Você possui uma ideia de negócio que parece promissora, mas está inseguro sobre seu real sucesso no mercado? Esse certamente é um dilema que já foi vivido por inúmeros empresários. Na verdade, centenas deles devem estar vivendo este mesmo impasse neste momento.
Abrir um novo negócio apresenta riscos. E é impossível fugir dessa realidade. Porém, é possível minimizar esses riscos e aumentar as chances de sucesso. Para isso, será necessário investir um tempo na validação da sua ideia de negócio.
Quer saber como colocar isso em prática? Neste artigo veremos 5 passos para validar uma ideia de negócio.
O que significa validar uma ideia?
A validação é o processo de testar e sua ideia de negócio antes da abertura da empresa. Trata-se de um artifício usado para avaliar a recepção do público e entender melhor o potencial que essa ideia tem de fazer sucesso no mercado.
A validação de uma ideia de negócio pode envolver várias ações para avaliar a reação do público – desde entrevistas até testes com protótipos. O objetivo é expor a ideia ao seu público-alvo antes de criar e lançar o produto final.
Ao colocar isso em prática, você economizará muito tempo e dinheiro – além de gerar interesse em sua ideia. Como você está testando sua ideia, você a expõe ao mercado.
O processo de validação garante que você não invista em uma ideia pela qual ninguém realmente se interessa. Antes mesmo de investir seus recursos para abrir a empresa, você já tem uma ótima noção sobre a opinião dos potenciais clientes – minimizando os riscos.
5 passos para validar uma ideia de negócio
Quer saber como você pode colocar em prática o processo de validação da sua ideia de negócio? Então confira esse passo a passo:
1. Identifique o conceito da sua ideia
Quem é seu cliente? Que problemas você está resolvendo? Como o seu produto resolve esses problemas? Quais são os principais recursos do produto? Essas são algumas perguntas que vão ajudá-lo a identificar o conceito da sua ideia.
Esse é o primeiro passo para que você possa apresentar sua ideia de negócio e seus produtos para o cliente. Afinal, a primeira coisa que o público deseja saber é como a sua empresa poderá ajudá-lo a resolver um problema.
2. Avalie as suas suposições
Criar uma ideia de negócio passa por um mar de suposições. Enquanto você não está com sua empresa aberta e iniciando as vendas, tudo o que você pensar pode ser compreendido com uma suposição.
A sua ideia de negócio é promissora? Você tem um produto inovador em mãos? O público necessita do seu produto? É possível alcançar um mercado amplo? Todas essas são perguntas que você deve se fazer. E suas respostas serão suposições.
Mas não há nada de errado nisso. Na verdade, todas essas suposições são importantes no processo de validação. Afinal, o seu objetivo é descobrir se elas estão corretas antes de investir o seu dinheiro.
3. Encontre a verdade saindo para testar suas suposições
Depois de identificar as suas suposições, é hora de trabalha para confirmá-las. E isso é feito por meio de testes diretamente com os clientes em potenciais. Para isso, você pode fazer pesquisas, criar um protótipo ou então investir em anúncios digitais para avaliar a recepção do público.
4. Entreviste o seu público
Depois de fazer os testes iniciais, você está preparado para ter conversas mais profundas com o público. Após conduzir uma pesquisa de mercado, você pode agendar entrevistas com alguns dos seus potenciais clientes para compreender melhor a percepção sobre sua ideia de negócio.
Eles estariam dispostos a comprar da sua empresa? Quanto eles pagariam pelo seu produto? Como eles enxergam os seus concorrentes? Você realmente é capaz de gerar valor no mercado? Essas são algumas das questões que você pode responder dessa forma.
5. Encontre sua proposta de valor
O que faz com que os clientes comprem da sua empresa? Essa é uma pergunta chave no processo de validação de uma ideia de negócio. Se você for capaz de respondê-la, certamente estará mais perto de uma avaliação eficiente.
Qualquer empresa de sucesso precisa ter uma proposta de valor – que representa os ganhos esperados que um cliente receberia ao usar seu produto. Esse valor pode ser quantitativo (como tempo economizado ou um ganho financeiro) ou qualitativo (como alívio da dor ou benefícios no estilo de vida).
Ao compreender melhor a sua proposta de valor, você pode descobrir se realmente possui um produto ou serviço do interesse do público. E é exatamente isso que você precisa se deseja criar uma empresa de sucesso.