As relações com os clientes devem estar presentes em todos os estágios de um negócio – e isso inclui a necessidade de pensar no pós-venda. Mesmo depois de fechado um negócio, você deve continuar se preocupando com a satisfação dos seus consumidores. Esse é o caminho para construir uma boa reputação e fidelizar um público cada vez maior.
Valorizar e estar atento aos consumidores é fundamental para que eles comprem os produtos de uma marca novamente. Além disso, os clientes que recebem um bom serviço também podem atuar como promotores, o que aumenta a visibilidade da sua empresa.
Você sabia que existem maneiras fáceis, mas eficientes, de manter contato com os clientes sem ser irritante? Neste artigo, reunimos algumas dicas para que você possa pensar no pós-venda e levar seus consumidores a novas compras.
A importância do pós-venda
A concorrência em algumas áreas pode, às vezes, ser feroz, e os consumidores estão fazendo mais pesquisas antes de comprar. Portanto, esperam que as empresas atendam às suas necessidades e respondam aos seus problemas de maneira eficaz.
Isso é ainda mais importante quando se trata de compras maiores. O consumidor não apenas vai comprar seu produto, ele espera que o serviço que ele receba esteja de acordo com suas expectativas. Os serviços pós-venda desempenham um papel na decisão do cliente de comprar.
Para mostrar que sua empresa se destaca, os serviços pós-venda devem ter um grande impacto para melhorar suas vendas. Usar uma pesquisa de satisfação é sempre uma boa maneira de coletar informações sobre seus serviços, abrindo caminho para melhorias. Por outro lado, oferecer cupons estimulando uma próxima compra é um exemplo de estratégia mais direta.
Entre os benefícios do pós-venda, podemos destacar:
- Aumento nas vendas
- Fidelidade de seus clientes
- Melhoria no seu desempenho financeiro
- Diminuição do custo para fechamento de vendas
- Elemento que diferencia você dos concorrentes
Como pensar no pós-venda com eficiência?
Existem várias métricas que os empreendedores precisam observar, e uma delas é a métrica de clientes recorrentes. Ou seja, o número de pessoas que já compraram um produto e voltaram para fazer uma nova compra. Pensar no pós-venda é um exercício que pode levá-lo a otimizar essa métrica.
Para colocar isso em prática, veja algumas ideias que podem estimular no momento de pensar no pós-venda:
Peça feedback do comprador
O feedback do cliente serve como um indicador para avaliar a utilidade do produto, o grau de satisfação, o custo-benefício e muito mais. Por isso, você pode começar a pensar no pós-venda com base nas opiniões de seus clientes.
Uma boa ideia é entrar em contato com os clientes uma semana depois que eles comprarem um produto. Nesse momento, eles já estão preparados para avaliar a experiência e você ainda tem tempo para resolver qualquer dúvida ou complicação que tenha surgido no uso dos produtos ou serviços adquiridos.
Ofereça descontos
Os descontos nunca saem de moda. Pensar no pós-venda também passa diretamente pelo oferecimento de promoções, ofertas e descontos. Essa é uma das formas mais eficazes de envolver os clientes e levá-los a realizar novas aquisições.
Imagine que você automatize o envio de um cupom de 10% de desconto para os clientes após realizada a primeira compra. Essa é uma maneira muito eficaz de levar grande parte desses consumidores a realizar uma segunda compra, certo? A partir disso, as chances de fidelização aumentam consideravelmente.
Entre em contato com clientes em datas especiais
Os clientes são pessoas normais, cheias de sentimentos. As marcas que entram em contato com os clientes em datas especiais, como aniversários, revelam sua preocupação não apenas com as vendas, mas também com o bem-estar da pessoa.
Pensar no pós-venda precisa incluir um estudo sobre as emoções do público. Você pode usar datas comemorativas para dar “presentes” a seus clientes – descontos exclusivos e promoções em tais ocasiões são muito apreciados. E se você não tiver recursos suficientes para promover ações de marketing, uma mensagem simples de “parabéns” já pode gerar excelentes resultados, pois ajuda a humanizar sua marca e aproximá-la do comprador.
Envie conteúdo relevante aos consumidores
O envio frequente de conteúdo relevante fortalece sua autoridade sobre o assunto e mostra que sua empresa pode resolver os problemas enfrentados pelos usuários. Isso é importante porque, quando os consumidores estão preparados para fazer outra compra, eles se lembrarão da empresa que manteve contato sem pedir nada em troca.
Atualmente, isso pode ser feito de várias formas. Postagens no blog da empresa, envio de e-mails marketing informativos, produção de e-books, criação de conteúdos em vídeo, entre outros formatos de materiais. O importante é estar sempre disposto a dividir o seu conhecimento com seus clientes para mantê-los próximos da sua empresa.
Reconheça o poder do e-mail
Sempre que você tirar um tempo para pensar no pós-venda, considere todas as estratégias que podem ser executadas através do e-mail. Essa é uma ferramenta muito eficiente para manter um bom relacionamento. Além disso, possui custos de execução muito baixos.
Promova lançamentos para aqueles que compraram de você antes
A promoção de lançamentos que priorizem os clientes existentes é excelente para a lealdade do cliente. Isso demonstra que a marca cuida e valoriza clientes antigos, dando-lhes acesso em primeira mão a notícias envolvendo novos produtos e serviços.
A exclusividade é um dos elementos básicos que levam um cliente a realizar uma nova compra. Quando os clientes se veem como únicos, eles se sentem especiais. Mais do que um produto, eles estarão ganhando uma experiência que vai além de um relacionamento comercial.
Tenha um serviço de suporte eficiente
Da mesma maneira que as empresas contatam os clientes, eles também entram em contato com as empresas. No suporte pós-venda, o contato pode estar relacionado ao uso do produto adquirido e muito mais. Por isso, é importante que a marca mantenha um canal de comunicação aberto e funcional, capaz de atender à demanda existente.
Abandonar os clientes após as vendas é um dos erros que não podem ser cometidos. Eles precisam de suporte para aproveitar ao máximo o produto adquirido – sem mencionar que podem estar atrás de informações sobre novos produtos.
E então, gostou das dicas para pensar no pós-venda com mais eficiência? Baixe nosso e-book com os 7 passos para estruturar o seu canal de vendas e pós-vendas e até a próxima.