Cada vez mais popular entre os profissionais da área empresarial, o Canvas é uma ferramenta desenvolvida para ajudar a desenvolver e estruturar negócios que vem dando o que falar. Oferecendo várias vantagens em relação aos métodos tradicionais, conhecer como funciona o Canvas é uma ideia no mínimo interessante para qualquer pessoa inserida no mundo dos negócios – especialmente quem está sempre atrás de soluções para fazer a sua empresa crescer.
Com um formato prático e objetivo, o Canvas pode ser utilizado para várias aplicações diferentes, promovendo versatilidade e funcionalidade tanto para a elaboração de modelos de negócios quanto para organização de empresas já estabelecidas. Assim, pode ajudar todos os tipos de projetos e empreendimentos a analisar sua situação e identificar os melhores caminhos para o seu desenvolvimento.
Confira abaixo como funciona o Canvas e entenda como você pode utilizar esta ferramenta para ter uma visão completa do seu negócio e otimizar o seu planejamento estratégico, promovendo o desenvolvimento da empresa com controle e sucesso.
Afinal, o que é o Canvas?
O Business Model Canvas, conhecido popularmente como Canvas ou Modelo Canvas, é uma ferramenta desenvolvida por Alexander Osterwalder como o resultado de pesquisas e testes para elaborar um recurso voltado à estruturação de negócios novos ou existentes. Na prática, o Canvas é um mapa visual, no formato de um quadro que contém um esquema estabelecido com espaços para inserir informações acerca dos fatores-chave para o funcionamento da sua empresa.
Como funciona o Canvas?
Entender como funciona o Canvas é bem fácil. A ideia é que o quadro seja impresso ou exposto em um mural para que os gestores analisem as principais áreas que permitem a atividade da empresa, preenchendo os espaços disponíveis para visualizar o seu negócio como um todo. Ele pode ser utilizado por um empreendedor individual, por uma pequena organização ou pela equipe de uma grande empresa – o propósito é sempre o mesmo: alinhar os principais setores da empresa e gerar uma compreensão mais ampla do seu funcionamento.
Com todas as principais informações a respeito da estrutura organizacional do negócio em um só lugar, é mais fácil analisar como está acontecendo o seu desenvolvimento no cenário atual e projetar perspectivas futuras de mudanças para promover o seu crescimento. Assim, a ideia principal de como funciona o Canvas é criar um mapa estratégico, permitindo que toda a complexidade do planejamento de uma empresa seja analisada através de conceitos acessíveis.
Os nove componentes do Canvas
Para mapear a estrutura da organização, o Canvas se baseia nas nove principais partes da modelagem de um negócio, divididas em quatro blocos que respondem quatro perguntas a respeito do funcionamento: como, o que, para quem e quanto. Todas as partes possuem relações entre si, gerando a análise completa que o modelo oferece como resultado final. Os nove componentes de como funciona o Canvas são:
1. Segmentos de clientes
O primeiro componente busca definir o público-alvo dos seus negócios e entender os diferentes grupos de pessoas e empresas que constituem sua base de consumidores. Segmentando os clientes, é possível definir suas necessidades e particularidades, para então desenvolver ações mais efetivas voltadas a cada grupo especificamente.
2. Proposta de valor
Este componente ajuda a entender o produto que o negócio entrega ao Segmento de Clientes e quais os seus diferenciais que fazem com que a sua empresa seja escolhida pelos consumidores. Ou seja, é sobre melhorar a qualidade e o desempenho do que a sua organização oferece, valorizando seus serviços e ganhando a preferência do público.
3. Canais
Os canais são os meios pelos quais a sua empresa irá ter contato com os clientes. Isto envolve as 5 fases dos canais, abrangendo como o público conhece a sua marca, como ela é avaliada, como é o processo de compra, como a proposta de valor é entregue e como é o apoio pós-venda do seu negócio.
4. Relacionamento com clientes
O relacionamento com clientes busca estabelecer os qual os melhores e mais eficientes tipos de contato com cada grupo do seu segmento de clientes – que podem ser pessoais, remotos ou mesmo automatizados.
5. Fontes de receita
Este componente se refere à análise do preço pago pelos consumidores de cada grupo do seu segmento, descontados os custos do canal e do relacionamento com os clientes. O objetivo é gerar dados sobre quanto cada fonte contribui para o total da receita e se os preços estão de acordo com a realidade dos compradores, por exemplo.
6. Recursos principais
Este ponto fala sobre todos os recursos necessários para que o negócio funcione, contemplando recursos físicos, financeiros, humanos ou intelectuais. Deve-se considerar a matéria-prima dos produtos, ferramentas, veículos, operadores, compradores, dinheiro investido, e tudo o mais envolvido.
7. Atividades-chave
Estas são as atividades que são essenciais para que a empresa funcione. Elas podem ser relacionadas à parte da produção, resolução de problemas ou redes e plataformas fundamentais para a estrutura do negócio.
8. Parcerias principais
Estes são os fornecedores e parceiros que fazem a organização funcionar, devendo ser analisadas as associações mais benéficas para o desenvolvimento da empresa e aumento da sua competitividade no mercado.
9. Custos
Por fim, o componente de custos analisa todas as despesas exigidas para o desenvolvimento do negócio, incluindo no estudo tanto gastos fixos quanto variáveis.
Agora que você já sabe como funciona o Canvas, confira nosso site e conheça mais dicas para otimizar o seu negócio e proporcionar o desenvolvimento da empresa de forma saudável e bem-sucedida.