Fidelizar consumidores possui um custo muito inferior ao processo de captação de clientes. Quando um consumidor já efetuou uma compra no seu negócio, conduzi-lo a uma nova aquisição parece mais simples do que atrair um novo usuário que ainda nem conhece o seu negócio, não é?
É por essa razão que os esforços para fidelizar clientes são tão valorizados. Uma empresa bem-sucedida em fidelizar uma boa parte dos seus clientes consegue obter uma boa receita recorrente – fechando novas vendas para os mesmos consumidores todos os meses. Mas será que isso é o suficiente para o crescimento de uma empresa?
Apesar de compararmos os resultados da fidelização com captação de clientes, a verdade é que esses esforços devem se complementar. A combinação entre novos consumidores com uma boa taxa de retenção permite que os resultados de vendas subam mês após mês.
Compreenda melhor como os esforços de fidelização e captação de clientes podem ser combinados ao longo deste artigo.
A importância de fidelizar os clientes
Você já parou para refletir sobre o poder da fidelização dos clientes? Muitos empresários estão tão focados na captação de clientes que acabam deixando bons consumidores se afastar de seus negócios. E esse é um grande erro.
Da mesma forma como você se esforça para conquistar novos clientes, também deve se esforçar para fidelizar aqueles já existentes. Essa é uma forma de assegurar que você feche novas vendas no futuro. Veja as principais vantagens da fidelização dos clientes:
Fidelizar clientes é mais barato do que adquirir novos
Esse é um dos argumentos mais fortes, muitas vezes negligenciado ou ignorado pelos empresários. A maioria das equipes de marketing e vendas está concentrada na aquisição, enquanto estão sentadas em uma mina de ouro. E essa mina de ouro representa todos os clientes que já estão lá.
É verdade que, para reter um cliente, seja por meio de programas de fidelidade ou por ações de marketing, existe um custo. Mas esse custo é menor que o custo de aquisição de novos clientes. Afinal, é necessário um esforço muito menos para encontrar e se relacionar com esse público.
Um cliente fiel gasta mais que os outros
Imagine que você descubra uma loja que vende camisetas pela internet. Como você ainda não conhece a marca, opta por comprar uma camiseta para experimentar. Ao ficar extremamente satisfeito com o produto, você volta a essa loja e compra outras três camisetas – ficando de olho em novas promoções para comprar outras unidades quando for possível.
Esse exemplo ajuda a compreender como um cliente fiel compra mais do que outros. Além de comprar mais produtos de uma só vez, esse cliente também tem uma grande propensão as efetuar várias compras ao longo de um ano. Portanto, ele é responsável por gerar uma boa receita para a empresa.
Auxílio na divulgação da sua empresa
Um cliente fiel e satisfeito tende a recomendar a empresa a seus amigos e familiares. Ele torna-se um embaixador da sua marca. Seja através do boca a boca ou de informações publicadas nas mídias sociais, a sua empresa passa a ser notada de forma positivo por um novo público.
Clientes fiéis contribuem com feedbacks
Um cliente que desfruta dos serviços e produtos de uma empresa tende a desenvolver uma conexão emocional. Por isso, ele terá prazer em ajudar a melhorar seus produtos e serviços. Ao perguntar-lhes sua opinião você consegue obter feedbacks valiosos para aprimorar sua oferta. Além disso, ainda aumenta a satisfação desse público – reforçando sua conexão com os clientes.
Redução dos custos de suporte
A retenção de seus clientes ajudará a reduzir seus custos de suporte. Um cliente leal é um cliente que já conhece seus produtos e o funcionamento de seus serviços. Por causa de sua maior autonomia, eles precisam de menos ajuda do que um novo cliente. De fato, a maioria dos clientes que entram em contato com o atendimento ao cliente são clientes novos ou recentes – que ainda não estão acostumados com seus serviços.
Por que a captação de clientes não pode ser esquecida?
Com tantos benefícios em fidelizar os clientes, será que é possível deixar de lado a captação de clientes? Nada disso. E compreender isso é uma questão de lógica. Digamos que você possua 100 clientes fiéis à sua empresa. Esse número de clientes é o suficiente para promover o crescimento do seu negócio? Você enxerga a sua empresa com esses mesmos clientes em 5 anos?
A captação de clientes é tão importante quanto a fidelização. Na verdade, esses esforços se complementam para promover o crescimento da sua empresa. Se você conseguir captar um bom número de novos clientes todos os meses e obtiver sucesso na fidelização da maior parte deles, a receita do seu negócio cresce de forma exponencial.
O objetivo de qualquer empresa é aumentar sua lucratividade, certo? O caminho para isso está em aumentar o seu número de vendas ao longo dos meses. Para isso, todos os esforços podem contribuir – seja com venda para novos clientes ou para consumidores que já estão habituados como seu negócio.
Como a fidelização contribui na captação de clientes?
A retenção de clientes e a aquisição de novos consumidores não são duas abordagens opostas. Optar por uma estratégia de fidelização, estimulando que os consumidores se tornem embaixadores da sua marca, também abre cria oportunidades de negócios.
Ou seja, é possível construir um ciclo de atração de clientes, fidelização e criação de novas oportunidades. E são várias as maneiras que a fidelização pode contribuir com a captação de clientes:
- Recomendações informais a amigos e familiares
- Participação em programas de indicação para obter benefícios
- Depoimentos e comentários feitos na internet
- Uso frequente de produtos ou serviços da sua marca
Mesmo que de uma forma indireta, os clientes fiéis estão constantemente contribuindo para atrair mais clientes para o seu negócio. Somados aos seus próprios esforços para captação de clientes, é possível criar uma ótima combinação entre novos consumidores e clientes fiéis.
Você já conhecia essa boa relação entre fidelização e captação de clientes? Confira também como resolver os desafios na captação de clientes.