Se você tem uma empresa ou está pensando em começar uma, a validação de ideia de negócio é uma etapa fundamental a ser percorrida. Ao transformar um projeto em uma organização real, você precisa entender que o seu público também será composto de pessoas reais, não imaginárias. Ou seja, será preciso convencê-las de que a sua solução serve para resolver seus problemas.
Na teoria, existem inúmeras ideias de negócio muito promissoras. Na prática, elas podem esbarrar na falta de interesse do público, altos custos para execução, dificuldade em encontrar fornecedores, necessidade de investimentos externos, entre outros fatores. O processo de validação de ideia de negócio estimula o empresário a pensar em tudo isso – incluindo a busca por um feedback real e prático. Esse feedback ajuda você a tomar melhores decisões de negócios.
Quer colocar a sua ideia em prática, mas não sabe como realizar a validação de ideia de negócio? Acompanhe!
O que é a validação de ideia de negócio?
A validação de ideia de negócio é o processo de testar sua ideia antes de lançar o nome, o slogan, o produto, o serviço ou o site da sua empresa. Trata-se de um processo muito semelhante ao de pesquisa e desenvolvimento que as grandes empresas usam para testar ideias de produtos antes de serem divulgadas ao público em geral.
A validação de ideias pode envolver desde entrevistas de coleta de informações até inúmeras horas realizando cálculos e planejamentos. O propósito é expor a ideia ao seu público-alvo antes de colocar o negócio em prática, e entender se o projeto realmente pode gerar resultados positivos.
O processo de validação de ideias permite que você economize tempo e dinheiro, além de gerar interesse em sua ideia. Essa fase lhe dirá se você deve ou não pagar para colocar sua ideia em prática, o que é uma ótima forma de evitar o investimento de milhares de reais para criar uma versão cara de um produto que seus clientes podem nem querer, precisar ou usar.
Como validar uma ideia de negócio
A validação de ideia de negócio é um processo amplo, pois deve considerar um estudo completo de todos os fatores que podem impactar no sucesso da sua empresa no mercado. Portanto, são várias as práticas que podem ser exploradas para coletar essas informações. Logo a seguir veremos 5 formas de validar uma ideia que você pode usar:
1. Determine quais de suas ideias já existem
Você pode ter uma ideia incrível e só depois perceber que existe outra empresa fazendo exatamente a mesma coisa – e a maneira mais fácil de checar se sua ideia existe é por meio de uma pesquisa online.
Digamos que sua ideia seja um serviço de assinatura de uma caixa de presente para entusiastas de peixes. Você pesquisaria no Google “serviço de assinatura de caixa de presente para pescar” e veria que esse serviço já é oferecido por algumas empresas. Isso não quer dizer que você também não pode começar um serviço de assinatura, mas essa informação permite explorar outras ideias ou, então, buscar pontos para se diferenciar dos concorrentes.
Depois de pesquisar cada uma das suas ideias na internet, você consegue fazer um exercício de excluir aquelas que já possuem uma concorrência robusta. Trata-se de uma ótima maneira de filtrar os projetos mais promissores.
2. Classifique suas ideias
Outra forma eficiente de fazer a validação de ideia de negócio é criar um sistema de classificação. Você pode classificar uma ideia de acordo com três fatores: custo de investimento, interesse pessoal e lucro potencial. Observe cada uma e atribua três números separados com base nessa escala.
- Custo de investimento (em uma escala de 1 a 10): sendo que 1 representa um alto custo de investimento, enquanto 10 representa uma ideia com baixa necessidade de capital.
- Interesse pessoal (em uma escala de 1 a 10): 1 para os casos em que você não está interessado na ideia além de sua lucratividade potencial, e 10 para os casos em que você é muito apaixonado e empolgado.
- Lucro potencial (em uma escala de 1 a 10): 1 para uma baixa expectativa de lucratividade e 10 para uma ideia com um ótimo lucro potencial.
Depois de classificar cada ideia com esses três atributos, some o total de cada uma e as classifique da pontuação total mais alta para a mais baixa. Concentre-se nas ideias com a maior pontuação total.
3. Faça uma avaliação das receitas e despesas
Crie uma planilha simples para fazer uma simulação das receitas e despesas. De um lado, estime sua receita e, do outro, suas despesas – incluindo os custos fixos e variáveis. Com base nessas previsões e simulações de cenários, você pode obter um melhor senso de lucro para a sua ideia de negócio. Em muitas situações, transformar o projeto em números pode mudar completamente a sua visão.
4. Busque feedback de familiares, amigos e clientes em potencial
A opinião de terceiros é essencial na validação de ideia de negócio. Para isso, você pode ter conversas com seus amigos, familiares e procurar por clientes em potencial. Já que seus amigos e familiares podem ser tendenciosos, dê uma atenção maior para as pessoas que você não conhece. Você deve conversar com clientes reais sobre suas necessidades, desejos e expectativas.
Para colocar isso em prática, divida a sua pesquisa em duas etapas:
Identifique seu público-alvo:
- Qual a sua idade?
- Qual é o seu gênero?
- Onde você mora?
- Qual é a sua renda familiar?
- Qual é a sua profissão?
- Qual é o seu nível de escolaridade?
Avalie mercado e precificação:
- Você usaria esse serviço ou produto e com que frequência?
- Do que você gosta nos produtos ou serviços atuais atualmente no mercado?
- O que você não gosta de produtos ou serviços atuais atualmente no mercado?
- Quais preocupações / perguntas você teria sobre este serviço ou produto?
- Quanto você pagaria por este serviço ou produto?
5. Configure testes para avaliar a demanda
Este passo é fundamental, e você vai economizar dinheiro e tempo no caminho. Antes de investir criando um aplicativo ou comprando mercadorias para o estoque, verifique se um número significativo de clientes pagará pelo seu produto ou serviço. É preciso se certificar de que realmente existe um bom potencial de vendas.
Há várias formas de realizar esses testes atualmente. Você pode lançar um projeto de financiamento coletivo, criar uma landing page para coletar os dados de contato de pessoas interessadas, listas seus produtos em marketplaces, fechar os primeiros contratos antes de começar o investimento, criar um site anunciando os produtos antes de iniciar a sua criação, entre outras ideias.
E então, gostou das dicas para fazer a validação de ideia de negócio? Confira, também, o nosso infográfico sobre como funciona o Design Sprint e até a próxima.