fbpx

8 resultados conquistados após o processo de design sprint

Share on facebook
Share on linkedin
Conheça os principais resultados que podem ser obtidos após um processo de design sprint na sua empresa.

O processo de design sprint vem sendo explorado pelas empresas para acelerar a concepção de novos projetos. Porém, muitos dos gestores não sabem exatamente o que esperar ao final dos cinco dias de atividades. Qual é o impacto dessa metodologia dentro da sua empresa? E como isso contribui para o seu sucesso?

As entregas de um design sprint não são tão previsíveis quanto em outros projetos. Os participantes do processo de design sprint podem produzir esboços e desenhos, escrita, fotografias, histórias em quadrinhos, vídeos e protótipos de trabalho, entre outros materiais. Mas como isso é aplicado na prática?

O processo de design sprint gera resultados diferentes para diferentes públicos – a equipe, sua organização em geral, o público, a sociedade. Realmente depende do que você deseja mostrar às pessoas para ajudá-las a entender sua solução.

Quais são os resultados conquistados após o design sprint?

Os resultados conquistados após um processo de design sprint são amplos. E podem variar de acordo com o projeto em questão. Para facilitar o entendimento sobre o que esperar de um design sprint, vamos dividir os resultados de acordo com os usuários: equipe do design sprint, clientes, gestores do projeto, organização em geral e sociedade.

Equipe do design sprint

1. Esboços e notas

Um dos outputs mais valiosos do processo de design sprint são os esboços e notas que são confeccionados durante o processo. Trata-se de um material rico em informações que pode ser utilizado mesmo após o fim da aplicação da metodologia.

Principalmente se o projeto ainda não chegou ao momento de implementação, todas as informações coletadas são essenciais. Talvez uma das ideias que foi descartada durante o processo possa ser aproveitada. Ou então uma falha identificada durante o momento de testes possa ser corrigida com base nos insights desses documentos.

2. Experiência e aprendizado

Os participantes do design sprint ganham experiência e aprendizado durante o processo. Trata-se de uma imersão composta por profissionais de diversas áreas que trocam conhecimentos. Ou seja, é uma semana que pode proporcionar um aprendizado único para todos os profissionais.

Além de agregar conhecimento prático que pode ser aplicado no dia a dia, os participantes também passam a conhecer melhor o processo de design sprint. Isso significa que esses profissionais podem agregar ainda mais valor quando essa metodologia for desenvolvida novamente no futuro.

Clientes

3. Protótipo testável

O resultado mais palpável do design sprint é um protótipo testável. Um projeto que está apenas no plano das ideias é transformado em algo concreto em apenas uma semana. A partir disso, é possível mostrá-los aos usuários e também para outras partes interessadas.

Com base nesse protótipo é possível promover melhorias no projeto ou então identificar que ele não é viável. Qualquer que seja o caso, ele também pode ser aproveitado para outros projetos semelhantes – tornando mais simples colocá-los em prática.

4. Interesse na solução desenvolvida

Com base nos testes realizados com o protótipo é possível ter uma boa noção sobre a aceitação dos usuários. Seja um novo produto, a adição de uma nova funcionalidade em um produto ou o desenvolvimento de uma ferramenta usada internamente, será possível avaliar satisfação do público participante da etapa de testes.

Gestores do projeto

5. Avaliação objetiva sobre a ideia do projeto

Você já teve uma ideia que parecia ótima mas não funcionou na prática? Essa é uma situação muito comum no ambiente corporativo. O design sprint permite que o gestor do projeto tenha uma ideia mais realista sobre a sua ideia. Com base nisso, é possível decidir entre prosseguir com o projeto ou encerrá-lo.

6. Material para continuar trabalhando

Imagine que seja desenvolvido um protótipo com boa aceitação do público, mas que ainda não chegou ao nível de satisfação esperado. Todo o material do design sprint servirá como base para continuar desenvolvendo essa ideia. Se estivermos falando sobre um projeto que não possui urgência, a ideia pode ser lapidada ao longo de vários meses para alcançar a excelência.

Organização em geral

7. Informações geradas no processo de design sprint

Além do gestor do projeto em questão, a administração da organização como um todo pode tirar várias lições do processo de design sprint. Afinal, reunir diversos profissionais competentes em uma imersão de cinco dias pode gerar muito insights – até mesmo sobre questões que vão além do projeto que estava em desenvolvimento.

Imagine que você esteja desenvolvendo um aplicativo para smartphone que serve como extensão de um serviço prestado pela empresa. Após o design sprint é possível identificar os custos desse projeto e todos os seus benefícios. Com base nisso, essa mesma ideia do aplicativo pode ser aproveitada para outros serviços da empresa.

Além disso, a reação dos usuários na etapa de testes provoca insights preciosos. Talvez o recurso desenvolvido no protótipo seja bem aceito, mas outros recursos que ficaram de fora sejam apontados pelo público. Essa é uma informação que pode gerar reflexões sobre o modelo de negócio da organização.

Sociedade

8. Informações sobre a experiência desenvolvida

O trabalho desenvolvido no design sprint pode servir de inspiração para outras pessoas de fora da sua empresa. Algumas das informações podem ser compartilhadas através de postagens no blog, uma palestra, uma sessão de “perguntas e respostas” ou um vídeo contando a história.

Apesar de existirem algumas informações que não podem ser compartilhadas com o público, certamente você pode chegar a ótimas conclusões que podem ser apresentadas. Através disso você consegue mostrar todo o expertise da sua organização e construir autoridade no mercado – criando uma boa imagem para clientes, parceiros, fornecedores e investidores.

Você já conhecia esses 8 resultados que podem ser conquistados em um processo de design sprint? Quer saber como aplicar essa metodologia na sua empresa? Então entre em contato com a equipe da Opportunity Maker!

Deixe um comentário.

Assine nossa Newsletter