“Tive uma boa ideia e criei meu negócio. E agora, é só vender?”. Essa é uma dúvida comum entre os empreendedores que estão iniciando suas atividades. E, se fossemos simplificar a lógica de uma empresa, poderíamos afirmar que sim. Porém, é fundamental levar em conta toda a complexidade que existe em uma organização de sucesso.
Por melhores que sejam os resultados de vendas de uma empresa, isso não garante o seu sucesso em longo prazo. Talvez suas despesas sejam muito altas. Ou então os funcionários estejam desmotivados. Ou, ainda, os clientes não estejam satisfeitos com os produtos comprados – criando uma reputação negativa para a marca no mercado.
Ou seja, a resposta para “criei meu negócio: agora, é só vender?” é “não”. Entenda por que ao longo deste artigo.
A evolução da complexidade de uma organização
Imagine que você compre uma caixa com 30 bombons por R$30,00 e decida sair vendendo esses bombons por R$2,00 cada. Ao final do dia, você terá R$60,00 se conseguir vender todos eles, certo? Isso garante que você possa comprar mais duas caixas de bombons no dia seguinte – e continue lucrando ao longo dos próximos dias.
Porém, quando você conseguir comprar 10 caixas de bombons, será muito difícil conseguir vender 300 bombons sozinho em um único dia. Nessa situação, você tem algumas alternativas: contratar alguém para ajudá-lo, investir em ações de divulgação para atrair mais clientes ou abrir um ponto fixo para receber clientes.
Como você pode perceber, todas essas opções geram um aumento nos seus custos – que eram apenas de R$30,00 por caixa de bombom. A partir desse momento, a sua preocupação não é apenas vender. Será preciso gerenciar outras pessoas, coordenar ações de divulgação, controlar as finanças com mais eficiência e ainda gerenciar o seu estoque de bombons.
Se uma atividade simples como vender bombons pode alcançar esse nível de complexidade rapidamente, imagine uma ideia de negócio que já nasce mais complexa. Para alcançar uma escalabilidade em longo prazo, será necessário pensar em diversos fatores que interferem nos resultados alcançados.
Voltando às vendas de bombons, imagine que você tenha optado por contratar uma pessoa para ajudá-lo e pague R$200,00 por dia. Ao vender 300 bombons, você obtém R$600,00. Porém, deve pagar R$200 ao seu ajudante e R$300,00 para adquirir as 10 caixas do produto. No fim do dia, sobra apenas R$100,00 para você.
Apenas R$100,00 de lucro é um valor inferior ao salário do seu ajudante. Mas, e agora? Como você pode proceder para aumentar a sua margem de lucro? É possível procurar outro ajudante que cobre menos, aumentar o valor do seu produto, encontrar outro fornecedor de bombons, entre várias outras opções. E tudo isso está relacionado com a gestão de uma empresa.
Criei meu negócio, e agora?
Criei meu negócio, e agora? Conforme acabamos de ver, uma empresa possui uma grande complexidade – que vai aumentando conforme os resultados crescem. Mais do que isso, falhar na gestão de apenas um desses aspectos pode colocar todo o sucesso da organização em xeque.
Uma empresa que possui ótimos resultados de vendas, mas não consegue gerenciar seus estoques pode enfrentar situações onerosas – como a falta de mercadorias em estoque para atender os clientes ou o desperdício de produtos pela má gestão do estoque. E esses custos podem fazer toda a diferença para equilibrar as finanças e garantir a continuidade das operações.
Para ajudá-lo a responder à pergunta “criei meu negócio, e agora?”, vamos analisar as principais áreas do negócio que demandam sua atenção:
Gestão financeira
Se compararmos uma empresa com o corpo humano, o dinheiro funciona como o sangue – que alimenta todos os órgãos. Uma boa gestão financeira garante que todos os setores tenham os recursos necessários para funcionar com eficiência. Quando isso não acontece, podem começar a surgir falhas que comprometem a qualidade das atividades – e podem levar a empresa à falência.
Marketing
Por melhor que seja o seu produto ou serviço, será preciso divulgá-lo para o público. E é justamente para isso que existem as ações de marketing. Você precisará investir em uma boa estratégia para ganhar espaço no mercado – principalmente nos primeiros meses de atividade.
Contabilidade
Todas as organizações precisam cumprir diversas obrigações legais. A lógica de “criei meu negócio, agora é só vender” pode se mostrar bastante errada para as empresas que não possuem uma contabilidade em dia. Com as penalidades impostas pelo Fisco, pode ser complicado lidar com as multas e juros.
Gestão de pessoas
Você dificilmente conseguirá alcançar o sucesso sozinho. Será preciso contratar pessoas para ajudá-lo ao longo dessa jornada. E, mais do que isso, é fundamental saber como gerenciar essas pessoas para mantê-las motivadas e engajadas com a proposta da sua empresa.
Experiência do cliente
Vender é importante, mas proporcionar uma boa experiência para o cliente torna cada venda ainda melhor. É dessa forma que você constrói uma boa reputação no mercado e consegue fidelizar seus primeiros clientes. Portanto, esse é outro ponto que demanda a sua atenção.
Controle do estoque
Principalmente para empresas do comércio e da indústria, o controle do estoque é uma rotina essencial. Sincronizar as necessidades do cliente com o volume de estoque é importante para gerenciar o uso dos recursos financeiros da sua empresa e evitar complicações.
Vendas
Já vimos que a resposta para “criei meu negócio, agora, é só vender?” é “não”. Mas isso não significa que as vendas não sejam importantes. Na verdade, o setor de vendas é fundamental para transformar todos os esforços do restante da organização em resultados financeiros.
A importância das vendas
Poderíamos reformular a dúvida central deste artigo para “criei meu negócio, agora preciso vender”. Somente obter bons resultados de vendas não é o suficiente, mas esses resultados de vendas certamente serão importantes para o crescimento da sua empresa.
Afinal de contas, é a receita das vendas que financia todas as atividades de uma empresa. Quanto mais você conseguir vender, maior pode ser o investimento em todas as áreas da organização. E esse é o caminho para o sucesso.
Você gostou das informações apresentadas ao longo deste artigo? Confira também quais os pilares de uma estratégia de vendas digital!