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Qual o papel do marketing na captação de clientes?

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Entenda qual é a contribuição real do marketing na captação de clientes para a sua empresa.

Você conhece o papel do marketing na captação de clientes? Qualquer empresário reconhece as ações de marketing como uma forma eficiente de mostrar sua marca ao público. Entretanto, nem sempre é fácil enxergar como isso acontece na prática. Será que todas as estratégias de marketing podem ser eficientes para o seu negócio?

As vendas de uma empresa podem surgir de diversas fontes. É possível atrair amigos e familiares, construir parcerias com outras empresas, executar ações de marketing através da internet ou veicular peças publicitárias pela cidade. Além disso, ainda é fundamental considerar o papel do boca a boca na indicação de novos clientes.

Considerando todos esses fatores, é importante compreender o papel do marketing na captação de clientes para otimizar os resultados dessas ações. Acompanhe neste artigo as principais informações sobre o assunto.

Qual é a contribuição do marketing na captação de clientes?

O marketing contribui na captação de clientes de diversas formas diferentes. Existem ações que atraem um grande público para a sua loja e podem  gerar vendas imediatas, enquanto outras contribuem com a construção de uma boa reputação no mercado. Todas elas exercem o seu papel na captação de clientes – mesmo que nem sempre seja fácil mensurar o impacto disso na prática.

Logo a seguir veremos as principais colaborações do marketing na captação de clientes:

Distinguir-se no mercado

A primeira contribuição do marketing na captação de clientes é apresentar o seu negócio de forma distinta da concorrência. As chances são pequenas de oferecer algo completamente novo. Por isso, você precisa dar aos possíveis clientes um motivo para testar suas ofertas. Sua atitude, estilo e valores devem se destacar.

As pessoas já sabem onde podem obter uma boa refeição barata. Como concorrente, você precisa atender a esses padrões esperados e, em seguida, demonstrar como você vai além deles com um serviço excepcional ou um programa de fidelidade do cliente, por exemplo. Apresente-se com confiança única sem depreciar a concorrência. Em vez de enfatizar as deficiências dos concorrentes, enfatize suas próprias qualidades.

Confiança do público

Ninguém será atraído por um produto se a própria empresa não demonstra confiança. Se você realmente acredita na utilidade e no valor do seu produto, você precisa demonstrar isso através de suas ações. Mostre suas garantias em seus esforços de marketing para criar confiança e demonstrar que a satisfação do cliente é o seu objetivo. Clientes satisfeitos são confiáveis ​​e recompensarão você com lealdade e boca a boca positiva.

Geração de vendas

Parte do bom marketing é criar um espaço de compreensão e identificação com os clientes. A maneira de fazer isso é atender às demandas do público. Não basta simplesmente dizer às pessoas que precisam comprar seu produto, por mais atraente que seja. Se você apresentar aos clientes um dilema que eles não podem resolver com o produto atual, você se relaciona com o problema deles enquanto se prepara para apresentar uma solução.

Interação com os clientes

Um cliente dedicado vale mais do que 10 compradores acidentais. Você precisa desenvolver essa base de clientes por meio de relacionamentos genuínos de mão dupla. Leve o feedback a sério, em vez de apenas pedir por ele. Atenda às reclamações com ação e empatia e expresse gratidão aos clientes que ajudam você a enxergar uma nova perspectiva. Mantenha os clientes informados e pergunte o que eles acham dos desenvolvimentos em seus negócios.

4 formas de aplicar o marketing na captação de clientes

Acabamos de ver como o papel do marketing na captação de clientes é bastante amplo. Para colocar isso em prática, é possível explorar uma série de estratégias diferentes. Separamos algumas ideias que você pode aplicar no seu negócio:

1. Atrair novos clientes usando mídias sociais

Otimizar suas contas de mídia social leva muito pouco tempo e pode aumentar significativamente seu alcance. Se atualmente sua empresa não possui contas de mídia social, agora é a hora de criá-las. Certifique-se de criar contas nas plataformas em que seus clientes estão (normalmente Facebook, Twitter e Instagram). Depois de ter contas de mídia social, não se esqueça de otimizá-las.

Otimizar seus perfis de mídia social aumenta a visibilidade de suas contas, o que faz com que sua empresa seja encontrada por mais clientes em potencial. Otimize seu perfil adicionando o nome, a localização, as informações de contato, o website da empresa e descrições capazes de transmitir a essencial da sua empresa.

2. Melhore o SEO do site

Melhorar o SEO do seu site pode ajudá-lo a atrair novos clientes. Estamos falando de um conjunto de técnicas que ajudam sua empresa a se classificar no topo dos resultados do mecanismo de busca quando as pessoas pesquisam um produto ou serviço relacionado ao seu campo. Ou seja, o SEO afeta a visibilidade do seu site na internet.

Isso significa que quanto mais otimizado for o seu website por meio do SEO, maior será a probabilidade de seu website aparecer na primeira página do Google, o que aumentará a probabilidade de os clientes visitarem o website da sua empresa. Algumas ideias simples para ter um SEO melhor incluem começar um blog, usar palavras-chave relacionadas à sua empresa, adicionar a localização da sua empresa ao seu website e evitar o uso de vários domínios diferentes.

3. Envolva-se com os clientes leais

Interagir com seus clientes é outra maneira de aplicar o marketing na captação de clientes. Aumente o envolvimento do cliente respondendo a comentários em mídias sociais e destacando clientes fiéis.

Engajar-se com o seu público pode tornar seu negócio mais agradável, o que fará com que seus clientes gostem ainda mais de você. Se você causar uma impressão boa o suficiente com essas interações positivas, seus clientes atuais estarão mais propensos a falar muito de sua empresa para seus familiares e amigos – o que pode resultar em ainda mais clientes. 

4. Colabore com parceiros de negócios locais

Uma maneira pela qual sua empresa pode conquistar novos clientes é através da parceria com empresas locais. Essas parcerias são mutuamente benéfica para ambas as partes envolvidas. Trata-se de uma oportunidade de obter uma nova base de contatos com potencial interesse no seu negócio – aumentando as vendas para ambos os negócios envolvidos.

Para aplicar essa ação de marketing de captação de clientes, você deve considerar empresas próximas e cujo público-alvo é relativamente semelhante. Provavelmente, não é do seu interesse fazer parceria com uma empresa que tenha os mesmos clientes (ou seja, rivais comerciais) ou uma empresa cuja base de consumidores quase não se sobreponha à sua. 

Você gostou das informações sobre o papel do marketing na captação de clientes? Descubra neste artigo qual é o investimento mais certeiro para captação de clientes.

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