O processo de testar a viabilidade de uma ideia é uma das etapas fundamentais para o sucesso de um negócio. Por mais promissora que pareça a sua ideia de negócio, é preciso considerar todos os aspectos que podem influenciar no seu sucesso. Será que existe um bom volume de potenciais consumidores? O seu produto atende às demandas do público? A ideia é logisticamente viável? E existem fornecedores na região?
Essas são apenas algumas das perguntas que você precisa responder antes de investir seus recursos e tempo em um novo empreendimento. E o processo de viabilização da ideia de negócio pode ajudá-lo neste momento. Estamos falando de um procedimento executado com o objetivo de reduzir ao máximo os riscos e aumentar as chances de sucesso.
Por outro lado, quando a viabilidade de uma ideia não é testada, vários problemas podem surgir. Neste artigo veremos quais são os principais desses problemas.
Problemas causados pela ausência do teste de viabilidade de uma ideia
1. Volume de consumidores abaixo do esperado
Uma empresa que prospera no mercado precisa de consumidores, certo? É por meio das vendas que grande parte da receita entra em caixa – formando o lucro auferido. Portanto, por mais promissora que seja uma ideia, é preciso se perguntar: existe um mercado consumidor disposto a pagar pelo produto ou serviço?
A melhor forma de descobrir a resposta para essa pergunta é com um teste de viabilidade da ideia. Trata-se do momento em que você terá contato com potenciais clientes para compreender melhor quais são seus gostos, necessidades e principais características.
2. Produto ou serviço incapaz de atender às necessidades do cliente
Antes da popularização dos serviços de streaming, grande parte das pessoas recorriam às locadoras para ter acesso a filmes e séries, certo? Imagine que nessa época você tivesse a ideia de abrir uma locadora em que tivessem vários terminais para a locação dessas mídias sem a necessidade de uma pessoa para atender. Em uma primeira avaliação, poderia parecer uma ideia muito promissora, certo?
Porém, com um teste de viabilidade da ideia você descobriria que já estavam surgindo os primeiros serviços de streaming e que a locação de filmes em DVD estava com os dias contados. Portanto, essa locadora seria incapaz de atender às necessidades do cliente – que busca praticidade e economia.
3. Dificuldades financeiras
Outro problema comum ao não testar a viabilidade de uma ideia está relacionado às finanças. Sem uma avaliação mais profunda, torna-se difícil mensurar o capital necessário para colocar a ideia em prática. Como consequência, muitos empresários se deparam com insuficiência financeira logo nos primeiros meses de atividade.
Para compreender isso, pense em uma startup que desenvolve um aplicativo de gestão financeira. Porém, depois de lançar o produto para o público, é identificado que novos recursos precisam ser adicionados ao aplicativo para que realmente seja atrativo para o público. Entretanto, esse investimento não estava nos planos e causa problemas no fluxo de caixa.
Se a viabilidade dessa ideia fosse testada com antecedência, a necessidade de incrementar o aplicativo seria identificada antes do lançamento. Assim, o empresário teria mais tempo de planejar a execução dessa ideia de negócio. Ou, então, ainda seria possível deixar a ideia de negócio de lado por mais alguns meses até o levantamento de recursos.
4. Problemas com fornecedores
Os fornecedores são essenciais para qualquer negócio, mas muitos empresários parecem esquecer disso. O teste de viabilidade de uma ideia não está relacionada somente aos clientes. Todo o contexto do mercado merece ser estudado. Ou seja, é fundamental verificar se existem fornecedores de qualidade e confiáveis – além de orçar os valores praticados.
5. Concorrência acima do esperado
Quando você apresenta um protótipo do seu produto a um potencial cliente, ele poderá fazer uma comparação com os outros produtos que já existem no mercado. Essa é uma forma muito eficiente de descobrir mais sobre os seus concorrentes. Sem esse exercício, talvez você se depare com um mercado muito mais concorrido do que o esperado.
6. Problemas na experiência do usuário
Em muitos casos, um produto ou serviço de qualidade não é o suficiente. É preciso pensar em toda a experiência do cliente para obter sucesso no mercado. Quando uma empresa falha na entrega de uma boa experiência, torna-se difícil conquistar uma boa clientela.
Um empresário que abre um delivery de pizza pode ter um ótimo produto em mãos, mas pode enfrentar complicações se as pizzas chegarem frias na residência dos clientes. Esse é um dos aspectos que podem passar batidos em uma avaliação teórica, mas surgem quando você realiza testes de viabilidade de uma ideia.
7. Dificuldade na logística
Principalmente para as empresas que trabalham com entregas para outras cidades, a logística faz toda a diferença. Se você planeja fazer entregar em até 10 dias úteis mas outras empresas trabalham com um prazo de 5 dias úteis, será possível identificar esse problema no momento do teste de viabilidade.
A partir disso, seria possível avaliar se você tem condições de reduzir o tempo de entrega sem afetar os custos praticados. Trata-se de uma situação bastante simples de ser resolvida enquanto a empresa ainda não abriu as portas. Porém, em meio às operações, pode ser mais complicado realizar ajustes enquanto você lida com clientes insatisfeitos.
8. Confusão na execução
Testar a viabilidade de uma ideia é importante para lapidar o seu projeto. Enquanto uma ideia é apenas uma ideia, é bastante complicado analisar todos seus nuances e obstáculos. Porém, colocar uma ideia de negócio em prática requer um investimento de tempo e dinheiro – o que poderia gerar prejuízo para o empresário.
Portanto, podemos enxergar o teste de viabilidade como uma forma de reunir mais informações sobre sua ideia de negócio sem precisar aplicar o seu capital. Assim, você evita toda a confusão na execução da ideia que poderia acontecer pela falta de informações.
Você já conhecia os principais problemas na viabilidade de uma ideia quando ela não é testada? Confira também o artigo: Viabilidade de ideia x baixo orçamento: o que fazer?