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5 erros na gestão de novos negócios que precisam ser mudados

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Conheça 5 erros na gestão da startup que precisam ser mudados para que você alcance bons resultados.

Por mais promissora que seja a sua ideia, a gestão faz toda a diferença no momento de conduzir uma empresa ao sucesso. A diferença entre os empreendedores que conseguem alcançar bons resultados pode estar justamente na eficiência em gerenciar todas as áreas da empresa e coordenar as atividades de forma adequada.

Imagine que você tenha um ótimo produto em mãos e um grande mercado consumidor a ser explorando. Entretanto, você enfrenta dificuldade em operacionalizar as atividades e criar bons relacionamentos com o consumidor – gerando altos custos e poucos resultados. Nessa situação, mesmo com um projeto muito promissor pode ser complicado sobreviver no mercado.

O conhecimento sobre os principais erros de gestão de novas empresas permite que o empreendedor esteja atento para evitá-los e possa tirar o máximo da sua ideia de negócio. Confira neste artigo 5 erros na gestão da novas empresas que precisam ser mudados.

A importância de gestão de novos negócios

Muito se fala sobre a gestão, mas poucos são os empreendedores que realmente param um instante para refletir sobre a importância dessa rotina. Em meio à preocupação com o desenvolvimento de um produto de qualidade e todas as ações que são necessárias para tirar uma ideia de negócio do papel, em muitos casos as atividades ocorrem sem um bom planejamento.

Entretanto, a gestão de um negócio é fundamental para o seu sucesso. Mesmo uma empresa que consegue alcançar resultados incríveis de venda pode estar fadada ao fracasso quando o gestor não sabe como aplicar todo o recurso que entra no caixa da empresa e não é bem-sucedido em manter o interesse do consumidor.

Da mesma forma, um negócio que inicia com resultados tímidos mas é bem gerenciado tem uma chance muito maior de alcançar o sucesso. Ao identificar os pontos que podem ser melhorados e compreender as oportunidades do mercado, o gestor da empresa consegue conduzi-la pelos melhores caminhos em longo prazo.

5 erros na gestão de novos negócios que precisam ser corrigidos

Se a gestão de novos negócios é tão importante, não é difícil compreender como os erros de gestão podem causar tantos prejuízos para uma empresa. Separamos 5 grandes erros na gestão de um negócio que precisam ser corrigidos para o crescimento dos resultados.

1. Tentar resolver tudo sozinho

A pior decisão que um empreendedor pode tomar é tentar resolver tudo sozinho. Uma empresa é composta por diversas atividades que precisam estar alinhadas para o seu funcionamento pleno: desenvolvimento do produto, marketing, vendas, atendimento ao cliente, relações comerciais, entre diversas outras.

Com a popularização dos serviços prestados através da internet, o gestor empresarial não precisa mais contratar funcionários para conseguir delegar as rotinas do seu negócio. Você pode operar sem funcionários mas terceirizar um profissional de marketing digital e contratar um software de gestão empresarial para gerenciar todas as informações.

Um ótimo exemplo disso é a necessidade de ter um Community Manager, que é o profissional que fica responsável por criar, desenvolver e administrar as comunidades online em torno da sua empresa – incluindo todas as ações digitais que envolvem a sua marca. Com isso, você ganha mais tempo e liberdade para focar nas operações do dia a dia da empresa sem deixar de lado a reputação da sua marca no mercado.

2. Ficar preso a modelos de negócio antigos

Nos últimos anos ocorreu uma grande mudança de paradigma: o importante é como você faz, e não o que você faz. Um empreendedor que baseia a gestão em modelos de negócio de sucesso de alguns anos atrás pode ficar limitado a fórmulas que já estão ultrapassadas.

Para compreender isso, basta fazer uma rápida análise ao case da Netflix. A proposta da empresa é uma mesma proposta que já existe há anos: vender o acesso a filmes e séries. Até alguns anos atrás, isso era feito através das locadoras de filmes. O que a Netflix fez foi revolucionar a forma como isso é feito – tornando mais prático e acessível com uma plataforma digital.

3. Não explorar todos os benefícios da tecnologia

As soluções tecnológicas permitem a automação de processos para otimizar a gestão de uma empresa. Quanto maior é a automação no dia a dia das operações, maior é a economia de tempo e recursos – criando as melhores condições para que o gestor tenha tempo de trabalhar no desenvolvimento da empresa.

Isso pode ser aplicado tanto com um software de gestão financeira que controla automaticamente o fluxo de caixa e cria relatórios gerenciais quanto através de uma plataforma de automação das ações de marketing digital. Todas as áreas da sua empresa podem se beneficiar de ferramentas digitais de automação – inserindo o seu negócio no mundo digital.

4. Falta de atenção em relação à experiência do cliente

Um grande erro é a falta de visão do cliente como o centro de todas as operações. Tudo o que você desenvolve deve ser pensado na satisfação do seu cliente – afinal, é apenas entregando ótimas experiências ao usuário que a sua empresa pode crescer no mercado.

Nesse contexto, surgem dois conceitos muito importantes: UX (User Experience) e CX (Customer Experience).

  • User Experience (UX): busca medir a experiência do usuário em seu site, página ou aplicativo. O seu principal objetivo é permitir a otimização dessas plataformas para aumentar a satisfação do usuário.
  • Customer Experience (CX): busca medir a experiência do cliente de uma forma mais ampla- incluindo todas as interações que um usuário possui com a sua marca. Trata-se de uma visão mais estratégia de todo o caminho percorrido por um usuário até se tornar cliente.

5. Desatenção aos detalhes

Geralmente, você leva dias para acertar e apenas segundos para errar. A gestão pode ficar comprometida por pequenos erros de desatenção que geram consequência que afetam o desempenho de toda a organização.

Talvez você esteja pecando no momento de integrar as ações de marketing com vendas ou então no momento de estruturar todos os processos internos de forma ordenada. Por menores que pareçam as falhas, elas podem reverberar por toda a empresa.

Você já conhecia esses 5 erros na gestão de novos negócios que precisam ser mudados? Quais deles você identificou no seu negócio? Deixe o seu comentário!

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