Você já ouviu falar sobre o design thinking? Esse conceito está cada vez mais presente dentro das organizações que estão em busca das melhores soluções para resolver os seus problemas e implementar projetos inovadores, que realmente produzam resultados. Trata-se de uma mudança na mentalidade que faz toda a diferença no desempenho de uma empresa.
Segundo estudos recentes, apenas 4% dos produtos lançados nos Estados Unidos obtiveram sucesso no mercado. Por mais promissoras que pareçam as ideias em uma primeira análise, é preciso conseguir desenvolvê-las adequadamente. O design thinking auxilia no processo de aplicar as inovações na prática – sem tirar o foco dos resultados finais esperados.
Falar sobre a inovação, na teoria, é muito diferente de aplicá-la na prática. Estamos falando sobre processos complexos que geram um grande impacto na estrutura organizacional. Por essa razão, é fundamental saber como conduzir um projeto para minimizar as chances de falhas e alcançar os objetivos propostos.
Quer entender melhor como funciona o design thinking e tudo o que essa abordagem pode fazer pela sua empresa? Acompanhe!
O que é o design thinking?
O design thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa. Com um pensamento crítico e criativo, é possível organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.
Trata-se de um conceito que representa uma revolução na maneira de encontrar soluções inovadoras e criativas. Em vez de focar apenas em dados estatísticos, o pensamento é orientado pelas reais necessidades do mercado. Para isso, é preciso que exista um envolvimento em todo o processo: desde o entendimento do problema até a entrega das soluções.
Para compreender melhor como funciona o design thinking na prática, podemos usar o exemplo da Netflix. Apesar do sucesso da plataforma de streaming, era necessário compreender que o comportamento dos usuários evolui ao longo do tempo – fazendo com que as suas necessidades cresçam.
A solução encontrada pela empresa foi personalizar os seus conteúdos para os usuários. Ou seja, toda a estratégia de lançamentos e indicações de conteúdos é baseada em padrões de comportamento que são monitorados por milhares de algoritmos complexos.
Principais etapas do design thinking
O funcionamento do design thinking pode ser dividido em cinco etapas: imersão, interpretação, ideação, prototipagem e evolução. Logo a seguir, vamos entender melhor o funcionamento de cada uma delas:
Imersão
A imersão consiste na aproximação inicial do problema a partir das mais diversas perspectivas e pontos de vistas. Esse processo pode ser dividido em duas partes:
- Imersão preliminar. Trata-se da abordagem do problema sob um ponto de vista exploratório. Representa um momento de pesquisas para encontrar os atores do processo, definir o seu escopo e limites.
- Imersão em profundidade. Com base nos dados coletados, é possível realizar reflexões e conclusões – criando os insumos para a etapa de análise e síntese.
Interpretação
Nesta etapa, é feita uma interpretação dos dados coletados na imersão. Para facilitar a organização das informações, podem ser usadas diversas ferramentas de auxílio: cartões de insight, diagramas de afinidades, mapas conceituais, critérios norteadores, entre outras.
Ideação
Essa é a fase do brainstorm, em que as ideias criativas devem fluir sem censura alguma. Geralmente, é feita a reunião de uma equipe multidisciplinar para gerar ideias sob diversos pontos de vistas diferentes. É nesse momento que surgem as soluções inovadoras, que podem ser desenvolvidas nas etapas seguintes.
Prototipagem
As melhores ideias surgidas na etapa de ideação são escolhidas para criar protótipos. Ou seja, as ideias abstratas ganham conteúdo formal e material. Esse é o momento de colocá-las em prática para propiciar a validação de todo o conteúdo apreendido.
Evolução
Depois de passada a prototipagem, é feito um trabalho de evolução dessas ideias para que elas possam ser aplicadas na organização. É nesse momento que os benefícios do design thinking começam a ser notados por toda a empresa.
Como o design thinking pode ser aplicado na sua empresa?
Acabamos de ver todo o processo de design thinking, mas como será que essa abordagem pode ser aplicada na sua empresa? O que o design thinking realmente pode fazer pelo seu negócio?
Incentivo à inovação
Para as empresas que buscam aplicar a inovação em seus processos internos e ações no mercado, o design thinking é uma abordagem que pode ser muito útil. Trata-se de uma forma de sair da teoria e colocar em prática os projetos de maneira ordenada.
Você já reparou em uma oportunidade no mercado e teve ótimas ideias para aproveitá-la, mas não conseguiu colocar os seus planos em prática? Essa é uma situação muito comum dentro das empresas brasileiras. Ao percorrer uma metodologia que guia a aplicação dos projetos na prática, fica mais fácil alcançar a inovação.
Solução de problemas
Outro benefício do design thinking para a sua empresa é a eficiência na solução de problemas. Depois de identificar que existe um problema que deve ser corrigido, é preciso buscar formas criativas para contorná-lo, certo? A abordagem do design thinking reúne as ferramentas necessárias para isso.
Evolução de áreas específicas
O design thinking não pode ser aplicado apenas de forma estratégica para toda a organização. Todos os setores podem se beneficiar dessa abordagem para solucionar problemas e gerar melhorias nas suas atividades. Com a aplicação de conceitos de inovação na estrutura organizacional, toda a empresa sai ganhando.
Mudança na cultura para inovação
Uma das etapas do design thinking inclui o brainstorm – que é uma técnica que incentiva toda a equipe a contribuir com ideias que podem ser aproveitadas. Esse incentivo a novas ideias de todos é uma ótima maneira de modificar a cultura da empresa e criar condições mais favoráveis para a inovação.
Você já conhecia o conceito de design thinking? Ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento dessa abordagem? Deixe o seu comentário!