Você possui uma empresa e vislumbra um futuro de sucesso? Certamente essa imagem também inclui uma marca forte no mercado, não é? Por isso, investir na identidade visual do negócio é um ótimo primeiro passo para colocar os seus sonhos em prática.
As empresas globais mais lucrativas e bem-sucedidas são instantaneamente reconhecidas por meio de sua marca. Da Apple ao Google e à Coca Cola, cada um tem uma identidade visual óbvia que surge na mente quando você pensa neles. Sem sua forte identidade de marca, essas empresas não teriam atingido alturas tão grandes.
Você pode não estar no patamar dessas gigantes internacionais, mas certamente possui uma identidade visual coerente vai ajudá-lo a conquistar seus objetivos. Neste artigo vamos entender melhor a importância desse conceito para o seu negócio.
O que é uma identidade visual?
A identidade visual do negócio representa todos os componentes visuais que trabalham juntos para formar um sistema visual para a sua marca. Alguns elementos da identidade da marca podem incluir (mas não se limitam a) nome, paleta de cores, tipografia, embalagem, material de apoio, mensagens, iconografia e, é claro, seu logotipo.
Construir uma identidade visual forte e coesa é uma das maneiras pelas quais você pode garantir que a sua marca gere um impacto positivo no mercado. No entanto, antes que você possa efetivamente projetar sua identidade de marca, você deve primeiro entender sua missão, objetivos e público-alvo.
Um escritório de advocacia dificilmente passaria a credibilidade e seriedade necessárias para a profissão se adotasse uma identidade visual com personagens infantis e cores vibrantes, não é? É fundamental que exista uma coerência entre a proposta da marca e sua identidade visual.
5 razões para investir na identidade visual do negócio
O que não faltam são boas razões para investir na identidade visual do negócio. Veja quais são as principais delas:
1. Construção de autoridade no mercado
Criar uma marca forte dá a você a reputação de especialista em seu nicho. Investir na identidade visual do negócio mostra que você se leva isso a sério. Os clientes começarão a acreditar que você é melhor do que as demais alternativas. Estabelecer credibilidade é a chave para conquistar o público e uma marca bem definida é essencial para a credibilidade.
2. Foco no público correto
Quando você inicia, você se vê executando tarefas repetitivas, essenciais para construir sua marca. E todos esses esforços ficam atrelados à identidade visual da sua marca. Cada ação executada reforça a proposta da sua marca na cabeça do seu público.
Além disso, sua mensagem pode ser clara, concisa e direcionada especificamente ao cliente-alvo que você deseja atrair. Em longo prazo, isso faz com que você se torne um velho conhecido entre o público-alvo da sua empresa.
3. Mais valor para o seu negócio
Quando as pessoas conhecem sua marca e você é considerado um especialista em seu campo, cobrar mais por seus produtos ou serviços ocorre naturalmente. As pessoas pagam mais porque você é considerado melhor do que a concorrência. Uma marca fraca e preços baixos pode até atrair a atenção de alguns clientes, mas eles certamente vão querer saber por que você é tão barato e isso cria um clima de desconfiança.
4. Diferenciação no mercado
Quase todos os nichos de mercado estão cheios de concorrentes, todos lutando por uma parcela dos clientes. Obter lucro é extremamente difícil para os negócios no século XXI. Para isso, você precisa ser diferente.
Uma marca forte, tanto visual quanto conceitualmente, lhe dará uma vantagem sobre a concorrência e você logo verá que está se tornando a marca preferida em seu nicho. Investir na identidade visual do negócio torna mais fácil para você se tornar o favorito em seu setor.
5. Facilite seu trabalho em longo prazo
Provavelmente, quando você iniciou o seu negócio, foi porque você ama o que faz e não porque quer passar horas tentando ser notado. Nos primeiros dias, isso pode ser necessário, mas com o tempo, com a imagem certa, sua empresa se tornará reconhecida no seu setor e o marketing se tornará mais fácil.
Ter uma marca que as pessoas possam identificar facilmente significará que sua reputação o precederá genuinamente e, se você estiver produzindo produtos ou trabalhos de alta qualidade, isso será ótimo para os negócios.
Se você quer ser o líder de mercado em seu setor, é essencial investir na identidade visual do negócio. Sua empresa simplesmente não crescerá sem uma boa imagem para criar identificação com o público.
Você já conhecia a importância de investir na identidade visual do negócio? Confira nosso blog para mais novidades.