A conversa com especialistas pode ajudar o empresário a clarear suas ideias e vislumbrar novas possibilidades para o seu negócio. Trata-se de um momento de reavaliar todos os seus planos e deixar para trás algumas de suas certezas. Com a visão de alguém de fora da organização, se torna mais fácil enxergar os pontos a serem melhorados.
Existe um famoso dito que diz: se você deseja ir rápido, vá só; mas se deseja chegar longe, vá acompanhado. Essa é a lógica que está por trás da conversa com especialista – é uma oportunidade de aliar a sua empresa com um profissional capacitado e disposto a ajudá-lo a chegar mais longe.
Entretanto, muitos empresários ainda têm dificuldades para identificar quando é o momento ideal para procurar por uma conversa com especialista. Por isso, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o assunto neste artigo.
Quando buscar uma conversa com especialista?
Uma conversa com especialista pode ser importante tanto em momentos de dificuldade quanto em situações em que o empresário busca evolução, mas não sabe como colocar isso em prática. Para que você tenha mais segurança nessa decisão, listamos algumas situações que podem ser familiares:
Dificuldades para colocar uma ideia em prática
Você tem uma boa ideia de negócio, mas não sabe como colocá-la em prática? Entre uma ideia genial e uma empresa de sucesso existem diversas etapas que devem ser percorridas. É preciso estudar concorrentes, avaliar fornecedores, contratar funcionários, construir uma marca, organizar processos, gerenciar as finanças, entre outras atividades. Uma conversa com especialista pode colocá-lo no caminho certo.
Falta de controle sobre as operações internas
Você sente que estão acontecendo várias coisas simultaneamente e não consegue ter o controle sobre todas elas? Uma empresa é composta com vários processos, e o seu gerenciamento pode ser complexo. Para criar uma visão mais ampla e otimizar a administração da organização, você pode contar com a expertise de um especialista.
Baixa produtividade da empresa
Imagine uma empresa que tem um produto superior aos de seus concorrentes e uma proposta muito promissora. O sucesso desse negócio pode ser comprometido por uma baixa produtividade. Mesmo negócios promissores não conseguem alcançar os resultados esperados quando as atividades internas não fluem como deveriam.
Problemas na captação e fidelização de clientes
Toda empresa de sucesso precisa de bons clientes para gerar receita. Por isso, enfrentar problemas na captação e fidelização de clientes provoca complicações para alcançar uma boa lucratividade. Uma conversa com especialista pode fazê-lo enxergar as melhores formas de atrair e conquistar o seu público-alvo.
Colocar em prática um projeto específico
Uma empresa que está alcançando ótimos resultados e busca expansão também pode aproveitar uma conversa com especialista. Por causar uma mudança nos processos internos e representar um aumento nas despesas, o processo de expansão deve ser feito com base em um planejamento eficiente.
Ausência de um planejamento de longo prazo
Quais são os objetivos que a sua empresa busca no longo prazo? A falta de visão sobre as perspectivas futuras pode se tornar um problema grave. Afinal, traçar metas é um processo essencial para promover o crescimento de uma organização, e um especialista pode ajudá-lo a enxergar exatamente onde a sua empresa pode chegar.
O que perguntar antes de contratar um especialista?
Ficou interessado em uma conversa com especialista? Antes de contratar um profissional, é indicado fazer uma boa avaliação sobre o quanto ele realmente pode ajudá-lo. Para isso, você pode se basear nas seguintes perguntas:
- Você é colaborativo? As empresas não querem um especialista que trabalhe de forma isolada, pois há o perigo de que ele possa levar o negócio por um caminho que não deveria percorrer. Você precisa garantir que o especialista esteja disposto a trabalhar em conjunto com os profissionais da sua empresa.
- Você tem conhecimento do nosso setor? Embora seja importante ter conhecimento do setor, um amplo conhecimento de outras áreas permitirá que um consultor traga ideias novas para a mesa. Portanto, contrate um consultor de negócios que tenha pelo menos experiência com seu tipo de negócio – mas valorize as experiências em outros segmentos.
- Como funciona o processo de trabalho? É importante que o especialista seja capaz de demonstrar uma estratégia e um processo para alcançar os resultados desejados pela empresa. Um profissional competente pode fornecer evidências do caminho a ser percorrido para corresponder às suas expectativas.
- Você pode garantir o sucesso? Essa é uma pergunta difícil, já que o sucesso nunca é garantido. Esse tipo de pergunta ajuda a eliminar profissionais que prometem mais do que podem cumprir e auxilia na avaliação do que realmente é entregue.
- Como funciona a rescisão do contrato? Para a sua própria proteção, é importante saber em que você está se metendo. Descubra se há alguma taxa escrita no contrato e quanto tempo antes você deve avisar. Negocie esses termos se você sentir que eles são injustos.
- Por que devemos contratá-lo em vez de outros especialistas? Em meio a diversos especialistas que estão dispostos a ajudar a sua empresa, por que você deveria contratar esse profissional? Enxergar claramente as vantagens proporcionadas nessa relação é de grande importância.
- Qual o acesso que você precisa para nossos dados? Essa pergunta ajuda a entender quais serão os dados trabalhados pelo especialista e permite que você comece a preparar as informações necessárias. Por exemplo, se você estiver contratando um especialista em marketing digital, ele solicitará acesso ao Google Analytics, Google Search Console, ferramentas de monitoramento de sites, Google AdWords e mídias sociais, entre outros dados. É melhor saber com antecedência quais acessos são necessários para que você possa garanti-los o mais rápido possível para o desenvolvimento do projeto.
Você sabe identificar quando uma conversa com especialista é indicada para o seu negócio? Gostaria de continuar aprendendo mais sobre o desenvolvimento do seu negócio? Então, confira o artigo com formas de fazer a validação de uma ideia de negócio e até a próxima!