fbpx

Em quais situações o design sprint pode suprir as necessidades da empresa?

Share on facebook
Share on linkedin
Entenda quais são as situações da sua empresa que podem ser resolvidas com o auxílio de um processo de design sprint.

O design sprint é uma metodologia para acelerar o desenvolvimento de novas ideias e projetos. Você está projetando um novo produto? Quer acrescentar um recurso na sua solução? Ou está enfrentando um problema interno e busca uma solução? Essas são algumas das complicações que você pode resolver com base nesse procedimento.

O processo de design sprint é cada vez mais comum dentro das organizações brasileiras. Porém, muitos gestores ainda não sabem exatamente em quais situações é realmente valioso explorar essa estratégia. Afinal, estamos falando sobre dedicar tempo e recursos preciosos durante cinco dias.

Para ajudá-lo a explorar essa metodologia da melhor maneira, veremos em quais situações o design sprint pode suprir as necessidades da empresa. Acompanhe logo abaixo.

Como sua empresa se beneficia do design sprint?

O design sprint é um processo com o objetivo de acelerar a implementação de um novo projeto. Para isso, é reunida uma equipe que fica dedicada a esse projeto durante uma semana inteira de atividades. Após esse período de imersão, você possui em mãos um protótipo testado com os usuários-alvo da solução.

Os benefícios de aplicar o design sprint são muito variados. Veja os principais deles:

Redução da complexidade do problema

Você possui em mãos um grande problema para resolver e não sabe por onde começar? A metodologia do design sprint ajuda a desvendar a complexidade, descompactando os vários componentes, testando-os e validando ou invalidando cada um deles. Trata-se de uma forma eficiente de enxergar os problemas sob um novo ponto de vista.

Diminuição do risco

Saber em que projetos depositar o seu orçamento é um desafio que todas as empresas enfrentam. Portanto, as apostas devem ser cuidadosamente calculadas. Grande demais e você perde o precioso capital. Muito pequeno e você perde o impacto. Os exercícios que fazem parte do design sprint quebram um projeto para que ele possa ser definido com clareza. Eles agem como uma lente de zoom que pode ser direcionada a qualquer parte do projeto para revelar mais detalhes ou determinar o nível de risco.

Colaboração e o entendimento

A natureza participativa dos design sprints aumenta as oportunidades de comunicação entre os membros da equipe. Na verdade, os pontos de colisão humana são frequentemente a tensão criativa que impulsiona a inovação, já que o processo de design sprint de projeto estimula a mentalidade de discutir sobre soluções para exploração e descobertas.

Trabalho de equipes multidisciplinares

Os silos organizacionais muitas vezes dificultam o entendimento dos trabalhos de outros grupos em uma empresa – como designers e desenvolvedores. Os design sprints unem essas pessoas de maneiras que promovem a compreensão e a empatia.

Redução da burocracia na tomada de decisão

Em muitos casos, tomar uma simples decisão pode envolver uma grande burocracia que atrasa todo o processo. Em contraste com essas normas culturais, o design sprint facilita a tomada de decisão, enfatizando fatos e evidências sobre suposições e opiniões. O objetivo é justamente acelerar esse processo para tirar o projeto do papel.

Imparcialidade para discussões estratégicas

Uma design sprint pode criar o cenário ideal para compartilhar ideias e discutir problemas com mais naturalidade. Ou seja, você consegue afastar os problemas de comunicação. Todos os participantes do processo deixam de lado os seus interesses pessoais para trabalhar em conjunto com um objetivo comum.

Em quais situações o design sprint pode ser explorado?

Mas então, em quais situações você pode aproveitar a metodologia de design sprint na sua empresa? Veremos a seguir quais são as principais delas:

Projetos com risco médio ou alto

Projetos de baixo risco e com complexidade moderada podem ser colocados em prática sem a necessidade de um design sprint. Afinal, se todas as decisões da empresa passassem por esse processo seria necessário ter uma equipe dedicada a cada semana.

Entretanto, projetos com risco médio ou alto se beneficiam bastante do design sprint. Essa metodologia permite que todas as variáveis em questão sejam analisadas com calma por uma equipe de especialistas. Além disso, também é uma forma de agilizar a tomada de decisão – o que, em muitos casos, reduz os riscos.

Você precisa de insights para resolver um problema

Você tem um grande problema que precisa de uma solução mas você não sabe por onde começar? O design sprint pode ajudá-lo. Você reúne uma equipe multidisciplinar com o propósito exclusivo de encontrar uma solução viável em cinco dias – entregando um protótipo testado e muito próximo do momento de implementação.

Você quer desenvolver uma ideia existente

O design sprint pode ajudá-lo a desenvolver uma ideia que ainda é somente um plano. Talvez você não tenha tempo ou os conhecimentos necessários para desenvolvê-la, mas reunir uma equipe multidisciplinar certamente é muito útil nesse momento. 

Testar novo produto

Imagine que você tenha uma nova ideia de produto. Porém, ainda é preciso lapidar essa ideia e encontrar a melhor forma de colocá-la em prática. O design sprint é o processo ideal para que você consiga transformar essa ideia em um protótipo e testá-lo com potenciais clientes. Assim, você descobre se deve seguir em frente com o desenvolvimento desse produto ou abandonar a ideia.

Corrigir um problema interno

Você quer solucionar um problema de produtividade no controle de estoque? Ou então reformular os processos de logística? O design sprint pode ajudá-lo a encontrar ideias viáveis para colocar isso em prática. Além de trabalhar com diversas novas ideias, você ainda tem a possibilidade de desenvolvê-las e testá-las em apenas uma semana de trabalho.

Apesar de ser inviável aplicar a metodologia para resolver todos os problemas internos, você pode aproveitar o design sprint para solucionar os problemas mais complexos e onerosos. Dessa forma, você consegue otimizar pouco a pouco todas as operações da organização – potencializando os resultados.

Você já sabia em quais situações o design sprint pode suprir as necessidades da empresa? Ficou interessado em aplicar essa metodologia no seu negócio? A Opportunity Maker possui uma equipe qualificada que pode ajudá-lo nesse processo.

Deixe um comentário.

Assine nossa Newsletter