Será que você gerencia uma empresa 360? Apesar de esse não ser um conceito muito explorado pelos empresários, ele faz toda a diferença na construção de sucesso no mercado. Afinal, uma empresa alcança o sucesso pelo conjunto de todas as atividades internas – e não apenas pelos seus resultados de vendas.
Em uma visão simples, uma empresa de sucesso é aquela que consegue auferir uma receita maior que as suas despesas. Quanto maior for essa diferença, maior é a sua lucratividade. Entretanto, os resultados de vendas são apenas uma consequência de vários outros esforços que ocorrem diariamente, certo?
Uma organização que gera muitas oportunidades de vendas mas possui gastos acima do necessário no setor de contabilidade pode comprometer o seu crescimento. E o mesmo vale para uma situação oposta: uma organização que possui processos internos impecáveis mas não consegue converter seus esforços em venda. No fim das contas, é o equilíbrio que realmente gera os resultados esperados.
Neste artigo vamos entender melhor o que é uma empresa 360 e como levar esse conceito para o seu negócio.
Afinal, o que é uma empresa 360?
Uma empresa 360 representa uma organização que possui uma visão completa de toda a sua estrutura. Em vez de focar somente em uma direção, o empresário consegue compreender o impacto de todas as atividades que estão contribuindo com os seus resultados.
Procure enxergar a sua organização como uma grande máquina que precisa de várias engrenagens para funcionar. Quando uma dessas engrenagens apresenta alguma falha, o funcionamento de toda a máquina é afetada – mesmo que essa engrenagem não seja uma das mais importantes. Uma empresa 360 seria aquela que possui visão integral sobre todas essas engrenagens.
Na prática, estamos falando sobre compreender o impacto das inúmeras atividades espalhadas pela estrutura organizacional: produção, vendas, marketing, finanças, contabilidade, gestão de pessoas, planejamento, segurança, limpeza, controle de estoque, entre outras. De acordo com cada empresa, essa complexidade pode ser maior ou menor.
A complexidade de uma organização
Você já parou para refletir sobre a complexidade de uma organização? Se compararmos duas empresas que atuam no mesmo segmento e possuem um porte semelhante, ainda veremos uma diferença absurda no desenvolvimento de suas operações. Uma delas pode usar um software para a automação de marketing, enquanto outra possui fornecedores exclusivos. Apesar de parecerem detalhes, cada uma dessas decisões impacta nos seus resultados.
É por essa razão que o foco do empresário não pode estar somente nos resultados de vendas. Enquanto o tempo e recursos são usados para atrair novos clientes, vários processos podem estar com problemas na empresa. Em muitos casos, é mais importante garantir que todos os processos funcionem adequadamente do que fechar mais vendas. Caso contrário, o crescimento sustentável pode ficar comprometido.
Para ajudá-lo a construir uma empresa 360, vamos entender quais são as principais atividades que merecem a sua atenção:
Recursos humanos
Mesmo em empresas bem ordenadas, várias tarefas de recursos humanos precisam de atenção. Se você não possui uma pessoa de RH dedicada em seus negócios, isso deixa a aquisição de funcionários em suas mãos ou nas de seus gerentes. Você deve realizar entrevistas, contratar candidatos e determinar quais pacotes de benefícios, se houver, sua empresa oferecerá. Você também precisará resolver quaisquer conflitos interpessoais que surjam no curso normal dos negócios.
Experiência do cliente
Não importa qual produto ou serviço sua empresa ofereça, boas empresas vivem e morrem no atendimento ao cliente. O atendimento ao cliente ajuda a proteger novos clientes e promove indicações de seus clientes existentes. Os departamentos de atendimento ao cliente, diferentemente da equipe de linha de frente, fornecem aos clientes existentes um contato direto que oferece soluções para problemas com contas, produtos defeituosos ou erros de remessa. Em empresas menores, você e sua equipe de gerenciamento podem fornecer esses serviços pessoalmente.
Contabilidade
Em essência, a contabilidade se resume a rastrear o dinheiro que você recebe e o dinheiro que gasta. Para empresas que lidam com um pequeno número de transações por semana ou mês, a entrada periódica de dados pode ser suficiente. As empresas de varejo com um grande número de transações normalmente exigem contabilidade diária. Manter-se atualizado sobre as despesas e receitas permite ver onde você tira o máximo proveito e onde sua empresa perde dinheiro.
Orçamentos
Como parte do gerenciamento de suas finanças, a implementação de um orçamento pode ajudar a manter os custos baixos. Para empresas menores, os orçamentos podem consistir em pouco mais do que uma atribuição mensal para cobrir despesas gerais, seguros e folha de pagamento. Em empresas maiores, onde vários departamentos podem se envolver em projetos de longo prazo, pode ser necessário definir uma atribuição bastante complicada anualmente. Seu orçamento deve incluir receita e custos esperados que você atualiza mensalmente ou com mais frequência, com base em novas informações.
Vendas
As vendas são o coração de todas as empresas. Dependendo do setor em que você trabalha, as vendas podem depender de uma equipe de vendas dedicada que desenvolve clientes em potencial, realiza demonstrações e mantém contato com sua base de clientes existente. Em alguns casos, você pode desempenhar o papel de principal vendedor da sua empresa lidando com a aquisição de novos clientes. Assim como nos outros aspectos dos negócios, é melhor lidar com isso agendando uma quantidade de tempo alocada todos os dias ou semanas para lidar especificamente com tarefas orientadas a vendas.
Marketing
Muito poucas empresas podem sobreviver sem marketing. Um bom plano de marketing deve procurar maximizar a exposição de seus negócios ao mercado-alvo. Isso pode significar marketing de massa por meio de comerciais de televisão ou segmentar especificamente clientes por meio de anúncios em mídias sociais ou no Google. Você deve revisar seus esforços de marketing regularmente para ver quais elementos produzem os melhores resultados.
Como criar uma visão 360 do seu negócio?
Acabamos de ver algumas das principais atividades que devem ser consideradas em uma empresa 360. Porém, essas são apenas as atividades principais. Ainda existem várias outras (que variam entre uma empresa e outra): desenvolvimento de produtos, processo produtivo, gestão de estoque, processamento de pedidos, logística, relacionamento com fornecedores, etc. O importante é lembrar-se que tudo o que acontece dentro da sua empresa gera impactos nos resultados conquistados.
Você já sabia o que é uma empresa 360? Aprenda neste artigo como equilibrar os investimentos em outras áreas da empresa além do comercial.