Você já ouviu falar sobre o Growth Hacking em startup? Essa é uma estratégia que se tornou muito popular nos últimos anos por conta dos resultados efetivos que os empreendedores conseguem alcançar – principalmente considerando a limitação orçamentária que uma empresa precisa enfrentar no início de suas atividades.
O objetivo de qualquer empresário é fazer com que seu negócio alcance ótimos resultados e cresça de forma consistente. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso elaborar grandes ações de publicidade para que isso aconteça. Com pequenos testes e exploração de detalhes, que podem passar despercebidos, você consegue impulsionar os resultados.
Em 1996, nos primórdios da era digital, o Hotmail conseguiu ganhar mais de 1 milhão de usuários em apenas 6 meses, e dobrou de tamanho em 5 semanas. Para alcançar esses resultados extraordinários, foi realizada uma ação muito simples: todos os e-mails disparados pelos usuários do Hotmail passaram a incluir uma assinatura que incentivava outras pessoas a se cadastrarem no sistema de forma gratuita.
Uma ação muito simples e com custos baixíssimos pode alavancar o desempenho de uma organização. Descubra, neste artigo, como você pode implementar Growth Hacking em sua empresa.
O que é Growth Hacking?
Growth Hacking é uma metodologia criada por Sean Ellis, e tem como princípio o marketing orientado à experimentos. Na prática, trata-se da busca por oportunidades (chamadas de hacks) que possam acelerar o crescimento (growth) de uma empresa.
Ao contrário do que muitos pensam, o Growth Hacking não é uma estratégia milagrosa que pode levar qualquer organização ao sucesso. Na verdade, a metodologia simplesmente explora ao máximo hipóteses e experimentos para que sejam encontradas formas de gerar o crescimento de um negócio.
De forma objetiva, poderíamos mapear a linha de raciocínio do Growth Hacking da seguinte maneira:
- Focar nos principais problemas ou oportunidades da empresa;
- Pensar em ideias que promovam a melhoria ou permitam explorar ao máximo as oportunidades;
- Modelar essas ideias para que elas possam ser aplicadas e testadas;
- Avaliação sobre os resultados obtidos;
- Uso do aprendizado para gerar novos testes.
Quando analisamos os cases de sucesso com o uso do Growth Hacking, é comum que o foco seja apenas no teste que gerou ótimos resultados – mas todas as empresas precisam passar por um período de hipóteses e testes até que isso aconteça.
Quais os benefícios do Growth Hacking?
A implementação do Growth Hacking nas empresas gera benefícios que podem contribuir para o sucesso de um projeto – afinal, mesmo um produto de qualidade precisa ser impulsionado por ações que conseguem atrair e fidelizar os clientes. Veja os principais benefícios que você pode aproveitar:
- Baixos custos para grandes resultados;
- Crescimento escalável através do aprimoramento constante das ações;
- Acúmulo de aprendizado com base nos resultados obtidos;
- Incentivo à criatividade dentro da organização;
- Atualização constante em relação às tendências do mercado;
- Possibilidade de ter a sua startup mais notada no mercado.
Como implementar e gerir o Growth Hacking na sua empresa?
Ficou interessado em implantar o Growth Hacking e alavancar os resultados do seu negócio? Preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo:
Faça o básico bem feito
O grande erro de muitas organizações é tentar colocar em prática ideias inovadoras para alavancar o seu crescimento quando existem processos internos que ainda não funcionam de forma adequada – comprometendo os resultados que podem ser obtidos com as novas ações. Portanto, é importante garantir que o básico funcione com qualidade antes de procurar pontos de melhoria.
Uma empresa que tem um site que não está hospedado em um servidor confiável, e apresenta oscilações constantes, dificilmente consegue alcançar resultados consistentes em ações que levam os seus potenciais clientes para a página do site. Seria necessário investir, primeiramente, na correção dos eventuais problemas.
Domine o funil do Growth Hacking
A metodologia de Growth Hacking segue um funil, que é conhecido como “funil do pirata” (porque, em inglês, suas iniciais formam AARRR – que é semelhante a uma interjeição pirata). Veja quais são as suas etapas:
- Aquisição: reúne práticas para atrair e conquistar um cliente
- Ativação: possui foco em fazer com que o usuário experimente a sua solução e tenha uma primeira boa experiência
- Retenção: busca satisfazer os clientes para que eles continuem utilizando a sua solução
- Receita: acontece quando os clientes geram faturamento para a empresa (e não ficam limitados a usar a versão gratuita de uma solução, por exemplo)
- Indicações: etapa em que os clientes indicam a sua solução para seus amigos
Cada uma dessas etapas é muito importante para o sucesso do Growth Hacking nas empresas. Foi dessa forma que a Dropbox conquistou o sucesso entre o público: foi criada a possibilidade de indicar a solução para os amigos nas redes sociais em troca de espaço extra de armazenamento na conta pessoal – gerando mais de 2,8 milhões de convites enviados poucos dias após a disponibilização desse recurso.
Gere ideias criativas
O ponto de início para colocar em prática o Growth Hacking nas empresas é gerar boas ideias que podem ser aplicadas. Para isso, você pode pesquisar por cases de sucesso, analisar empresas que são referência no mercado e buscar mais informações sobre o assunto. Além disso, também é importante que toda equipe tenha confiança para contribuir no momento de sugestão de ideias.
Coloque os experimentos em prática
Após gerar muitas ideias com potencial para gerar bons resultados, você precisa selecionar as melhores e fazer uma modelação para que possam ser testadas. Se você deseja reduzir o formulário de inscrição para que um novo usuário possa testar a sua solução, é importante saber exatamente quais campos podem ser removidos sem prejuízo para a empresa.
Além disso, você também precisa encontrar uma forma clara de comprovar o mais rápido possível que essa hipótese está certa – avaliando o crescimento do número de pessoas que vão até o final da inscrição.
Saiba analisar os resultados
A análise de resultados é a forma de avaliar se os testes feitos realmente produziram um efeito positivo, e continuar encontrando pontos que podem ser melhorados. É através de um exercício constante de testes e análises de resultados que você pode encontrar os melhores hacks para impulsionar a sua empresa.
E então, gostou das dicas para implementar o Growth Hacking em empresas? Ficou com alguma dúvida sobre a metodologia? Deixe o seu comentário e até a próxima!