Qualquer negócio precisa lidar com diversas despesas relacionadas ao pagamento de tributos, certo? Independentemente das atividades desenvolvidas e do porte da pessoa jurídica, existe uma alta carga tributária que deve ser encarada. Entretanto, o que muitos empresários não sabem é que existe uma forma de reduzir os impactos financeiros dessas obrigações: o planejamento tributário.
Apesar de não ser possível acabar completamente com as exigências tributárias, existem várias possibilidades diferentes que podem ser exploradas pelas empresas. E entre essas possibilidades existem mudanças no impactos da carga tributária. Ao optar por um regime tributário diferente ou aproveitar determinado benefício fiscal, torna-se viável diminuir os gastos ao longo do ano.
Considerando os ganhos financeiros que podem ser obtidos, o planejamento tributário pode ser considerado um ativo para qualquer negócio. Afinal, esse dinheiro economizado pode ser investido em outras áreas do negócio – permitindo o crescimento da organização em longo prazo.
Quer entender melhor como o planejamento tributário pode auxiliar o seu negócio? Então acompanhe neste artigo.
O que é o planejamento tributário?
Todos empresários sabem que precisam seguir diversas exigências legais e pagar diversos tributos para atuar dentro da legalidade. Mas você conhece todas as possibilidades que existem quando falamos sobre obrigações fiscais e tributárias?
Quais são os tributos que sua empresa deve recolher? Qual é o melhor regime tributário conforme as características do seu negócio? Existe algum incentivo fiscal que você pode aproveitar? Quais obrigações acessórias derivam dessas decisões? Essas são algumas perguntas que estão ligadas diretamente às decisões tributárias tomadas por uma empresa.
O planejamento tributário é um estudo aprofundado sobre todos os aspectos relacionados com a tributação de uma empresa. Ou seja, um profissional capacitado estuda todas as variáveis relacionadas a essas decisões tributárias para encontrar formas de reduzir legalmente a carga tributária e simplificar o cumprimento de todas as obrigações legais.
Na prática, trata-se de uma estratégia para encontrar formas legais de reduzir os custos tributários e simplificar as rotinas fiscais das organizações. E isso pode ser colocado em prática de várias formas:
- Evitar a incidência do fato gerador de determinado tributo
- Reduzir o montante, a alíquota ou a base de cálculo do tributo
- Retardar o pagamento de tributos sem a ocorrência da multa
Benefícios do planejamento tributário
A realização de um planejamento tributário gera diversos benefícios para uma organização. Veja quais são os principais deles:
Redução de custos
O principal benefício do planejamento tributário é a possibilidade de reduzir custos. Afinal, o objetivo final desse estudo é justamente identificar as melhores alternativas para manter uma empresa dentro da legalidade pagando o mínimo possível.
Imagine uma empresa que está enquadrada no Simples Nacional. Porém, ao simular cenários para comparar os custos com outros regimes tributários, o empresário descobre que gastaria 30% menos ao optar pelo Lucro Presumido. Nessa situação, uma simples mudança do regime tributário poderia gerar uma grande economia anual.
Cumprimento das obrigações legais
Cumprir todas as obrigações legais é um desafio para as empresas brasileiras. Por conta do sistema tributário marcado pela complexidade, é difícil coordenar todas obrigações principais e acessórias. Porém, um bom planejamento tributário facilita o entendimento de todas as exigências que devem ser seguidas ao longo do ano.
Otimização financeira
Você já teve um gasto tributário inesperado que causou complicações no fluxo de caixa? Essa é outra situação que pode ser minimizada com um bom planejamento tributário. Com mais informações sobre as obrigações do seu negócio, você ganha previsibilidade sobre os custos ao longo do ano.
Vantagem competitiva
Em um mercado tão concorrido, qualquer vantagem pode se transformar em um diferencial, não é? Ao reduzir custos tributários e garantir uma atuação dentro da legalidade, você sai na frente dos seus concorrentes – podendo investir o dinheiro economizado no desenvolvimento da empresa.
Por que o planejamento tributário é um ativo para seu negócio?
Se buscarmos o conceito contábil, um ativo compreende o conjunto de bens e direitos da organização, possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro – proporcionando ganho para a empresa. Levando isso em consideração, podemos considerar que a economia proporcionada pelo planejamento tributário se torna um ativo dentro da organização. Afinal, é um recurso que pode ser aplicado internamente e gerar ganhos.
Você já sabia por que o planejamento tributário é um ativo para o seu negócio? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Acompanhe nosso blog. Não esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais.