Não há dúvida de que as empresas de sucesso começam com ideias brilhantes. Afinal, no ambiente altamente competitivo de hoje, a inovação é fundamental para se destacar na multidão. Mas transformar uma ideia em negócio nem sempre é tão simples quanto o esperado pelos empreendedores.
Algumas ideias são ótimas e outras podem ser melhoradas. Talvez você consiga promover algo completamente inovador, ou talvez simplesmente seja muito eficiente em encontrar novas maneiras de fazer coisas antigas. Qualquer que seja o caso, será necessário trabalhar fortemente em cima da sua ideia para transformá-la em uma empresa bem-sucedida.
A sua ideia precisa de validação. Para isso, é muito importante seguir diversas etapas fundamentais para transformar sua ideia em negócio. Confira ao longo deste artigo como você pode colocar isso em prática.
Como transformar a sua ideia em negócio?
Você quer transformar a sua ideia em negócio, mas não sabe por onde começar? Preparamos um passo a passo com as etapas fundamentais que você deve percorrer para conseguir tirar os seus projetos do papel. Veja logo a seguir:
1. Descubra qual problema está sendo resolvido
Quando você busca transformar uma ideia em negócio, é muito importante refletir sobre o seu real valor para o público. Neste momento, você provavelmente está apaixonado pela sua ideia e está focado na solução que ela oferece. Muitas empresas afirmam ter soluções, mas qual problema específico elas realmente estão eliminando?
Para compreender isso, pense na Amazon. Apesar de parecer apenas uma gigante do comércio eletrônico, é preciso reconhecer que a Amazon conseguiu resolver como o comércio eletrônico era, ao mesmo tempo, caro e inconveniente. Ou seja, a empresa foi bem-sucedida em melhorar a vida de seus clientes eliminando um problema.
2. Encontre o seu mercado
Imagine quem é seu cliente ideal. Este é o primeiro passo para descobrir onde sua ideia se encaixa em um mar de consumidores. Todos eles têm hábitos e necessidades diferentes, mas estão enfrentando o mesmo problema. Descubra onde sua solução se encaixará no mercado e na vida das pessoas.
Um dos maiores erros que as empresas iniciantes cometem é a incapacidade de levar as pessoas a entender e querer o produto ou serviço. Se a sua ideia não estiver sendo “vendida” para o seu público, não culpe o mercado. Em vez disso, descubra o que eles acham atraente, ou o que será necessário para que eles queiram algo diferente do que já têm
3. Encontre seu apoio
São poucas as empresas de sucesso que foram fundadas por apenas uma pessoa. Ter parceiros de negócios tem vários benefícios, especialmente quando você está transformando uma ideia em negócio. Eles podem atuar como apoio, uma caixa de ressonância para suas ideias e fornecer evidências para os outros de que você realmente tem uma boa ideia.
Além de formar uma equipe, ter relacionamentos com outros empreendedores lhe dará um conhecimento inestimável. Encontre empreendedores experientes e estimule conversas com eles. Identifique pessoas bem-sucedidas que adoram falar sobre si mesmas, e ficarão felizes em compartilhar o que aprenderam com a experiência de começar um negócio.
4. Crie um modelo financeiro e planeje a primeira fase
Depois de fazer uma pesquisa de mercado, você precisa descobrir se a sua ideia é financeiramente viável. Crie um modelo financeiro que se concentre em como seu produto ou serviço é criado, comercializado e vendido para um usuário individual. Fazendo isso, você terá mais informações sobre como sua empresa funcionará. Em seguida, para verificar suas projeções, crie outro modelo financeiro que que examine o tamanho de seu mercado e as metas que você precisa atingir para gerar lucro.
Quando estiver satisfeito com seu modelo financeiro, comece a planejar a primeira fase do seu negócio. Trata-se de um plano simples para tirar as suas ideias do papel. Para fins de discussão entre sua equipe e mentores, mapeie sua missão, objetivo, chaves para o sucesso, mercado-alvo, vantagem competitiva e estratégias básicas. Ele garante que todos os envolvidos estejam na mesma página e prontos para os próximos estágios.
5. Descubra sua fonte de capital
Em geral, os empreendedores não começam apenas pelo dinheiro, mas ainda é necessário dinheiro para fazer o negócio decolar. Algumas fontes possíveis de financiamento são autofinanciadas, dinheiro de pessoas que você conhece (amigos e familiares), cartões de crédito ou empréstimos. Dependendo da quantia que você precisa, uma fonte mais útil pode ser investidores anjos e investidores de capital de risco que procuram apoiar sua missão por uma fatia dos lucros e espaço para a tomada de decisões.
6. Construa o MVP
O MVP, ou produto viável mínimo, é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento. Esse produto tem a função de fornecer o feedback que você precisa antes de colocar sua ideia no mercado. Afinal de contas, de nada adianta criar um produto que os clientes não querem.
Construir um MVP não significa necessariamente ficar limitado ao básico. O objetivo não é construir um produto limitado, mas um produto que já é ótimo (viável), e que ainda tem espaço para melhorar. Os primeiros usuários a utilizar o produto fornecerão o feedback para torná-lo melhor para eles – permitindo o aprimoramento de acordo com as expectativas do público.
7. Ajuste a sua ideia
Transformar a sua ideia em negócio nem sempre significa que você conseguirá implementar integralmente a sua ideia inicial. As informações coletadas de seus primeiros adeptos ajudam você a descobrir o que funciona e o que atraiu mais respostas de seu público. E talvez você descubra que o feedback deles é totalmente diferente do que você esperava e planejou.
Isso pode levar você a transformar o seu modelo de negócios ou alterar uma parte fundamental dele. Mudar de direção não significa que você falhou completamente. Na verdade, ajuda a evitar falhas que você possa ter encontrado. Dinamizar não significa necessariamente abandonar tudo o que você aprendeu – é pegar o que você aprendeu e usá-lo para sua nova direção. Você tomou um caminho para um destino e se perdeu. Agora o desafio é recalcular uma rota diferente para chegar ao destino.
8. Mantenha-se positivo
Tornar a sua ideia em negócio não será uma tarefa simples. Porém, a dúvida e o questionamento de que algo vai dar errado só impedem você de assumir os riscos necessários. As pessoas questionarão suas ideias e seus negócios, mas se elas não acreditarem em sua capacidade de superá-las, elas estarão perpetuando sua negatividade em você. Quando você ficar acima da negatividade e permanecer positivo, será mais fácil de dar a volta por cima quando você cometer um erro ou enfrentar um obstáculo.
E então, você está pronto para tornar a sua ideia em negócio? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!