Reduzir os riscos do negócio é uma preocupação frequente entre os empresários que buscam tirar um projeto do papel. Apesar de toda a empolgação por colocar em prática as suas ideias, sempre existe o medo de alocar recursos em um projeto que não alcança os resultados esperados.
No mundo empresarial, os riscos sempre existem. Mesmo empresas que já estão consolidadas no mercado com décadas de atuação seguem correndo riscos em suas operações. A grande questão é saber lidar com esses riscos e reduzi-los ao máximo. Dessa forma, você consegue otimizar os resultados e ficar mais tranquilo.
Mas como reduzir os riscos do negócio de forma eficaz? É isso o que veremos ao longo deste artigo. Acompanhe.
Como reduzir os riscos do negócio?
Existem diversas estratégias e ferramentas que podem ser usadas para reduzir os riscos do negócio. Para isso, é necessário criar uma visão mais ampla sobre o negócio e dar atenção para toda a sua estrutura. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar melhor com os riscos:
Desenvolva um plano sólido
Um dos primeiros passos para ajudar os empreendedores a reduzir os riscos do negócio é desenvolver um plano de negócios. Antes de entrar com os dois pés, você precisa saber quanto tempo e capital investirá em seu novo projeto. Além disso, uma pesquisa de mercado deve ser feita. Isso vai ajudá-lo a ter uma boa ideia sobre o potencial de sucesso da sua empresa.
Realize testes de controle de qualidade
Você deve implementar análises dos seus produtos ou serviços e de atendimento ao cliente antes de oferecê-los em larga escala. Tenha um grupo de teste para que você possa melhorá-los antes do lançamento real. Isso lhe dará uma chance maior de sucesso em seu empreendimento. Dessa forma, você evita o lançamento de um produto que ainda precisa de melhorias e poderia gerar insatisfação no consumidor.
Mantenha bons registros
Estabeleça um sistema de registros que funcione desde o início de sua nova empresa. Se você criar um sistema de arquivamento e acompanhar o trabalho em papel, poderá economizar tempo e dinheiro quando for hora de pagar suas contas ou arquivar seus impostos.
Imponha um limite de empréstimo
Se você necessitar de um empréstimo para iniciar o negócio, assegure-se contrair uma dívida de um valor que você sinta segurança em administrar enquanto ainda está estruturando a empresa para alcançar o sucesso. A última coisa que você precisa é correr contra o tempo para quitar o empréstimo – acelerando as atividades e aumentando os riscos do negócio.
Mantenha contas a receber baixa
Para manter uma empresa em funcionamento, você precisa transformar as suas vendas em capital de giro. Mantenha o controle de suas contas a receber e certifique-se de que seus clientes estejam pagando as faturas a tempo. Seu sucesso ou fracasso depende da capacidade de colocar o dinheiro em seu fluxo de caixa.
Diversifique a renda
Sempre que possível, tenha mais de uma fonte segura de renda. Se a sua empresa depende exclusivamente de um produto ou de um grande cliente para gerar todo o faturamento, os riscos de fracasso aumentam drasticamente. É essencial sempre ter um plano B para mantê-lo longe da falência.
Se um cliente-chave for responsável por 60% de sua receita, a perda do contrato poderá forçar o fechamento do seu negócio. Trabalhe no desenvolvimento de uma distribuição de clientes uniforme para se proteger contra esse risco. Tenha como objetivo nunca ser dependente do cliente – desde o início do desenvolvimento das atividades.
Contrate um seguro
Adquira seguro contra morte, desastre e qualquer outro evento que você sinta que possa colocar em risco seu negócio. Apesar de lhe custar algum dinheiro, contratar um seguro pode ser muito importante para evitar danos irreversíveis. Além disso, você também adquire mais tranquilidade para focar nas atividades da sua empresa.
Economize
Essa é uma dica muito simples: economize o máximo de dinheiro que puder. Quanto maior for a sua reserva financeira para encarar gastos imprevistos ou situações de dificuldade, menores serão os riscos do negócio. Se for possível já iniciar as atividades com uma boa reserva financeira, melhor ainda!
Proteja as pessoas-chave
O seu negócio depende de pessoas específicas que são essenciais para o seu negócio? Nesse caso, é muito importante que você garanta que essas pessoas continuem trabalhando na sua empresa. Procure focar na satisfação dos colaboradores e elabore estratégias para reter os talentos.
Invista seus retornos
São quase sempre as empresas que reinvestem os lucros em vez de pagar grandes salários para os sócios que são bem-sucedidas no longo prazo. O objetivo deve ser fazer seu dinheiro trabalhar para você. Se você busca reduzir os riscos do negócio, garanta que o lucro seja reinvestido para proporcionar a melhoria constante do seu desempenho.
Mantenha as despesas fixas baixas
Em grande parte dos casos, não é a dívida que prejudica as empresas. É a incapacidade de fazer pagamentos que leva às complicações financeiras. Em outras palavras, você precisa trabalhar dentro de um sistema que permite fazer pagamentos menores quando o fluxo de caixa é baixo e pagamentos maiores quando está saudável. Isso requer reduzir as despesas fixas para que você possa usar seu capital de giro para pagar despesas variáveis.
Faça uma gestão de riscos
Os riscos estão por toda a parte: acidentes, inadimplência, satisfação do consumidor, desenvolvimento de produtos, decisões estratégicas, entre várias outras rotinas internas. É preciso aceitar que não existe uma forma de eliminar os riscos do negócio, mas você pode minimizá-los com uma boa gestão de riscos.
Tome decisões com base nos dados
O empreendedor precisa confiar na sua intuição, mas não deixe que todas as suas decisões sejam tomadas dessa forma. É muito importante coletar e analisar os principais dados do seu negócio para utilizá-los como base na gestão da empresa. Esse é um ótimo caminho para entender melhor tudo o que acontece na sua organização e tomar decisões mais conscientes.
Você gostou das dicas para reduzir os riscos do negócio? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!