design sprint.

Você deseja testar a viabilidade de ideia mas possui um baixo orçamento disponível? Esse é um dilema que deixa muitos empresários paralisados. Porém, você não pode desperdiçar uma boa ideia de negócio ou para um novo produto, não é?

Em muitos casos, a saída encontrada é colocar a ideia em prática sem um processo de validação. Porém, essa decisão pode gerar vários problemas. Trata-se de um daqueles casos em que o barato pode sair caro. Apesar da economia de recursos com a validação da ideia, o empresário corre riscos de que essa ideia não esteja pronta para chegar ao mercado – enfrentando complicações para atrair clientes.

Mas então, qual é a solução para esse conflito entre viabilidade de ideia e baixo orçamento?

A resposta para essa pergunta está no design sprint. Essa metodologia foi desenvolvida para acelerar o desenvolvimento e estudo de viabilidade de ideias ou projetos. Quer entender como colocar isso em prática? Então confira ao longo deste artigo.

Como um design sprint contribui com o teste de viabilidade de ideia?

Um design sprint é uma abordagem de cinco fases para visualizar, construir e testar um protótipo – tudo em uma semana de trabalho. Essa metodologia foi desenvolvida pelo Google como uma forma de testar rapidamente as premissas e a viabilidade de um produto e criar um roteiro para desenvolvimento futuro.

Em vez de passar meses escrevendo propostas demoradas, debatendo os detalhes de um produto no comitê e revisando e reformulando incessantemente, o design sprint adota uma abordagem de equipe pequena e prática – enfatizando a estreita colaboração e a rápida tomada de decisões. Ou seja, o design sprint é a metodologia ideal para quem busca testar a viabilidade de ideia de forma rápida e sem altos custos. 

Embora os sprints de design geralmente sejam voltados para a tecnologia (usados ​​com frequência para o desenvolvimento de aplicativos móveis), eles não precisam se concentrar apenas na tecnologia. Na verdade, empresas dos mais diversos segmentos adotam procedimentos semelhantes para tentar criar novas ideias ou desenvolver projetos.

O processo de design sprint

O processo de sprint é dividido em cinco fases, sendo que cada uma delas é projetada para levar um dia. Veja como ocorre isso na prática:

1. Mapeamento

O objetivo da fase de mapeamento é reunir a equipe e fazer uma análise inicial da ideia. Portanto, o processo inicia com alguns procedimentos preliminares, incluindo escrever uma lista de objetivos no quadro, fazer apresentações entre os participantes ​​e explicar a estrutura do design sprint.

No entanto, esse aquecimento acontece rapidamente. Quinze minutos após o início do processo, as partes interessadas começam a discutir os objetivos do projeto em longo prazo e a colocar grandes questões como “como este projeto pode falhar?”. Essas perguntas ajudarão a determinar o objetivo do sprint.

A partir daí, o processo funciona de trás para frente para planejar o design sprint dentro do contexto dos objetivos gerais da organização. A equipe continuará com o mapeamento do projeto, explorando problemas e soluções em detalhes e escolhendo uma meta relacionada a viabilidade de ideia.

Um dos destaques da fase mapeamento é uma série de sessões de perguntas e respostas. Cada membro geralmente faz uma pequena palestra e faz perguntas, com anotações feitas pelo facilitador do processo. Essas sessões podem incluir:

  • Visão geral da ideia
  • Apresentação sobre um case relacionado ao projeto
  • Análise competitiva feita por um profissional de marketing
  • Levantamento das oportunidades técnicas pelo líder de engenharia
  • Apresentação sobre práticas de design por uma autoridade de UI / UX

2. Esboço

Durante a fase de esboço, os membros da equipe se concentram em visualizar soluções mais detalhadas para viabilizar a ideia. Esta fase começa com breves apresentações que mostram possíveis caminhos para enfrentar o desafio do design sprint.

Os participantes podem discutir como um negócio em um setor diferente desenvolveu uma ideia semelhante. Ou, então, até mesmo discutir como sua empresa abordou um desafio análogo no passado.

Em seguida, os participantes fazem uma série de atividades para analisar informações, compartilhar ideias e debater algumas possíveis soluções. Isso culmina com um esboço de solução, em que cada participante cria um storyboard curto com sua melhor ideia.

3. Decisão

Na fase de decisão, a equipe deve chegar a um acordo sobre qual ideia deve ser prototipada. Com base nos esboços feitos na etapa anterior, são feitas novas discussões enquetes e votos até que a equipe resolva uma solução. A partir disso, a equipe cria um storyboard que pode ser usado para criar o protótipo.

4. Protótipo

Construir um protótipo funcional em um dia requer um planejamento cuidadoso, coordenação inteligente da equipe e uma abordagem muito focada na criação de protótipos. O objetivo da prototipagem de sprint de projeto não é construir um modelo de trabalho impecável, mas sim testar uma hipótese. Por isso, você deve focar em uma versão bastante simplificada do produto final.

O nosso objetivo é testar a viabilidade de ideia com um baixo orçamento, certo? Nos três primeiros dias foram feitas as rotinas necessárias para lapidar a ideia. Já o quarto dia é dedicado à construção de um protótipo que será testado na próxima fase.

5. Validação

É na fase de validação que você finalmente conseguirá verificar a viabilidade de ideia com base no protótipo construído. Normalmente, essa etapa é realizada reunindo pelo menos cinco testadores, que são entrevistados após interagirem com o protótipo. Ao final do dia de testes, a sua equipe pode analisar padrões nas reações dos usuários e tirar conclusões relacionadas ao plano de longo prazo.

Você já conhecia o uso do design sprint para testar a viabilidade de ideia com um baixo orçamento? Que tal levar essa metodologia para a sua empresa? A equipe de especialistas da Opportunity Maker pode ajudá-lo a acelerar os projetos do seu negócio.

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