Muitos empreendedores iniciantes acham que crescimento da empresa acontece por acaso, ou como consequência natural dos esforços diários. Porém, a verdade é que o planejamento por trás das atividades desenvolvidas faz toda a diferença para o sucesso de uma organização no mercado: é preciso ter uma visão clara de onde se deseja chegar.
Quando analisamos uma empresa de sucesso, de longe, parece ser muito simples alcançar resultados positivos. Somente com um acompanhamento diário das atividades que é possível compreender como existe um planejamento estratégico por trás de todas as ações desenvolvidas – por menores que elas sejam.
Essa visão é fundamental para qualquer empresário que deseja trilhar um caminho saudável de crescimento da empresa. Onde você imagina a sua empresa em cinco anos? E como você deve agir para garantir que ela alcance esse patamar? Um navio pode levar meses para alcançar o seu destino, mas ele somente chegará ao local certo se os marujos remarem diariamente na direção correta.
Neste artigo, entenda melhor como você pode trilhar um caminho saudável de crescimento da empresa de forma consciente. Acompanhe.
Crescimento da empresa de forma saudável
Para que uma empresa apresente um bom crescimento, é preciso que ela conquiste bons resultados no mercado, certo? Porém, mais do que isso, é preciso que os resultados financeiros obtidos sejam investidos corretamente – guiando a organização na direção dos objetivos traçados pelo empresário.
Considerando essa relação entre planejamento e resultados é que preparamos algumas dicas para que você consiga promover o crescimento da empresa. Confira:
Tenha consciência sobre o estado atual da empresa
Antes de vislumbrar um futuro promissor para a sua empresa, é preciso fazer uma boa avaliação sobre a situação atual. Como foi o desempenho da organização ao longo do último ano? As metas estão sendo batidas? Como a empresa está posicionada no seu segmento de atuação? A situação financeira é favorável?
Todas essas questões ajudam a compreender o que deu certo e o que deu errado – permitindo que você avalie quais pontos podem ser melhorados. Além disso, todo o planejamento para o futuro deve ter como base informações reais da empresa.
Faça um estudo do mercado
Uma falha muito comum dos empresários na busca por trilhar um caminho saudável de crescimento da empresa é focar apenas no seu negócio. Por melhores e mais completos que sejam os seus planos, é preciso considerar todo o contexto do mercado para que seja possível esse crescimento.
Imagine que você tenha planos de aumentar as vendas em 30% no próximo ano com ações de marketing e expansão da equipe comercial. Esse planejamento parece muito bom no papel, mas será que realmente é possível conquistar esse aumento nas vendas? Os clientes atuais podem aumentar o ticket médio? Existe um grande mercado consumidor para ser explorado?
A sua empresa está atuando em um mercado repleto de concorrentes e lida com consumidores que têm necessidades, desejos e objeções particulares. Essas variáveis são fundamentais no momento de emplacar um crescimento consistente no mercado.
Identifique as oportunidades e limitações
Considerando o estudo do mercado, você tem totais condições de avaliar quais são as oportunidades que pode aproveitar e as limitações que a sua empresa possui em relação aos concorrentes. Essa análise é essencial para encontrar os melhores caminhos para o crescimento no seu segmento de atuação.
Imagine uma pizzaria que nota que nenhum dos seus concorrentes oferece opções vegetarianas. Essa é uma ótima oportunidade para conquistar a parcela do público, certo? Por outro lado, essa mesma pizzaria pode identificar que leva mais tempo para realizar uma entrega do que suas concorrentes – representando uma limitação que precisa ser trabalhada.
Trace metas e objetivos
A melhor forma de trilhar um caminho saudável de crescimento da empresa é se baseando em metas e objetivos de longo prazo. É preciso definir estratégias que permitam uma visão do futuro e sirvam como norte para todas as ações desenvolvidas pela empresa.
Uma empresa que atende somente dentro do seu estado e pretende atuar no país inteiro em três anos precisa colocar isso em seu planejamento – elaborando metas de expansão gradual ao longo dos meses. Afinal, não será de uma hora para outra que essa evolução vai acontecer.
Faça cenários e projeções
Trabalhar com cenários é uma ótima maneira de se preparar para as possibilidades que podem ocorrer no futuro. O crescimento da empresa dificilmente ocorrerá como o planejado – podendo ser maior ou menor do que o esperado. Qualquer que seja a situação, o empresário precisa estar pronto para lidar com ela.
Trace cenários e projeções estimando o crescimento da sua organização ao longo dos anos – elaborando cenários pessimistas, realistas e otimistas. Com o passar do tempo, você pode acompanhar esses cenários e promover alterações para traçar o seu planejamento.
Transforme os grandes objetivos em pequenas tarefas
Após feito um planejamento com os objetivos de crescimento em longo prazo, é preciso transformar todas essas definições em pequenas tarefas – que são as ações executadas no dia a dia das atividades. Cada dia de trabalho é fundamental para que uma organização caminhe rumo aos objetivos traçados.
Se um dos objetivos é consolidar a marca como uma referência no mercado local, é preciso saber exatamente como colocar isso em prática no dia a dia – seja com um atendimento de qualidade, ações de marketing que reforçam a presença da marca, estratégias para aumentar a satisfação dos clientes, parcerias com outras empresas, entre outras possibilidades.
Mobilize toda a equipe
O crescimento da empresa não ocorre apenas com os esforços dos gestores. Todos os colaboradores que fazem parte da rotina do negócio precisam estar engajados nos objetivos traçados. Deixe bem claro qual é a sua visão de futuro para a organização e mobilize a equipe para que todos possam construir esse futuro juntos.
Você gostou das dicas para trilhar um caminho saudável de crescimento da empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!